Peeling de cristal: benefícios e como é feito

Atualizado em maio 2019

O peeling de cristal é um tratamento estético muito utilizado para combater cicatrizes de acne, rugas finas ou manchas, por exemplo, sem ser necessário utilizar químicos irritantes para a pele. Isso porque é realizado com um aparelho que contém cristais de hidróxido de alumínio na ponta que promove a sucção da pele, removendo a camada mais superficial e estimulando a produção de colágeno.

O peeling de cristal deve ser feito no consultório de um dermatologista pois é necessário avaliar a intensidade necessária para tratar adequadamente o problema da pele. O preço do peeling de cristal varia entre 300 e 900 reais, dependendo da região e da quantidade de sessões necessárias para tratar o problema.

Antes e depois do peeling de cristal

Imagem ilustrativa número 1
Antes do peeling de cristal
Imagem ilustrativa número 2
Depois do peeling de cristal

Benefícios do peeling de cristal

Os principais benefícios do peeling de cristal incluem:

  • Melhora a textura da pele, além de deixá-la mais firme;
  • Remoção de manchas na pele, como, por exemplo, as de sol, sardas ou manchas de cravos;
  • Atenuação de cicatrizes deixadas pela acne;
  • Eliminação rugas e linhas de expressão;
  • Diminuição dos poros dilatados;

Além disso, o peeling de cristal também pode ser usado para reduzir as marcas de estrias em qualquer local da parte, pois os cristais de alumínio ajudam a pele a produzir mais colágeno, melhorando a firmeza, elasticidade e textura da pele.

Como funciona o peeling de cristal

O peeling de cristal remove a camada mais superficial da pele, eliminado a sujeira e a oleosidade, promovendo uma ligeira descamação da pele que é fundamental para ativar as fibras de colágeno responsáveis por melhorar a sustentação da pele.

Ele pode ser realizado de 1 a 2 vezes por semana e a quantidade de sessões necessárias vai variar conforme o estado da pele da pessoa, mas os resultados podem começar a serem vistos logo ao fim da primeira sessão. Geralmente, recomenda-se no mínimo 3 sessões, 1 vez por semana.

O peeling de cristal não é indicado para pessoas que possuem muita acne ou herpes e a realização do procedimento em grávidas só pode ser feita caso seja liberada pelo médico.

É importante que após a realização do peeling de cristal se tenha cuidados com a pele para evitar que surjam manchas escuras, sendo importante que seja utilizado protetor solar.

Peeling de cristal Mary Kay

A linha de produtos Mary Kay também disponibiliza o peeling de cristal em forma de kit de microdermoabrasão, o TimeWise®, que pode ser feito em casa com apenas 2 passos simples, seguindo-se as instruções da caixa do produto.

Neste peeling não se utiliza aparelho, sendo que a remoção das células de pele morta é feita com um creme que possui na sua composição os cristais de óxido de alumínio semelhantes aos do peeling de cristal.

O preço do peeling de crista lda Mary Kay é de, aproximadamente, 150 reais e para comprar basta ir nas grandes lojas de perfumaria ou encomendar o produto na página da marca.