Pyridium é um analgésico das vias urinárias indicado para aliviar os sintomas associados a infecções urinárias ou procedimentos médicos, como a passagem de sonda vesical e exames endoscópicos.
Este remédio contém cloridrato de fenazopiridina na sua composição e, normalmente, é encontrado nas farmácias ou drogarias na forma de comprimidos de 100 mg e 200 mg. Entenda melhor o que é a fenazopiridina e quando é indicada.
O uso de Pyridium não substitui outros tratamentos indicados pelo médico e deve ser feito somente com a sua orientação devido ao risco de efeitos colaterais, como problemas nos rins ou alterações em exames de sangue.
Para que serve
O Pyridium é indicado para aliviar sintomas urinários, como dor ou desconforto para urinar, devido a:
- Infecção urinária;
- Cirurgia no trato urinário;
- Passagens de sonda vesical;
- Exames nas vias urinárias.
Este medicamento contém fenazopiridina, um princípio ativo que é eliminado na urina e apresenta propriedades analgésicas na mucosa das vias urinárias.
Especialmente em caso de infecção urinária, deve ser usado apenas para complementar o tratamento médico. Conheça chás que também podem complementar o tratamento da infecção urinária.
Pyridium é anti-inflamatório?
O Pyridium não é anti-inflamatório, não tendo ação para combater inflamações.
Esse remédio é um analgésico que ajuda a aliviar a dor, o desconforto ou ardor ao urinar, ou urgência para urinar.
Leia também: 9 principais sintomas de infecção urinária tuasaude.com/sintomas-de-infeccao-urinariaComo tomar e posologia
O uso de Pyridium normalmente é recomendado da seguinte forma:
1. Pyridium 200 mg
A dose recomendada de Pyridium em comprimidos de 200 mg é de 1 comprimido, por via oral, após uma refeição ou pequeno lanche, a cada 8 horas, de acordo com a orientação do médico.
Especialmente quando usado para aliviar os sintomas de uma infecção urinária em associação com o antibiótico indicado pelo médico, não deve ser usado por mais de 2 dias.
Além disso, este medicamento não deve ser partido nem mastigado ao ser tomado.
2. Pyridium 100 mg
A dose recomendada de Pyridium em comprimidos de 100 mg é de 2 comprimidos, por via oral, de 8 em 8 horas, após as refeições ou pequenos lanches, de acordo com a orientação do médico.
Neste caso, o medicamento também não deve ser usado por mais de 2 dias durante o tratamento de infecções urinárias e nem partido ou mastigado ao ser tomado.
Pyridium quantos dias tomar
É recomendado tomar o Pyridium por dois dias, que é o tempo necessário para o antibiótico para infecção urinária começar a fazer efeito.
Leia também: 6 antibióticos para infecção urinária (e como tomar) tuasaude.com/antibiotico-para-infeccao-urinariaPyridium é antibiótico?
O Pyridium não é antibiótico, não tendo efeito para eliminar bactérias do trato urinário.
Esse remédio tem apenas um efeito analgésico que ajudar a aliviar os sintomas de dor, ardor ou desconforto ao urinar, e deve ser tomado junto com antibióticos para o tratamento de infecções urinárias, sendo apenas um complemento do tratamento.
Leia também: Tratamento para infecção urinária: antibióticos e remédios caseiros tuasaude.com/tratamento-para-infeccao-urinariaPossíveis efeitos colaterais
O Pyridium pode causar efeitos colaterais como:
- Vermelhidão ou coceira na pele;
- Cor anormal de tecidos ou fluidos corporais, como urina, unhas ou lábios;
- Náusea e/ou vômitos;
- Diarreia;
- Dor de cabeça;
- Problemas nos rins, como insuficiência renal aguda ou pedras;
- Alterações em exames de sangue;
- Reações alérgicas.
Este medicamento também pode causar pele e/ou olhos amarelados, semelhantes a uma condição conhecida como icterícia, em algumas pessoas. Confira o que é icterícia e seus sintomas.
No entanto, caso isso aconteça é recomendado interromper o uso do Pyridium, devido ao risco de acúmulo de fenazopiridina no organismo, e consultar o médico responsável pelo tratamento.
Porque a urina sai laranja com o Pyridium?
O Pyridium pode deixar a urina mais escura, vermelho-alaranjada ou marrom, devido a presença de corantes na sua composição, que são eliminados na urina.
Essa coloração na urina é normal, e não indica a presença de sangue na urina, e melhora quando o tratamento é terminado.
Além disso, esse corante também pode alterar a cor das fezes, causar manchas na roupa íntima ou nas lentes de contato, e o uso prolongado do Pyridium pode causar amarelamento da pele e da parte branca dos olhos.
Quem não deve usar
O uso de Pyridium é contraindicado em caso de:
- Crianças;
- Histórico de reações alérgicas a este medicamento ou seus componentes;
- Insuficiência renal;
- Problemas graves no fígado;
- Síndrome de má absorção de glicose-galactose;
- Insuficiência de sacarose-isomaltase.
Este medicamento também não deve ser usado por mulheres grávidas ou amamentando sem orientação médica.
Além disso, seu uso deve ser feito com cuidado por idosos, porque nessa idade é comum existir uma diminuição do funcionamento dos rins.
Leia também: Remédios que a grávida não deve tomar tuasaude.com/medicamentos-proibidos-na-gravidez