Psicoterapia: o que é, para que serve, tipos e como é feita

A psicoterapia é um conjunto de estratégias e técnicas psicológicas que podem ser usadas em pessoas que buscam lidar com suas emoções e sentimentos de forma positiva, além de reduzir e/ou tratar sintomas, transtornos e doenças mentais. De acordo com o objetivo, existem vários tipos de psicoterapia, mas todos devem ser realizados por um psicólogo ou psiquiatra.

A duração e o tipo de terapia utilizada dependerão dos sintomas, gravidade da situação, necessidades pessoais e desejos da pessoa. Muitas vezes, para ajudar na terapia, também pode ser aconselhado o acompanhamento farmacológico por um psiquiatra, que poderá indicar o uso de medicamentos.

A psicoterapia não é um aconselhamento e não busca dar respostas diretas a questões pessoais, mas sim desenvolver ferramentas e estratégias que ajudem a pessoa a resolver seus problemas pessoais e restaurar a função psicológica e social.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A psicoterapia pode ser indicada para:

  • Ajudar na resolução de conflitos;
  • Aliviar o estresse e a ansiedade;
  • Ajudar no luto;
  • Auxiliar na recuperação de traumas;
  • Ajudar a aliviar os sentimentos negativos causados pelo diagnóstico de outras doenças, como câncer ou diabetes, por exemplo.

Além disso, a psicoterapia é muito útil no tratamento de vários problemas de saúde mental, como:

  • Transtornos de ansiedade, como transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), fobias, transtorno do pânico ou transtorno de estresse pós-traumático;
  • Transtornos do humor, como depressão ou transtorno bipolar;
  • Vícios, como alcoolismo, fumo, dependência de drogas ou jogo compulsivo;
  • Transtornos alimentares, como anorexia ou bulimia;
  • Transtornos de personalidade, como transtorno de personalidade limítrofe;
  • Transtornos psiquiátricos, como esquizofrenia ou outros transtornos psicóticos.

Em alguns casos, a psicoterapia pode ser complementada com a psiquiatria para a prescrição de medicamentos que ajudem a aliviar sintomas de ansiedade ou depressão, por exemplo.

Marque uma consulta com o psicólogo mais próximo usando a ferramenta a seguir:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Por que fazer psicoterapia?

A psicoterapia é um importante recurso em psicologia que promove o autoconhecimento, melhora a qualidade de vida e estimula o bem-estar físico e emocional, ajudando a pessoa a controlar suas emoções e a lidar melhor com o meio ambiente.

As sessões de psicoterapia são sempre confidenciais e livres de juízos pessoais, por isso a pessoa pode sentir-se confortável para expressar seus sentimentos sem medo de julgamentos.

Como é feita

A psicoterapia pode ser feita em adultos ou crianças e pode ser realizada individualmente ou em grupo, como família, colegas de trabalho ou amigos. A quantidade de sessões necessárias deve ser sempre indicada pelo terapeuta, tendo por base os sintomas apresentados e os objetivos de cada pessoa.

Geralmente, as sessões de psicoterapia são realizadas no consultório do psicólogo ou psiquiatra e duram entre 45 a 60 minutos. Porém, em casos de terapia de casal, família ou de grupo, esse tempo pode variar e chegar até aos 90 minutos.

Na maioria das terapias individuais, a pessoa fica sentada em uma poltrona de frente para o terapeuta, mas também existem outros tipos de terapia, como a terapia psicanalítica, em que a pessoa fica deitada enquanto o terapeuta fica sentado atrás, do lado ou na frente.

A psicoterapia pode ser feita online?

Sim, desde que seja realizada por um psicólogo capacitado, pois assim é possível conduzir a sessão da melhor forma.

A psicoterapia online é vantajosa para pessoas que possuem menos tempo livre na rotina e/ ou que não conseguem se deslocar para o local em que haveria o atendimento presencial, de forma que a pessoa pode realizar a psicoterapia com profissionais de outros estados e/ ou países.

No entanto, no caso de transtornos mais graves e/ ou emergências, o profissional pode recomendar que as sessões sejam realizadas de forma presencial com frequência que pode variar de acordo com a necessidade da pessoa.

Psicoterapia infantil

A psicoterapia infantil é um tipo de de terapia direcionada para crianças e adolescentes com o objetivo de ajudá-los a entender e expressar suas emoções, resolver conflitos e desenvolver habilidades sociais e emocionais de maneira saudável.

Alguns aspectos importantes da psicoterapia infantil são:

  • Idade e foco: a psicoterapia é adaptada à idade da criança, nível de desenvolvimento e suas necessidades emocionais e cognitivas;
  • Técnicas lúdicas e criativas: são utilizados jogos, desenhos, dramatizações ou atividades manuais para facilitar a expressão emocional e comunicação da criança;
  • Participação familiar: os pais ou responsáveis pela criança participam da terapia para melhorar a dinâmica familiar a reforçar as estratégias de apoio;
  • Problemas tratados: ansiedade, medo, luto, dificuldades na escola, conflitos familiares, alterações no comportamento, deficit de atenção, entre outros;
  • Duração e frequência: as sessões da psicoterapia infantil costumam ser mais curtas em comparação à duração das sessões dos adultos, cerca de 30 a 40 minutos, e a frequência de sessões depende da idade, necessidade e objetivos terapêuticos.

De forma geral, a psicoterapia infantil permite que as crianças aprendam a melhorar as suas emoções, enfrentar as suas dificuldades e melhorar o seu bem-estar, oferecendo um espaço seguro e guiado por um profissional para promover o desenvolvimento saudável e fortalecer a comunicação com a família.

Tipos de psicoterapia

Existem vários tipos de psicoterapia, dependendo dos objetivos e das técnicas utilizadas:

Tipo de psicoterapia Foco principal Principais características Exemplo de técnicas
Psicoterapia cognitivo-condutual Mudar pensamentos e comportamentos Busca modificar padrões negativos de pensamentos para melhorar emoções e comportamentos Reestruturação cognitiva, exposição, treinamento de habilidades
Psicoterapia Gestalt Consciência do "aqui e agora" Se concentra na experiência presente, emoções e sensações, promovendo o autoconhecimento e responsabilidade pessoal Diálogo terapêutico, dramatização, exercícios e visualizações
Psicoanalítica Conflitos inconscientes e internos Explora experiências passadas e desejos inconscientes que influenciam no comportamento atual Associação livre, interpretação de sonhos, análise de resistência
Humanista-existencial Desenvolvimento pessoal e auto-realização Promove o crescimento pessoal, autenticidade e sentido da vida Escuta empática, diálogo e reflexão
Psicodinâmica Experiências infantis e emoções inconscientes Relaciona vivências passadas com problemas atuais, porém não de forma tão profunda como na psicanálise Interpretação, análise de relações e conflitos internos
Interpessoal Relações e comunicação Melhora a forma de relacionamento com as pessoas e promove a resolução de conflitos interpessoais Role-playing (fingimento, "teatro"), análise de interações sociais
Dialética comportamental Gerenciamento de emoções prejudiciais Ensina estratégias para regular emoções intensas e comportamentos impulsivos Mindfulness, tolerância a frustração, treinamento de habilidades

A psicoterapia também pode ser dividida de acordo com número de pacientes em tratamento, que pode ser individual, familiar, de casal ou de grupo.

Também existe a psicoterapia de psico-educação, que é voltada especialmente para pessoas com doenças como hipertensão ou diabetes, e que ajuda a pessoa a entender um pouco mais sobre a sua doença e como lidar com ela.

Resultados da psicoterapia

Os resultados alcançados com a psicoterapia dependem do empenho da pessoa em mudar a situação que produz seus sintomas e desconfortos, além do tipo de terapia que utiliza.

Por isso, é muito importante que a psicoterapia sempre seja orientada por um profissional da área, como psicólogo ou psiquiatra, que irá determinar o melhor tipo de terapia de acordo os objetivos pessoais, assim como a duração das sessões.

Alguns fatores que impedem um bom resultado da psicoterapia são o desinteresse da pessoa em melhorar, o mau relacionamento com o terapeuta, a má técnica e o tipo de psicoterapia utilizada. Portanto, caso não sejam observados resultados, é recomendável procurar uma segunda opinião profissional.

Vídeos relacionados

Sobre Viver: Saúde Mental Feminina em uma conversa honesta #SetembroAmarelo

45:26 | 7.520 visualizações

BURNOUT: sinais, diagnóstico e como começar a melhorar

11:22 | 26.701 visualizações