Engasgar com a saliva: por que acontece e o que fazer

Atualizado em agosto 2023

O engasgamento com saliva é uma situação desconfortável e que pode acontece quando há um relaxamento e descoordenação dos músculos envolvidos na deglutição, de forma que a epiglote pode permanecer aberta quando a pessoa vai engolir a saliva.

Assim, devido à pequena obstrução das vias aéreas causada pela saliva, é comum que a pessoa tussa com certa frequência, além de poder haver desconforto na garganta.

No caso da pessoa engasgar com a saliva, é importante continuar tossindo para favorecer a desobstrução. Porém caso o engasgamento seja frequente, pode ser necessário fazer tratamento indicado pelo médico, que pode envolver a realização de exercícios que ajudam a fortalecer os músculos relacionados com a deglutição.

Imagem ilustrativa número 1

Por que acontece

O engasgamento frequente com saliva é normalmente consequência da disfagia, que acontece quando surge relaxamento, enfraquecimento e descoordenação dos músculos utilizados para engolir, levando à dificuldade de deglutição e aumentando a chance de aspiração da saliva. Conheça mais sobre a disfagia.

Embora seja mais comum em idosos, devido ao envelhecimento natural, a disfagia também pode surgir em pessoas mais novas, mas, nesses casos, pode ter várias causas, desde problemas mais simples como refluxo, até situações mais graves, como problemas neurológicos ou até câncer da garganta. Além disso, o engasgamento com saliva pode ser uma situação pontual devido à disfunção momentânea da epiglote.

Assim, sempre que se identifica que se está engasgando com muita frequência é importante ir ao clínico geral para avaliar os sintomas e identificar o problema, iniciando o tratamento mais adequado. Veja mais sobre as causas do engasgo.

O que fazer

Caso o engasgamento com saliva seja consequência da disfagia, é importante que o tratamento seja feito de acordo com a orientação do médico, que pode indicar a realização de exercícios para fortalecer a musculatura envolvida na deglutição. Além disso, é recomendado que a pessoa tussa para promover a desobstrução da via aérea.

No entanto, caso seja verificado pelo médico que a deglutição da saliva está associada com outros fatores, é importante que seja identificada a causa para que seja iniciado o tratamento mais adequado, que pode envolver uso de medicamentos, alterações na alimentação e nos hábitos.

Como evitar ficar engasgado

Para evitar que o engasgamento aconteça com frequência, é importante ter alguns cuidados, sendo recomendado:

  • Evitar consumir alimentos muito duros ou comidas difíceis de mastigar;
  • Cortar bem os alimentos;
  • Mastigar bem antes de engolir;
  • Colocar pouca quantidade de comida na boca.

No caso de pessoas que usam próteses dentárias, é importante verificar se existem peças soltas.

Vídeos relacionados