Pólen: o que é, benefícios e como consumir

O pólen é um grão produzido pelas flores e usado como alimento pelas abelhas. Por ser rico em vitaminas, minerais e compostos bioativos, como flavonoides e carotenoides, o pólen possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Conhecido também como pólen de abelha, o pólen pode ajudar a evitar gripes e resfriados, regular o intestino, prevenir o envelhecimento precoce, além de também pode trazer benefícios para a saúde cardiovascular, prevenir a diabetes e o câncer, por exemplo.

O pólen pode ser comercializado na forma desidratada ou em pó, podendo ser adicionado a iogurtes, frutas, sopas, smoothies e sucos, além de também poder ser consumido em forma de cápsulas, devendo o seu uso ser orientado por um nutricionista.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Os principais benefícios do consumo do pólen são:

1. Ajuda a evitar o câncer

O pólen contém flavonoides e carotenoides, compostos com ação antioxidante e anti-inflamatória, que ajudam a neutralizar os radicais livres no organismo e podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de câncer.

Leia também: 8 alimentos que previnem o câncer tuasaude.com/alimentos-que-combatem-o-cancer

2. Previne gripes e resfriados

Por possuir propriedades imunomoduladoras, o pólen fortalece o sistema imunológico e aumenta a resistência do corpo contra infecções, ajudando a prevenir gripes e resfriados.

Leia também: 14 alimentos que aumentam a imunidade (com cardápio) tuasaude.com/alimentos-que-aumentam-a-imunidade

3. Aumenta a energia e disposição

O pólen tem ótimas quantidades de calorias que aumentam a energia e a disposição física e mental, sendo uma opção interessante para pessoas que gastam muita energia ao longo do dia, como praticantes de atividades físicas e trabalhadores de construção civil, por exemplo.

4. Previne o envelhecimento precoce

Por conter compostos antioxidantes, como flavonoides, catequinas, terpenos e betacarotenos, o pólen ajuda a proteger a pele contra os danos causados pelos radicais livres, evitando a flacidez e o envelhecimento precoce.

Leia também: 18 melhores alimentos para a pele (e como consumir) tuasaude.com/alimentos-para-uma-pele-perfeita

5. Melhora a saúde cardiovascular

Por conter compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o pólen mantém a saúde das artérias e evita a oxidação das células de gordura, diminuindo os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue e evitando o surgimento de aterosclerose, infarto e derrame.

Leia também: 12 alimentos bons para o coração (e quais evitar) tuasaude.com/alimentos-que-fazem-bem-ao-coracao

6. Regula o intestino

O pólen contém catequinas e flavonoides, compostos com ação prebiótica que fortalecem as bactérias benéficas no intestino, mantendo a saúde da flora intestinal e regulando o funcionamento do intestino. Saiba como usar os prebióticos para regular o intestino.

7. Previne a diabetes

Por possuir propriedades antioxidantes, o pólen protege as células do pâncreas responsáveis pela produção do hormônio insulina, prevenindo o surgimento da resistência à insulina e a diabetes.

8. Protege o cérebro

O pólen pode ter efeito neuroprotetor, pois sua ação antioxidante pode proteger o cérebro do efeito dos radicais livres, evitando danos nos neurônios e prevenindo o desenvolvimento de doenças como demência, Alzheimer ou Parkinson, por exemplo.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100g, o que equivale a aproximadamente 6 colheres de sopa, de pólen:

Componentes

Quantidade para cada 100g (6 colheres de sopa) de pólen

Energia

264,4 calorias

Proteína

19,5 g

Carboidratos

37,5 g

Gorduras

4 g

Fibras

5,5 g

Flavonoides

1,4 g

Betacaroteno

110 mcg

Para se obter os benefícios do pólen é fundamental também manter uma alimentação saudável e equilibrada, beber bastante água e praticar atividades físicas regularmente.

Como consumir o pólen

O pólen pode ser encontrado na forma desidratada, podendo ser adicionado em iogurtes, frutas, sopas, saladas, granolas, smoothies e sucos.

De forma geral, é recomendada a ingestão de 3 a 4 colheres de chá de pólen por dia para adultos, e de 1 a 2 colheres de chá de pólen para crianças, por um período de até 90 dias.

Além disso, o pólen também pode ser consumido em forma de cápsulas, geralmente de 1 a 2 cápsulas por dia, antes das refeições, ou em pó, misturando de 1 a 2 colheres de chá com água, suco ou iogurtes. 

No entanto, é recomendado a orientação de um nutricionista para o consumo na dose adequada, de acordo com a idade e estado de saúde da pessoa.

Possíveis efeitos colaterais

Os possíveis efeitos colaterais do uso do pólen são náuseas, vômitos ou diarreia, que podem surgir quando consumido em grande quantidade.

No entanto, o pólen pode causar reações alérgicas, como coceira, erupções na pele e inchaço, em pessoas sensíveis a produtos produzidos por abelhas.

Quem não pode usar

O pólen não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Além disso, pessoas com alergia ao pólen e ao mel de abelha, devem evitar o pólen.

Além disso, pessoas com doenças autoimunes, como artrite reumatoide e lúpus devem evitar o uso, já que o pólen pode estimular o sistema imunológico contra o próprio organismo.

Pessoas que usam a varfarina devem conversar com um médico antes de usarem esse suplemento, porque o pólen pode potencializar os efeitos do remédio, aumentando o risco de sangramentos.

Vídeos relacionados

Como baixar triglicerídeos em 4 semanas

11:16 | 792.600 visualizações

PRÓPOLIS: o que é, para que serve e como usar

14:44 | 369.645 visualizações