Pedra hume: o que é, para que serve e como usar

Março 2021

A pedra hume é uma pedra semi-transparente e esbranquiçada, feita a partir do mineral alúmen de potássio, que possui várias aplicações na saúde e beleza, sendo especialmente utilizada como antitranspirante natural.

No entanto, esta pedra também pode ser usada para tratar aftas, diminuir estrias e até acelerar a cicatrização de pequenas feridas. Assim, ela pode ser comprada sob a forma de uma pequena pedra, sais, spray ou pó, em lojas de produtos naturais, feiras livres e alguns mercados.

Existe ainda o permanganato de potássio que é semelhante, mas que pode ser usado de forma diferente: veja aqui como usar.

Sais de pedra hume
Sais de pedra hume

5 formas de utilizar a pedra hume

A pedra hume pode ser utilizada de várias formas diferentes, sendo que a ação antitranspirante é a mais conhecida. No entanto, existem outras aplicações populares, que incluem:

1. Diminuir a transpiração

Esta é a principal utilização deste tipo de pedra, uma vez que o alúmen de potássio contrai os poros da pele, regulando a quantidade de suor que é liberada durante o dia. Além disso, deixa uma camada fina e transparente sobre a pele que elimina bactérias do local, reduzindo o cheiro de suor.

Como usar: molhar a pedra e passar no local ou, então, comprar o pó da pedra e aplicar sobre o local. A pedra pode ser usada para diminuir o suor em qualquer parte do corpo, especialmente nas axilas, pés e costas.

Veja outras formas naturais de diminuir a transpiração.

2. Atenuar estrias

Os cristais de pedra hume, semelhantes ao sal grosso, podem ser usados para fazer uma esfoliação da pele durante o banho. Desta forma, as estrias vermelhas, são facilmente atenuadas desde que seja aplicado um creme hidratante depois da esfoliação. Já no caso das estrias brancas, a pedra hume ajuda a reduzir o seu relevo.

Como usar: durante o banho, passar um pouco de sabonete líquido no local das estrias e depois esfregar um punhado de sais de pedra hume na pele, utilizando movimentos circulares. Depois do banho, aplicar um bom creme hidratante na pele esfoliada. Esta esfoliação deve ser feita 2 a 3 vezes por semana.

Conheça outros métodos naturais para disfarçar estrias.

Pedra hume em pó
Pedra hume em pó

3. Curar aftas

A pedra hume tem excelentes propriedades antibacterianas e cicatrizantes que ajudam a eliminar as bactérias que estão provocando as aftas, além de acelerar a cicatrização. Assim, o tempo de duração da afta pode ser bastante mais reduzido e, em alguns casos, pode desaparecer em apenas 24 horas.

Como usar: aplicar o pó ou o spray de pedra hume diretamente sobre a afta. Esta técnica pode provocar uma queimação muito intensa no local, por isso também se pode diluir 2 colheres de (sopa) de pó numa xícara de água e depois gargarejar ou bochechar.

Experimente outros remédios caseiros para curar aftas rápido.

4. Eliminar espinhas

Devido às suas propriedades anti-sépticas, a pedra hume consegue eliminar eficazmente as bactérias da pele, promovendo uma limpeza adequada da pele. Além disso, como aumenta o tônus da pele, reduz os poros, dificultando o surgimento de novas espinhas.

Como usar: misturar pó de pedra hume com 2 claras de ovo e aplicar no rosto durante 20 minutos. Depois, lavar com água morna e hidratar a pele com um creme específico para pele com acne.

Veja o melhor passo-a-passo para tratar as espinhas.

5. Cicatrizar pequenas feridas

A pedra hume pode ser utilizada depois da manicure ou após barbear para parar o sangramento de pequenas feridas e facilitar a sua cicatrização. Isto acontece porque o alúmen de potássio ajuda na contração da pele, impedido a saída de sangue, além de conter poderosa ação cicatrizante.

Como usar: molhar a pedra e aplicar diretamente no local do corte.

É possível usar a pedra hume na vagina?

A pedra hume tem sido utilizada popularmente como um método natural para estreitar o canal vaginal e aumentar o prazer durante o contato íntimo. No entanto, o uso da pedra para este objetivo pode trazer riscos para a saúde, uma vez que o alúmen de potássio tem a capacidade de alterar o pH da vagina. Assim, é possível que aconteça ressecamento das paredes vaginais, aumentando o risco de desenvolver infecções por bactérias ou vírus.

Uma forma mais segura e eficaz para estreitar o canal da vagina consiste em fazer exercícios que fortalecem os músculos do assoalho pélvico, conhecidos como pompoarismo. Veja como fazer este tipo de exercícios.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: