Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer contra insônia na gravidez

Para evitar a insônia na gravidez é indicado que a gestante evite frequentar ambientes muito barulhentos e claros à noite, faça atividades que promova o relaxamento, como Yoga ou meditação, e deite todo dia na mesma hora para que seja criada uma rotina de sono, o que facilita o relaxamento do corpo.

A insônia na gravidez é mais comum no terceiros trimestre da gestação devido às alterações hormonais, no entanto o fato da barriga já estar maior e de haver desconforto e dificuldade para achar uma posição confortável ao deitar, por exemplo, também podem causar a insônia.

O que fazer contra insônia na gravidez

Como combater a insônia na gravidez

Para combater a insônia na gravidez, que é mais comum de acontecer no terceiro trimestre da gestação, é recomendado que a mulher adote alguns hábitos, como por exemplo:

  • Evitar dormir durante o dia, mesmo que esteja cansada e com sono, pois isso pode levar ou piorar a insônia à noite;
  • Deitar todos os dias à mesma hora para criar uma rotina de sono que vai facilitar o relaxamento do corpo;
  • Dormir de lado, de preferência, colocando uma almofada entre as pernas e apoiando o pescoço em outra almofada, pois a insônia na gravidez muitas vezes é causada pelo fato da grávida tentar encontrar uma posição confortável para dormir;
  • Praticar Yoga ou meditação para relaxar o corpo, pois a ansiedade, que geralmente está presente na gestação é uma das causas de insônia na gravidez;
  • Fazer a última refeição pelo menos 1 hora antes de deitar, dando preferência a alimentos que favorecem o sono, como leite, arroz ou banana, por exemplo evitando alimentos de difícil digestão, como alimentos picantes, condimentos ou frituras, por exemplo, pois a ingestão destes alimentos são estimulantes e dificultam a indução do sono;
  • Tomar um banho de chuveiro com água morna antes de ir dormir para relaxar o corpo;
  • Evitar frequentar locais muito barulhentos e claros à noite, como shoppings;
  • Evitar ver televisão, estar no computador ou no celular após o jantar para não estimular o cérebro;
  • Beber um chá calmante, como o chá de erva-cidreira ou camomila, por exemplo, ou um suco de maracujá 30 minutos antes de ir dormir para relaxar o corpo e ajudar a favorecer o sono;
  • Usar um pequeno travesseiro de alfazema que pode ser aquecido no microondas e dormir sempre com ele próximo ao rosto ou colocar cerca de 5 gotas de óleo essencial de alfazema no travesseiro, pois a alfazema induz o sono, ajudando a reduzir a insônia.

Além disso, é importante que a mulher tenha hábitos alimentares saudáveis e pratique atividade física conforme recomendação do obstetra, pois assim é possível combater a insônia de maneira eficaz. A insônia na gestação pode ser tratada com medicamentos, no entanto, o seu uso só deve ser feito sob orientação do obstetra que acompanha a gravidez.

Por que acontece a insônia na gravidez?

A insônia na gravidez está muito relacionada às alterações hormonais que acontecem durante a gestação, sendo, portanto, considerada normal. No primeiro trimestre é mais raro que a mulher tenha insônia, no entanto isso pode acontecer devido à ansiedade gerada pela gestação.

A insônia é mais comum de acontecer no terceiro trimestre, pois a quantidade de hormônios circulantes já está bastante alterada, além do fato de que a barriga está maior, pode haver dores e dificuldade para achar uma posição confortável para dormir, havendo insônia.

Apesar da insônia na gravidez não prejudicar o desenvolvimento do bebê, ela pode prejudicar a saúde da grávida, que deve dormir no mínimo 8 horas por dia, pois a gestante que dorme horas insuficientes sentirá mais sonolência durante o dia, dificuldade em se concentrar e irritabilidade, que acabam por afetar o seu bem-estar e criar ansiedade e estresse que pioram a insônia. Saiba mais sobre a insônia na gravidez.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem