A gelatina é um alimento feito a partir do colágeno de animais e que oferece alguns benefícios para a saúde, como ajudar no emagrecimento, prevenir o envelhecimento precoce e manter a saúde das unhas e cabelos.
Além disso, a gelatina também pode ser obtida a partir de fibras de algas, como agar-agar e carragenina, sendo esta uma versão vegetariana deste produto.
Leia também: Agar-agar: o que é, para que serve e como consumir tuasaude.com/agar-agar-em-capsulasA gelatina não engorda pois tem poucas calorias, especialmente as versões sem açúcar. Além disso, a gelatina também tem muita água e aminoácidos que ajudam a aumentar a saciedade, sendo um bom aliado para a perda de peso.
Assista o vídeo a seguir com a nutricionista Tatiana Zanin e conheça melhor sobre os benefícios da gelatina:
GELATINA FAZ BEM OU MAL?
02:54 | 143.494 visualizaçõesA gelatina engorda?
A gelatina não engorda, porque as porções preparadas deste alimento possuem poucas calorias, especialmente as versões sem açúcar.
Além disso, a gelatina preparada também é rica em água, o que ajuda a ocupar um volume no estômago, promovendo uma saciedade temporária e ajudando, assim, no emagrecimento. Veja como beber água pode ajudar a emagrecer.
Gelatina diet engorda?
A gelatina diet, também conhecida como gelatina zero, não engorda, por ser um alimento com baixo teor de calorias e não conter açúcar.
Benefícios da gelatina
Os possíveis benefícios da gelatina para a saúde são:
1. Ajudar no emagrecimento
A gelatina preparada é rica em água, um alimento que ajuda a ocupar um volume do estômago, promovendo a saciedade temporária e ajudando, assim, na redução da ingestão de alimentos e no emagrecimento.
Além disso, a gelatina sem sabor é rica em proteínas, um nutriente que também promove a saciedade, diminuindo a fome e facilitando a perda de peso.
Leia também: 14 alimentos que ajudam a emagrecer (rápido e com saúde) tuasaude.com/alimentos-que-ajudam-a-emagrecer2. Prevenir o envelhecimento precoce
Por conter colágeno, uma proteína responsável por garantir a hidratação, a firmeza e a elasticidade da pele, a gelatina é um bom alimento para ajudar a prevenir o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas e linhas de expressão.
3. Manter a saúde dos ossos, tendões e ligamentos
A gelatina ajuda a manter a saúde dos ossos, tendões e ligamentos, por conter colágeno, uma proteína importante para regeneração e que atua como um amortecedor entre os ossos, evitando o seu desgaste.
Leia também: 12 alimentos ricos em colágeno (com cardápio) tuasaude.com/alimentos-ricos-em-colageno4. Favorecer o ganho de massa muscular
A gelatina, principalmente a sem sabor, por ser mais rica em proteínas, favorece o ganho de massa muscular.
Isso acontece porque as proteínas são essenciais para a contração e formação dos músculos, além da manutenção e aumento da massa muscular.
5. Manter a saúde das unhas e cabelos
Por conter colágeno, uma proteína que ajuda na produção de queratina, a gelatina mantém a saúde das unhas e cabelos, aumentando a resistência, a força e o crescimento.
Leia também: Colágeno: o que é, para que serve (e quando usar) tuasaude.com/colageno6. Promover a hidratação
A gelatina, preparada, promove a hidratação, devido ao elevado conteúdo de água.
Assim, a gelatina pode ajudar a combater e evitar a desidratação, complementando o tratamento da diarreia, por exemplo.
7. Tratar a prisão de ventre
A gelatina vegetariana ajuda a tratar a prisão de ventre, por conter fibras como carragenina e agar-agar. O agar-agar é uma microalga que possui propriedade gelificante, promovendo a hidratação das fezes.
Além disso, por ser rica em fibras, a gelatina vegetariana ajuda a aumentar o volume do bolo fecal e estimular os movimentos naturais do intestino, facilitando a evacuação.
Calorias e informação nutricional
A tabela a seguir traz a informação nutricional e as calorias para 50 gramas de gelatina em pó com açúcar, com adoçante (diet) e sem sabor:
Para obter todos os benefícios da gelatina, este alimento deve fazer parte de uma alimentação balanceada e saudável, e da prática de atividades físicas regulares.
Como consumir
Para consumir a gelatina, pode-se usá-la na forma em pó ou em folhas, que podem ser feitas diluindo-se em água. Pode-se também fazer a gelatina usando sucos e/ou pedaços de frutas, deixando-a ainda mais nutritiva.
