O óleo essencial de orégano é obtido a partir da prensagem da planta Origanum compactum (orégano), e promove diversos benefícios para a saúde, desde combater infecções, melhorar a digestão ou prevenir o envelhecimento precoce, por exemplo.
Esses benefícios se devem ao fato de o óleo essencial de orégano ser rico em carvacrol, ácido ursólico e timol, que são compostos fenólicos que têm ação antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória e antioxidante.
Leia também: Orégano: 9 benefícios para a saúde (e como consumir) tuasaude.com/oreganoO óleo de orégano pode ser vendido puro, como óleo essencial concentrado, ou na forma diluída, em cápsulas ou gotas orais.
Benefícios do óleo de orégano e para que serve
O óleo de orégano promove os seguintes benefícios à saúde:
1. Combater infecções
O óleo de orégano, quando aplicado na pele, pode ajudar a combater infecções causadas por bactérias, como Escherichia coli e Staphylococcus aureus, porque contém carvacrol, que é um composto bioativo com ação bactericida.
2. Aliviar dores
O carvacrol, um composto encontrado no óleo de orégano, pode ter efeitos anti-inflamatórios e analgésicos leves, de acordo com alguns estudos.
Esse benefício é frequentemente potencializado por meio de aplicação na pele, sempre diluído em um óleo carreador, como jojoba, azeite ou óleo de coco, por exemplo.
No entanto, mais pesquisas clínicas ainda são necessárias para confirmar a eficácia do óleo de orégano em seres humanos.
3. Prevenir o envelhecimento precoce
Por ser rico em compostos antioxidantes, como timol, ácido rosmarínico, e carvacrol, o óleo de orégano pode ajudar a reduzir os danos dos radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce, quando usado topicamente ou diluídos em produtos cosméticos.
4. Combater gripes e resfriados
O óleo de orégano é rico em ácido rosmarínico e ácido oleanólico, que são compostos bioativos com ação antimicrobianas, anti-inflamatórias e antioxidantes.
Estudos in vitro e em animais sugerem que o óleo de orégano poderia ajudar contra bactérias e vírus respiratórios, combatendo gripes e resfriados.
Por isso, o óleo de orégano pode ser usado para aliviar desconfortos leves, inalando vapor de água com algumas gotas deste óleo essencial diluído.
No entanto, não existem evidências clínicas sólidas do efeito deste óleo em humanos. Assim, ele não se deve substituir o tratamento médico ou ser usado sem supervisão profissional.
Leia também: 12 remédios caseiros para gripe (e como preparar) tuasaude.com/tratamento-caseiro-para-gripe5. Melhorar a digestão
O óleo de orégano é rico em ácido ursólico, um composto fenólico com ação antioxidante e anti-inflamatória que pode ajudar a manter a saúde digestiva e hepática.
Esse benefício geralmente é alcançado com o uso de cápsulas especificamente formuladas para ingestão oral, sob orientação profissional.
Além disso, o óleo de orégano também tem mantém a saúde da flora intestinal e tem ação carminativa, ajudando a diminuir os gases e aliviando as cólicas.
6. Tratar a candidíase oral
O óleo essencial de orégano é rico em substâncias antifúngicas, como timol e carvacrol, que impedem a multiplicação do fungo Candida na boca, sendo, por isso, uma ótima opção para ajudar no tratamento da candidíase oral.
7. Combater parasitas intestinais
O óleo de orégano contém compostos, como o carvacrol, que demonstraram ter efeitos antiparasitários em estudos laboratoriais e em animais.
Essas substâncias podem ajudar a combater parasitas intestinais leves. No entanto, mais pesquisas em humanos ainda são necessárias para confirmar sua eficácia.
8. Proteger a saúde intestinal e preservar os alimentos
O óleo de orégano tem sido estudado como um conservante natural de alimentos, pois ajuda a eliminar bactérias nocivas sem afetar as bactérias benéficas do intestino.
Isso pode promover uma flora intestinal equilibrada e prevenir infecções digestivas.
Leia também: Flora intestinal: o que é, para que serve e como repor tuasaude.com/flora-intestinalComo usar o óleo de orégano
O óleo de orégano pode ser usado nas seguintes formas:
1. Inalações
Inalar diretamente do frasco do óleo essencial, inspirando profundamente, prendendo a respiração e expirando pela boca.
Inicialmente, inspirar de 3 a 5 vezes, 10 vezes ao dia, e depois aumentar para até 10 vezes. Pode-se também pode colocar 2 gotas de óleo essencial de orégano em um difusor de aromas, por exemplo.
Confira a forma correta de usar óleos essenciais para fazer aromaterapia.
2. Aplicação na pele
O óleo essencial de orégano pode ser aplicado na pele, desde que seja diluído em um óleo vegetal, como óleo de coco, amêndoas doces ou jojoba, por exemplo. Se não for diluído, o óleo essencial concentrado pode causar irritação da pele.
Geralmente, a dosagem recomendada é de 1 gota para cada 5 mL de óleo vegetal, aplicada na pele.
3. Uso oral
O óleo de orégano pode ser usado na forma oral em cápsulas ou gotas:
- Óleo de orégano em cápsulas: é uma forma do óleo essencial de orégano diluído em outros óleos vegetais. Normalmente é indicado tomar 1 a 2 cápsulas de óleo de orégano por dia, sendo que a dose segura recomendada para adultos varia de 200 a 600 mg por dia, durante 4 a 8 semanas;
- Óleo de orégano em gotas: normalmente é uma mistura do óleo essencial de orégano com outros óleos vegetais, como azeite ou óleo de abacate. Recomenda-se tomar de 1 a 6 gotas por dia, entre as refeições, diluídas em um copo de água ou suco.
O uso oral do óleo de orégano deve ser feito somente sob a orientação de um médico ou outro profissional de saúde especializado em plantas medicinais.
Qual a diferença entre óleo de orégano e óleo essencial?
O óleo de orégano corresponde ao óleo essencial de orégano diluído em um óleo vegetal, como jojoba, coco e gergelim, por exemplo. Este óleo pode ser aplicado diretamente na pele ou ingerido, com menor risco de irritação.
Já o óleo essencial de orégano é um produto concentrado e, por isso, precisa ser diluído antes de ser ingerido ou usado na pele.
Possíveis efeitos colaterais
Em geral, o uso do óleo de orégano é seguro e não causa efeitos colaterais. No entanto, em pessoas sensíveis, este óleo pode causar irritação gástrica e reações alérgicas.
O óleo de orégano, na forma pura, não deve ser ingerido, pois pode causar queimaduras internas devido à sua alta concentração.
Quem não pode usar
O óleo de orégano é contraindicado para crianças menores de 12 anos e pessoas com alergias ao orégano e plantas dessa mesma família, como tomilho, manjericão, menta e sálvia.
O óleo essencial de orégano só deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando sob indicação do médico.
Além disso, pessoas que estejam usando medicamentos, só devem usar o óleo de orégano sob a recomendação de um médico.