Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

3 formas de aumentar a ocitocina naturalmente

O hormônio ocitocina é produzido naturalmente pelo corpo, sendo encontrado tanto na mulher quanto no homem, pois é muito importante não somente para o trabalho de parto e amamentação, mas, também, para melhorar o relacionamento interpessoal e sensações de prazer e bem-estar.

Este hormônio é secretado em maior quantidade quando a pessoa encontra-se relaxada e segura, ou na presença de contato físico, como abraços, massagem, atividade física e outras atividades que proporcionam prazer, assim, quanto menos tensa a pessoa estiver, maior é a produção de ocitocina para a corrente sanguínea. 

Algumas pessoas procuram alternativas artificiais para aumento da ocitocina, comprada em farmácias, mas a verdade é que existem formas de fazer com que a ocitocina seja estimulada e aumentada naturalmente no organismo.

3 formas de aumentar a ocitocina naturalmente

Assim, as principais formas naturais para aumentar a ocitocina são:

1. Contato físico

O contato físico, na forma de abraços, massagem, cafuné e carinhos estimulam a produção de ocitocina, e é uma das causas do bem estar quando é realizado. O contato íntimo entre parceiros também é uma forma de aumentar a produção deste hormônio, já que ele é fundamental para a sensação de prazer nestes momentos.

2. Praticar boas ações

Ser generoso, honesto e ter compaixão é capaz de aumentar os níveis de ocitocina na circulação sanguínea, pois o cérebro interpreta estas atitudes como formas de insiprar confiança e boas sensações ao corpo, fazendo com que haja mais produçao deste hormônio.

Cultivar um estado emotivo positivo, estimula não só a produção de ocitocina, mas, também de outros hormônios como dopamina, serotonona e endorfinas, que são essenciais para o sentimento de felicidade. Assim, níveis destes hormônios estão diminuídos nas pessoas com depressão, ansiedade e estresse exagerado, e, por isto, estas pessos têm maior dificuldade nos relacionamentos interpessoais e menor libido. Saiba outros benefícios que a ocitocina pode trazer ao corpo.

3. Amamentar

O movimento de sucção do bebê para amamentar no seio tem efeito imediato no hipotálamo, região do cérebro capaz de liberar a ocitocina na corrente sanguínea. Assim, por este motivo, quanto mais a criança mama, mais leite será produzido.

Como a produção deste hormônio é maior quando a mulher se sente relaxada e segura, é importante sentir-se bem para amamentar, de forma que a tensão e nervosismo dificultam a produção de leite.

A alimentação também é capaz de estimular a produção de susbtâncias e hormônios pelo corpo, tanto bons, como ruins, por isto, uma alimentação equilibrada e saudável, à base de legumes, frutas, verduras e cereais ajuda o corpo a produzir hormônios do bem-estar. Veja os alimentos que aumentam a produção de hormônios antidepressivos.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...