Outra forma de se consumir a gelatina é na versão vegetariana, que pode ser preparada em casa, usando agar-agar ou carragenina, ou ainda comprando-a já pronta na forma de pó, em supermercados. Entretanto, a gelatina vegetariana não contém proteínas, como o colágeno.
Dúvidas comuns sobre a gelatina
Algumas dúvidas comuns sobre a gelatina são:
1. Gelatina sem sabor tem colágeno?
Sim, a gelatina sem sabor tem colágeno e é o tipo que contém maior teor dos aminoácidos que compõem essa proteína, como glicina, lisina e prolina.
Leia também: Prolina: o que é, para que serve e onde encontrar tuasaude.com/alimentos-ricos-em-prolina2. Gelatina é saudável?
A gelatina é saudável. Entretanto, a versão sem sabor, é considerada a mais saudável, por não conter açúcar e outros aditivos, como sal, aromatizantes e corantes, por exemplo.
3. Do que é feita a gelatina?
A gelatina normalmente é feita a partir do colágeno presente nos tendões, peles e ossos de animais, como vacas, galinhas, peixes e porcos.
Já a gelatina vegetariana, ou vegana, é feita a partir de algas marinhas.
4. Gelatina incolor tem colágeno?
Sim, a gelatina incolor tem colágeno e, normalmente apresenta maior teor desta proteína que os demais tipos.
5. Gelatina faz mal?
A gelatina sem açúcar geralmente não faz mal, podendo ser consumida por crianças, adultos e idosos.
Já a ingestão excessiva e frequente de gelatina com açúcar adicionado, pode aumentar o risco de condições como cárie dental, diabetes, obesidade e gordura no fígado, por exemplo.
6. Gelatina é bom para diarreia?
Até o momento não existe nenhuma comprovação científica de que a gelatina seja bom para diarreia.
No entanto, como a gelatina é preparada com bastante água, esse alimento pode ajudar a evitar a desidratação, um sintoma que pode ser provocado pela diarreia.
Leia também: Diarreia: sintomas, causas, tipos (e o que fazer) tuasaude.com/diarreia7. Grávida pode comer gelatina?
Sim, a mulher grávida pode comer gelatina, não existindo nenhuma contraindicação deste alimento nesta fase.
Entretanto, mulheres com excesso de peso ou diabetes gestacional, devem priorizar a gelatina sem açúcar adicionado.
Receitas saudáveis com gelatina
Algumas receitas saudáveis com gelatina são:
1. Gelatina com frutas
Ingredientes:
- 3 folhas de gelatina sem sabor;
- 1 pêssego cortado em cubos;
- 3 ameixas secas sem caroço;
- 1 banana cortada em rodelas;
- 12 uvas brancas sem semente, cortadas ao meio;
- 80 g de melão maduro cortado em cubos;
- Suco de 2 laranjas.
Modo de preparo:
Em uma vasilha ou pirex, colocar as frutas misturadas. Colocar as folhas da gelatina em uma tigela com água fria para hidratar por 5 minutos.
Escorrer a água e acrescentar 1 colher de sopa de água fervente nas folhas de gelatina, misturando bem até que as folhas da gelatina estejam completamente derretidas. Outra opção é derreter as folhas da gelatina por 10 a 15 segundos na potência máxima no micro-ondas.
Adicionar o suco de laranja na tigela com as folhas de gelatina derretidas e misturar. Jogar essa mistura por cima das frutas, mexer bem e levar à geladeira por 3 a 4 horas.
2. Gelatina de ágar-ágar
Ingredientes
- 2 xícaras (de chá) de frutas variadas cortadas em pedaços;
- 2 colheres (de sopa) de ágar-ágar em pó;
- 3 colheres (de sopa) de suco de maçã com casca;
- 1 colher (de café) de canela em pó;
- 1 litro de água.
Modo de preparo
Em uma forma, adicionar as frutas picadas, o suco de maçã e misturar. Colocar a água em uma vasilha para esquentar, adicionar o ágar-ágar e ferver por 5 minutos.
Deixar esfriar e acrescentar a canela em pó. Virar essa mistura na forma contendo as frutas e levar à geladeira por 2 a 3 horas.
3. Bala de gelatina
Ingredientes
- 1 pacote de gelatina sem sabor e incolor;
- 2 pacotes de gelatina comum;
- 200 mL de água.
Modo de preparo
Misturar os ingredientes numa panela e levar ao fogo brando, mexendo sempre por cerca de 5 minutos.
Quando estiver bem uniforme, desligar o fogo e colocar o líquido em forminhas de acetato ou silicone e levar à geladeira durante cerca de 2 horas. Quando a gelatina estiver com uma consistência firme, desenformar e servir.