Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como prevenir o oxiúrus

A prevenção do oxiúrus, conhecido cientificamente como Enterobius vermicularis, deve ser feita não só pela família, mas também pela própria pessoa infectada, pois pode haver reinfecção, além de que a transmissão desse parasita é muito fácil.

Assim, é importante ter alguns hábitos como: 

  • Não sacudir a roupa de cama da pessoa infectada pela manhã, mas sim enrolar e lavar em água fervente todos os dias. O verme possui hábito noturno, ou seja, a fêmea do verme coloca os ovos na região anal à noite, e o fato da criança coçar, por exemplo, pode fazer com que os ovos sejam espalhados na roupa de cama.
  • Cortar as unhas e evitar roê-las, pois evita que os ovos sejam transportados nas unhas e ingeridos;
  • Limpar a casa com aspirador, pois evita que os ovos sejam espalhados;
  • Consumir apenas água filtrada ou engarrafada, evitando consumir água que aparentemente não esteja própria para consumo;
  • Lavar bem os alimentos antes de prepará-los. Os alimentos que são consumidos com casca devem permanecer de molho numa bacia com 1 litro de água e 1 colher de cloro por pelo menos 20 minutos.
  • Lavar bem as mãos antes e depois de ir ao banheiro, bem como antes de preparar os alimentos.

Além dessas medidas de prevenção, é importante realizar o tratamento conforme a orientação do médico. Além disso, é recomendado tomar banho de chuveiro logo de manhã, para eliminar os ovos e passar a pomada na região perianal antes de dormir. Conheça os remédios para oxiúrus.

Durante a gravidez, é importante que a mulher adote as medidas de prevenção, pois não é aconselhado que faça uso de qualquer medicamento para eliminar o verme. Nesses casos, são aconselhados remédios naturais, como o chá de semente de abóbora, por exemplo, mas que deve ser consumido sob recomendação do obstetra.

Como prevenir o oxiúrus

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico dessa doença é feito por meio do método de Graham, também conhecido como método da fita adesiva, que consiste na colocação em um tubo de ensaio da fita com a parte adesiva para fora e, em seguida, apoia-se várias vezes a fita da região perianal.

Em seguida, deve-se colocar a fita sobre uma lâmina de vidro para ser analisada no microscópio. É possível visualizar no microscópio estruturas, em forma de D, que corresponde aos ovos do parasita.

Normalmente esse exame é solicitado quando há suspeita da infecção pelo verme, ou seja, quando é observado que a criança coça muito a região anal e apresenta prurido, por exemplo. Veja quais são os sintomas de oxiúrus.

Apesar desse exame ser o mais comumente realizado, não é considerado o mais indicado, pois quando se coleta amostras com a fita adesiva e depois coloca-se na lâmina, os ovos podem estragar e limitar a realização de outros processos laboratoriais. Por isso, em alguns casos a coleta pode ser feita utilizando um swab que depois é passado levemente na lâmina e, em seguida, visualizar no microscópio.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem