Gelatina engorda ou emagrece?

A gelatina não engorda pois não tem gorduras, tem poucas calorias, especialmente a versão diet ou light que não contém açúcar, tem muita água e é rica em aminoácidos sendo uma importante fonte de proteínas, o que é fundamental em dietas de emagrecimento pois ajudam a aumentar a saciedade e controlar a fome, sendo um bom aliado na perda de peso.

Alguns estudos mostram que a glicina, o principal aminoácido da gelatina, ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue por estimular a produção de insulina, o que é muito útil para combater a obesidade e as complicações do excesso de peso, como a diabetes, por exemplo. Além disso, os aminoácidos e proteínas da gelatina ajudam a manter a massa muscular, o que aumenta o metabolismo do corpo e favorece a perda de peso, pois os músculos têm um metabolismo maior do que os tecidos gordurosos.

Uma boa forma de aumentar o consumo de gelatina é comer uma taça de gelatina entre as principais refeições ou como sobremesa, sendo alternativa ao doce. 

Assista o vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin que esclarece as principais dúvidas sobre a gelatina:

Benefícios da gelatina

A gelatina possui muitos benefícios para a saúde, não só para emagrecimento, mas por conter aminoácidos como glicina e prolina, que estimulam a produção de colágeno pelo corpo, o que contribui para: 

  • Fortalecer os ossos e articulações;
  • Diminuir a flacidez da pele;
  • Retardar o envelhecimento;
  • Diminuir a formação de rugas e linhas de expressão;
  • Evitar a formação de celulite;
  • Fortalecer as unhas;
  • Aumentar o crescimento e o brilho dos cabelos;
  • Aumentar a sensação de saciedade;
  • Regular o funcionamento do intestino;
  • Combater a prisão de ventre.

Além disso, a gelatina é também uma excelente fonte de hidratação devido ao seu elevado conteúdo em água, que mantém a firmeza da pele e dos cabelos. 

É importante antes de consumir a gelatina, verificar se o preparo possui corante, pois para pessoas alérgicas a corantes, esse tipo de gelatina pode causar sintomas de alergia como coceira pelo corpo, diarréia, vômito ou dificuldade para respirar, por exemplo. Nesse caso, é recomendado consumir apenas gelatina incolor, sem sabor na forma de pó ou folha, ou a gelatina de ágar-ágar. 

Para obter os benefícios da gelatina e aumentar a produção de colágeno, o consumo deve ser diário. Confira outras formas de aumentar o consumo de colágeno na dieta.

Gelatina engorda ou emagrece?

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional para 100 gramas de gelatina de origem animal, em pó ou em folha, e de origem vegetal em pó.

Componentes

Gelatina Animal

Gelatina Vegetal

Energia:

349 kcal

191 kcal

Carboidrato:

89,2 g

10 g

Proteína:

87 g

2 g 

Água

12 g

--

Gordura:

0,1 g

0,3 g 

Fibras:

--

70 g

Cálcio:

11 mg

--

Sódio:

32 mg

125 mg

Potássio

16 mg

--

Fósforo

32 mg

--

Magnésio

11 mg

--

É importante ressaltar que para obter todos os benefícios citados acima, a gelatina deve fazer parte de uma alimentação balanceada e saudável.

Como consumir

Para consumir a gelatina, uma boa opção é usar na forma em pó sem sabor ou a folha de gelatina que são opções de gelatina de origem animal porém mais naturais, sem corantes e ricas em proteínas, podendo ser preparada adicionando frutas como maçã, morango, pêssego ou abacaxi aos pedaços na água quente, antes de fazer a gelatina, tornando a gelatina ainda mais nutritiva. 

Outra opção é a gelatina ágar-ágar, que é de origem vegetal, feita a partir de algas marinhas, podendo ser consumida por vegetarianos e veganos. Esta gelatina não é uma boa fonte de colágeno mas é rica em fibras, ajudando a regular o intestino e aumentando a sensação de saciedade. Ela também rende mais do que a gelatina comum e não altera o sabor dos alimentos quando utilizada em receitas como bolos e sobremesas, por exemplo. 

