Oximetolona: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
janeiro 2022

A oximetolona é um medicamento indicado principalmente para complementar o tratamento da anemia e outras alterações sanguíneas que são caracterizadas pela diminuição da produção de hemácias, como mielofibrose e anemia aplástica congênita e adquirida, por exemplo.

Esse remédio, por ser um esteroide sintético, muitas vezes é usado como anabolizante para melhorar a performance e favorecer o ganho muscular em atletas. No entanto, esse uso é contraindicado, pois pode causar complicações graves para a saúde, principalmente no que diz respeito ao funcionamento do fígado.

A oximetolona é normalmente encontrada nas farmácias ou drogarias com o nome de Hemogenin, sendo vendido somente mediante apresentação da receita médica, sendo de extrema importância que a pessoa siga as orientações de dosagem desse medicamento indicadas pelo médico, pois assim é possível garantir a segurança do seu uso.

Para que serve

A oximetolona tem como função estimular a formação dos glóbulos vermelhos do sangue, as hemácias, nos casos em que há alteração no funcionamento da medula óssea, que é o órgão responsável pela produção dessas células. Assim, esse medicamento está indicado em caso de anemia aplástica congênita ou adquirida e mielofibrose.

Além disso, a oximetolona é capaz de promover o rápido aumento do volume e da força muscular, além de melhorar a performance, uma vez que possui efeito anabolizante, no entanto o uso desse medicamento com esse objetivo não é recomendado devido ao ao risco de superdosagem e intoxicação do fígado.

Como tomar

A oximetolona deve ser tomada por via oral, com um copo de água, e as doses recomendadas devem ser indicadas pelo médico de acordo com o objetivo do tratamento, peso e estado geral de saúde da pessoa. De forma geral, as doses para adultos podem variar de 1 a 5 mg por kg de peso corporal por dia, sendo que geralmente as doses entre 1 a 2 mg por Kg de peso corporal, são eficazes, e devem ser calculadas e orientadas pelo médico.

Normalmente, o uso da oximetolona é complementado por outras terapias indicadas pelo médico de acordo com o objetivo do tratamento, como suplementação de ferro, vitamina C e vitamina B12, transfusões sanguíneas.

O tempo de tratamento com a oximetolona deve ser orientado pelo médico, e varia de pessoa para pessoa, sendo necessários exames de sangue regulares para avaliar a resposta ao tratamento.

Efeitos colaterais

O efeito colateral mais grave da oximetolona e que necessita de atendimento médico imediato é a intoxicação do fígado, formação de cistos ou câncer no fígado ou no baço, que geralmente causam sintomas como náusea, vômito, diarréia, dor no estômago, perda do apetite, urina escura, fezes claras, ou pele e olhos amarelados. Além disso, pode ocorrer ganho de peso rápido especialmente no rosto e barriga.

Outros efeitos colaterais que podem surgir durante o tratamento com a oximetolona são aumento dos níveis de colesterol, crescimento de pêlos nas mulheres, crescimento das mamas, ereção persistente e dolorosa do pênis, perda de cabelo, espessamento ou aprofundamento da voz, aumento do clitóris, alteração da libido, menstruação irregular, acne, inchaço ou pressão alta, por exemplo.

A oximetolona também pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar ou respiração ofegante, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou coceira intensa. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.

Quando não é indicado

A oximetolona não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com doenças ou problemas no fígado ou nefrite. Esse remédio também não deve ser usado por homens com câncer na próstata ou ou na mama, ou mulheres com câncer na mama.

Esse remédio não deve ser usado por pessoas que tenham alergia à oximetolona ou qualquer outro componente da fórmula.

Além disso, no caso de diabetes, doenças no coração, rins ou fígado ou se estiver em tratamento com anticoagulantes, deve-se conversar com o médico antes de iniciar o tratamento.

A oximetolona não deve ser usada para aumento da massa muscular ou para melhorar a performance de atletas, pois pode causar sérios problemas no fígado que podem colocar a vida em risco.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em janeiro de 2022.

Bibliografia

  • DRUGS.COM. Oxymetholone. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/oxymetholone.html>. Acesso em 20 jan 2022
  • SANOFI-AVENTIS. Hemogenin. Disponível em: <https://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/hemogenin.pdf>. Acesso em 20 jan 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.