Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Pyr-Pam: para que serve e como tomar

Março 2021

O Pyr-Pam, também chamado de pamoato de pirvínio, é um vermífugo indicado no tratamento da infecção pelo Enterobius vermicularis, a enterobiose, também conhecida como oxiuríase.

Este remédio promove a morte do parasita ao agir diretamente nas reservas internas, o que faz com que não sobrevivam e sejam eliminados. Além disso, como o pamoato de pirvínio não é absorvido pelo trato gastrointestinal, fica em contato direto com o parasita por um longo tempo, o que torna o tratamento com esse medicamento eficaz.

O Pyr-Pam pode ser comprado em farmácias, mediante apresentação de receita médica, e deve ser usado conforme orientação médica após análise dos sinais e sintomas de oxiuríase apresentados. Saiba identificar os sintomas causados pela presença de oxiúrus.

Pyr-Pam: para que serve e como tomar

Como tomar

A posologia de Pyr-Pam depende do peso da pessoa e da forma farmacêutica em questão:

1. Pyr-Pam cápsulas

A dose recomendada é de 1 drágea para cada 10 kg de peso corporal para adultos e crianças acima de 12 anos de idade. A dose deve ser administrada em toma única e não deve exceder os 600 mg, equivalente a 6 drágeas, mesmo que o peso corporal seja superior a 60 kg.

Devido à possibilidade de re-contaminação, o médico pode recomendar a repetição da dose cerca de 2 semanas após o primeiro tratamento.

2. Pyr-Pam suspensão

A dose recomendada é de 1mL por cada quilo corporal, para crianças e para adultos, não se devendo exceder a dose máxima de 600 mg, mesmo que o pesa corporal seja superior.

Deve-se agitar bem o frasco antes da administração e utilizar o copo-medida incluído na embalagem, que permite uma medição correta do volume.

Devido à possibilidade de re-contaminação, o médico pode recomendar a repetição da dose cerca de 2 semanas após o primeiro tratamento.

Possíveis efeitos colaterais

Geralmente, o Pyr-Pam é bem tolerado, no entanto podem ocorrer alguns efeitos colaterais como reações de hipersensibilidade, náusea, vômito, cólicas abdominais, diarreia ou descoloração das fezes. Após seu uso, as fezes podem apresentar-se avermelhadas, mas sem significado clínico.

Quem não deve usar

Pyr-Pam está contraindicado para crianças com menos de 10 kg de peso, pessoas com alergia ao pamoato de pirvínio ou a algum dos componentes presentes na fórmula.

Além disso, também não deve ser usado em diabéticos, grávidas ou mulheres que estejam a amamentar, a não ser que seja recomendado pelo médico.

Assista o vídeo seguinte e veja as dicas e opções caseiras para eliminar vermes:

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.

Bibliografia

  • UCI-FARMA. Pyr-Pam - pamoato de pirvínio . Disponível em: <https://static-webv8.jet.com.br/drogaosuper/Bulas/7897655400223.pdf>. Acesso em 26 Mar 2021
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Enviar Mensagem