HOMA-BETA e HOMA-IR: para que servem e valores de referência

Revisão clínica: Marcela Lemos
Biomédica
janeiro 2021

O Índice de Homa é uma medida que aparece no resultado do exame de sangue que serve para avaliar a resistência à insulina (HOMA-IR) e atividade do pâncreas (HOMA-BETA) e, assim, auxiliar no diagnóstico da diabetes.

A palavra Homa, significa Modelo de Avaliação da Homeostase e, geralmente, quando os resultados estão acima dos valores de referência, quer dizer que existe maior chance de desenvolver doenças cardiovasculares, síndrome metabólica ou diabetes tipo 2, por exemplo.

O Índice de Homa deve ser realizado com jejum de pelo menos 8 horas, é feito a partir da coleta de uma pequena amostra de sangue que é enviada ao laboratório para análise e leva em consideração a concentração de glicose em jejum bem como a quantidade de insulina produzida pelo organismo.

Valores de referência do Índice Homa

Os valores normais do Índice Homa para adultos podem variar de acordo com o Índice de Massa Corporal, porém, de forma geral, os valores são:

  • Valor de Referência do Homa-IR: inferior a 2,15;
  • Valor de Referência do Homa-Beta: entre 167 e 175.

No entanto, os valores de referência podem variar de acordo com o laboratório em que foi feito o exame, além de também poder variar no caso de crianças e adolescentes com IMC muito elevado.

Como entender o resultado

Normalmente, quando os valores do Índice Homa são superiores aos de referência, significa que existe resistência à insulina ou mau funcionamento das células do pâncreas, que é um órgão importante na regulação dos açúcares do sangue devido à produção de insulina e glucagon. Saiba mais sobre as funções do pâncreas.

Assim, os valores alterados desse índice podem indicar maior chance de desenvolver diabetes tipo 2 ou síndrome metabólica, que na maioria dos casos é acompanhada de obesidade, hipertensão, colesterol alto, redução do colesterol bom, intolerância aos carboidratos e presença de placas de gordura nos vasos e, que pode levar a problemas como infarto ou AVC.

Além disso, os valores do Índice Homa podem estar altos na diabetes tipo 1 descompensada ou quando ocorre cetoacidose diabética, ajudando o médico a avaliar a saúde do doente.

Para saber qual o seu risco de desenvolver problemas cardiovasculares use a seguinte calculadora:

Erro
cm
Erro
cm
Erro

O que significa Índice Homa-beta baixo

Quando os valores do Índice Homa-beta estão abaixo do valor de referência é indicativo de que as células do pâncreas não estão funcionando corretamente, de forma que não há quantidade de insulina suficiente sendo produzida, o que pode resultar no aumento da glicemia.

Como se determina o Índice Homa

​O Índice Homa é determinado através de fórmulas matemáticas que estão relacionadas com a quantidade de açúcar no sangue e quantidade de insulina produzida pelo organismo e, os cálculos incluem:

  • Fórmula para avaliar a resistência à insulina (Homa-IR): Glicemia (mmol) x Insulina (ui/ml) ÷ 22,5
  • Formula para avaliar a capacidade de funcionamento das células beta do pâncreas (Homa-Beta): 20 x Insulina (ui/ml) ÷ (Glicemia - 3,5)

​​Os valores devem ser obtidos em jejum e caso a a glicemia seja medida em mg/dl é necessário aplicar o cálculo, antes de aplicar a seguinte fórmula para se obter o valor em mmol/L: glicemia (mg/dL) x 0,0555.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Marcela Lemos - Biomédica, em janeiro de 2021.

Bibliografia

  • VASQUES, Ana Carolina J.; ROSADO, Lina Enriqueta F. P. L.; ALFENAS, Rita de Cássia G.; GELONEZE, Bruno. Análise Crítica do Uso dos Índices do Homeostasis Model Assessment (HOMA) na Avaliação da Resistência à Insulina e Capacidade Funcional das Células-C Pancreáticas. Arq Bras Endrocrinol Metab. Vol 52. 1 ed;
  • OLIVEIRA, Ernesto P.; SOUZA, Mirabeau L. A.; LIMA, Maria das Dores A. Índice HOMA (homeostasis model assessment) na prática clínica: uma revisão. Bras Patol Med Lab. Vol 41. 4 ed; 237-243,
Revisão clínica:
Marcela Lemos
Biomédica
Mestre em Microbiologia Aplicada, com habilitação em Análises Clínicas e formada pela UFPE em 2017 com registro profissional no CRBM/ PE 08598.