Receitas saudáveis com gelatina

Algumas receitas com gelatina rápidas, fáceis de preparar e nutritivas são: 

Gelatina com frutas

Gelatina engorda ou emagrece?

Uma boa opção de sobremesa é a gelatina com frutas que é mais nutritiva e pode ser consumida no café da manhã, sobremesa ou nos lanches entre as principais refeições.

Ingredientes

  • 3 folhas de gelatina sem sabor;
  • 1 pêssego sem pele cortado em cubos;
  • 3 ameixas secas sem caroço;
  • 1 banana cortada em rodelas;
  • 12 uvas brancas sem semente cortadas ao meio;
  • 80 g de melão maduro cortado em cubos;
  • Suco de 2 laranjas coado.

Modo de preparo

Em uma vasilha ou pirex, colocar as frutas misturadas. Colocar as folhas da gelatina em uma tigela com água fria para hidratar por 5 minutos. Escorrer a água e acrescentar 1 colher de sopa de água fervente nas folhas de gelatina, misturando bem até que as folhas da gelatina estejam completamente derretidas. Outra opção é derreter as folhas da gelatina por 10 a 15 segundos na potência máxima no microondas. Adicionar o suco de laranja na tigela contendo as folhas de gelatina derretidas e misturar. Jogar essa mistura por cima das frutas, mexendo bem e levar à geladeira por 3 a 4 horas. 

Gelatina ágar-ágar

Gelatina engorda ou emagrece?

A gelatina ágar-ágar pode ser usada para dar mais consistência às receitas ou preparada com frutas para sobremesa.

Ingredientes

  • 2 xícaras de frutas variadas cortadas em pedaços;
  • 2 colheres de sopa de gelatina ágar-ágar em pó;
  • 3 colheres de sopa de suco de maçã sem casca;
  • 1 colher de café de canela em pó;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Em uma forma, adicionar as frutas picadas, o suco de maçã e misturar. Colocar a água em uma vasilha para esquentar, adicionar a gelatina ágar-ágar e ferver por 5 minutos. Deixar esfriar e acrescentar a canela em pó. Virar essa mistura na forma contendo as frutas e levar à geladeira por 2 a 3 horas.

Bala de gelatina

Gelatina engorda ou emagrece?

Esta receita de bala de gelatina é muito simples de fazer e é muito saudável, podendo ser consumida até mesmo por bebês com mais de 1 ano de idade.

Ingredientes

  • 1 pacote de gelatina sem sabor, incolor;
  • 2 pacotes de gelatina comum;
  • 200 mL de água.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes numa panela e levar ao fogo brando, mexendo sempre por cerca de 5 minutos. Quando estiver bem uniforme, desligar o fogo e colocar o líquido em forminhas de acetato ou de silicone e levar à geladeira durante cerca de 2 horas. Quando a gelatina estiver com uma consistência firme, desenformar.

Esta informação foi útil?
Atualizado por Flávia Costa, Farmacêutica - em Janeiro de 2021. Revisão clínica por Tatiana Zanin, Nutricionista - em Janeiro de 2021.

Bibliografia

  • GONZÁLEZ-ORTIZ, M; et al. Effect of glycine on insulin secretion and action in healthy first-degree relatives of type 2 diabetes mellitus patients. Horm Metab Res. 33. 6; 358-360, 2001
  • JUHER, Teresa Figueres; PÉREZ, Esther Basés. An overview of the beneficial effects of hydrolysed collagen intake on joint and bone health and on skin ageing. Nutr Hosp. 32. 1; 62-66, 2015
  • RAWSON, Eric S.; et al. Dietary Supplements for Health, Adaptation, and Recovery in Athletes. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism. 28. 188-199, 2018
Mais sobre este assunto: