A ocitocina sublingual é um medicamento manipulado, que pode ser indicado pelo médico para auxiliar no tratamento da ansiedade, estresse ou depressão, ou promover o bem estar físico e emocional.
Os benefícios deste remédio se devem ao fato da ocitocina ser um hormônio que ajuda a melhorar o humor e a regular percepção das emoções e sensibilidade.
Leia também: Ocitocina: o que é, para que serve e como aumentar tuasaude.com/ocitocinaA ocitocina sublingual pode ser encontrada na forma de comprimidos em farmácias de manipulação, devendo ser usada somente com indicação médica. Entretanto, é importante ressaltar que a ocitocina sublingual ainda não possui registro aprovado pela Anvisa no Brasil.
Para que serve a ocitocina sublingual
A ocitocina sublingual manipulada pode ser indicada pelo médico para:
-
Aliviar o estresse ou reduzir a ansiedade;
-
Auxiliar no tratamento da depressão;
-
Promover o bem estar físico e emocional;
-
Melhorar o desejo sexual.
Entretanto, ainda são necessários mais estudos para avaliar se a ocitocina sublingual promove estes benefícios. Por isso, só deve ser utilizada sob prescrição e acompanhamento médico, e exclusivamente quando houver indicação justificada.
A ocitocina sublingual ainda não possui registro aprovado pela Anvisa e não tem comprovação científica de segurança e eficácia para uso em partos, amamentação ou prevenção de hemorragias.
Como tomar
A administração da ocitocina sublingual normalmente é feita colocando-se o comprimido debaixo da língua, até que se dissolva completamente.
Os comprimidos podem conter entre 10 UI a 100 UI de ocitocina e a dosagem indicada pode ser 1 vez ao dia ou mais, ou conforme a orientação do médico.
Quanto tempo a ocitocina sublingual faz efeito?
A ocitocina sublingual, na forma de comprimidos de dissolução rápida, são dissolvidos entre 10 a 30 segundos, indo direto para a corrente sanguínea.
Leia também: Via sublingual: o que é, para que serve, vantagens e desvantagens tuasaude.com/via-sublingualPossíveis efeitos colaterais
Os possíveis efeitos colaterais com o uso da ocitocina sublingual incluem dor de cabeça, náuseas, contrações uterinas dolorosas, cansaço, irritabilidade, diarreia, sede, aumento do volume de urina e prisão de ventre.
Além disso, quando usada em doses altas, a ocitocina sublingual pode aumentar o risco de parto prematuro, sofrimento fetal ou ruptura uterina em mulheres grávidas.
Quem não deve usar
A ocitocina sublingual não deve ser usada por mulheres grávidas, crianças ou pessoas com alergia ao látex ou qualquer outro componente deste medicamento.
Além disso, pessoas com pressão alta ou problemas renais só devem usar a ocitocina sublingual com a orientação e acompanhamento de um médico.