Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 formas de aumentar a ocitocina naturalmente

O hormônio ocitocina é produzido naturalmente pelo corpo quando a pessoa encontra-se relaxada e segura, mas é possível estimular e aumentar sua produção por meio do contato físico por abraços e massagem, além da pratica de boas ações, alimentação saudável ou pela adoção de um animal de estimação, por exemplo.

A ocitocina é encontrada tanto na mulher quanto no homem, e é conhecida por causar a sensação de prazer e ajudar no trabalho de parto e amamentação, mas, também é essencial para melhorar o relacionamento interpessoal e o bem-estar, além disso é responsável por reduzir as chances do aparecimento de um transtorno psicológico como a ansiedade.

5 formas de aumentar a ocitocina naturalmente

Assim, as principais formas naturais para aumentar a ocitocina são:

1. Contato físico

O contato físico na forma de abraços, massagem, cafuné e carinhos estimulam a produção de ocitocina, e é uma das causas do bem estar quando é realizado. O contato íntimo entre parceiros também é uma forma de aumentar a produção deste hormônio, já que ele é fundamental para a sensação de prazer nestes momentos.

Além disso, ter relações profundas de amizade, onde existe confiança e amor, faz bem à saúde porque há liberação de adrenalina, noradrenalina, ocitocina e serotonina na corrente sanguínea, que são hormônios responsáveis pela sensação de felicidade e bem-estar.

2. Praticar boas ações

Ser generoso, honesto e ter compaixão é capaz de aumentar os níveis de ocitocina na circulação sanguínea, pois o cérebro interpreta estas atitudes como formas de inspirar confiança e boas sensações ao corpo, fazendo com que haja mais produção deste hormônio.

Cultivar um estado emotivo positivo, estimula não só a produção de ocitocina, mas, também de outros hormônios como dopamina, serotonina e endorfinas, que são essenciais para o sentimento de felicidade, além de reduzir as chances do aparecimento de depressão e ansiedade. Saiba outros benefícios que a ocitocina pode trazer ao corpo.

3. Amamentar

O movimento de sucção do bebê no seio durante a amamentação, quando a mulher se sente relaxada e segura e sentindo-se bem para amamentar, tem efeito imediato no hipotálamo, região do cérebro capaz de liberar a ocitocina na corrente sanguínea. 

4. Ter uma alimentação equilibrada

A alimentação equilibrada e saudável, à base de legumes, frutas, verduras e cereais ajuda o corpo aumentar a produção de ocitocina e outros hormônios do bem-estar. Para isso deve-se incluir na dieta especialmente alimentos ricos em vitamina C, magnésio, vitamina D e taurina, além de incluir na alimentação o uso de chás naturais que podem reduzir a ansiedade, como a camomila e alfazema. Confira outras 5 opções de chás naturais para reduzir a ansiedade e nervosismo

5. Adotar um animal de estimação 

A presença de um animal de estimação além de reduzir o cortisol, hormônio responsável pelo estresse, aumenta os níveis de ocitocina, dopamina e serotonina no sangue. Além de reduzir a ansiedade e sentimento de solidão, aumenta a sensação de bem estar e a prolonga por mais tempo.

Bibliografia >

  • DEPARTMENT OF PSYCHOLOGY AND NEUROSCIENCE. Oxytocin and Social Bonds: The Role of Oxytocin in Perceptions of Romantic Partners’ Bonding Behavior. 2017. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0956797617716922>. Acesso em 14 Set 2020
  • AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Oxytocin’s other side. Disponível em: <https://www.apa.org/monitor/2011/03/oxytocin>. Acesso em 14 Set 2020
  • WILEY ONLINE LIBRARY. The neuroethology of friendship. Disponível em: <https://nyaspubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/nyas.12315>. Acesso em 14 Set 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem