Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Porangaba: o que é, para que serve e como preparar o chá

A porangaba, também conhecida como chá de bugre ou café do mato, é um fruto que possui propriedade diuréticas, cardiotônica e antiviral, podendo ser utilizado para acelerar o metabolismo, favorecer a circulação sanguínea e combater infecções virais, especialmente a herpes.

Esse fruto, cujo nome científico é Cordia salicifolia, pode ser consumido na forma de chá ou cápsula, no entanto o seu uso não deve substituir o tratamento indicado pelo médico.

Porangaba: o que é, para que serve e como preparar o chá

Para que serve a porangaba

A porangaba possui em sua composição alantoína, cafeína e taninos e, por isso, possui propriedade estimuladora, cardiotônica, inibidora do apetite, diurética, antiviral e antioxidantes.

Dessa forma, a porangaba pode ter diversos benefícios para a saúde e ser indicada para auxiliar várias situações, como por exemplo:

1. Ajudar na perda de peso

Devido às suas propriedades diurética e estimulante do metabolismo, principalmente devido à presença de cafeína, o uso deste fruto pode ser indicado para auxiliar na perda de peso, isso porque diminui o líquido que pode estar acumulado em excesso além de promover a diminuição do acúmulo de gordura no organismo.

Além disso, a porangaba também parece inibir o apetite e, por isso, pode também ajudar na perda de peso de pessoas que têm dificuldade para controlar a fome.

2. Prevenir doenças cardíacas

A porangaba é capaz de promover melhora na circulação sanguínea, além de diminuir o depósito de gordura nas artérias e ajudar no controle dos níveis de colesterol. Além disso, como possui alantoína em sua composição, também é considerado antioxidante, o que também ajuda na prevenção de alterações cardíacas.

3. Tratar a herpes

Alguns estudos demonstraram que a porangaba possui atividade antiviral contra o vírus da herpes do tipo 1, inibindo a infecção e a sua ativação. No entanto esses estudos foram realizados em ratos e, por isso, são necessários mais estudos em pessoas para que possa ser comprovado esse efeito.

4. Combater a celulite

Por estimular a circulação sanguínea, a porangaba e evita a retenção de líquidos e tem efeito antioxidante, ajudando a atenuar a celulite.

5. Acelerar o metabolismo

Devido à sua composição rica em cafeína, a porangaba pode atuar como termogênico, garantindo energia para o corpo e acelerando o metabolismo.

Como fazer o chá de porangaba

Apesar de ser encontrada na forma de cápsulas, a porangaba é bastante utilizada na forma de chá, que é feito principalmente com as suas folhas. Para isso, deve-se acrescentar 1 colher de sopa de folhas secas de porangaba à 200 mL de água fervente e deixar por cerca de 10 a 15 minutos. Em seguida, deve-se coar e beber quando estiver morno. 

É importante que o consumo do chá de porangaba seja indicado pelo médico, isso porque o modo de consumo pode variar de acordo com a situação. Caso seja indicado para perda de peso, por exemplo, pode ser indicada 1 xícara de chá pelo menos 1 hora antes da refeição, além de que é importante que a pessoa tenha uma alimentação saudável e pratique atividade física para que possa haver perda de peso de forma eficaz.

É seguro usar porangaba para emagrecer?

Apesar das diversas aplicações da porangaba, em 2010 a ANVISA suspendeu as publicidades relacionadas com esse fruto, isso porque era indicado que a porangaba promovia a perda de peso apenas devido à sua função diurética, além de que era indicado o seu uso em caso de obesidade mórbida e retenção de líquido nas extremidades do corpo.

Assim, como tanto a obesidade quanto a retenção de líquidos são situações que precisam de acompanhamento médico e tratamento adequado, o uso da porangaba só deve ser utilizado para esses fins sob orientação médica como forma de complementar o tratamento em algumas situações.

Possíveis efeitos colaterais e contraindicações

O uso da porangaba é contraindicado para gestantes, pessoas que possuam problemas cardíacos ou renais e insônia. Isso porque o consumo em grandes quantidades de porangaba e sem orientação médica pode sobrecarregar os rins, devido ao seu efeito diurético, e pode aumentar o ritmo dos batimentos cardíacos, uma vez que é rica em cafeína e é capaz de acelerar o metabolismo e, por isso, também não é indicado para pessoas que tenham dificuldade para dormir.

Bibliografia >

  • FREITAS, Tiago L. L.; FOSCHERA, Jaqueline Ana.; SOUZA, Gabriela N. et al. Investigação medicinal de Cordia salicifolia: experiência no curso de graduação em enfermagem. Revista de Enfermagem. Vol 9. 9 ed; 70-76, 2013
  • ALEXANDRE, Karla P.; YASUDA, Flávio S.; MARQUES, Luís Carlos et al. Guaçatonga (Casearia sylvestris SW) e porangaba (Cordia salicifolia ou Cordia ecalyculata Vell / boraginaceae) possuem ação no emagrecimento?. Brazilian Journal of Natural Sciences. Vol 3. 1 ed; 2018
  • HAYASHI, Kyoko; HAYASHI, Toshimitsu; MORITA, Naokata et al. Antiviral Activity of an Extract of Cordia salicifolia on Herpes Simplex Virus Type 1. Planta Med. Vol 56. 5 ed; 439-443,
  • ANVISA. Gerência Geral de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda / GGPRO/ANVISA - Relação de Propagandas Suspensas (2001 a 2011) . Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33864/284972/Lista_Propagandas_Suspensas_2011_2001_14022012.pdf/21937fe2-a789-4a02-9bc1-9c2d5e7d3b19>. Acesso em 14 Jul 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem