Inchaço repentino nos lábios, pálpebras, rosto ou língua depois de comer ou tomar um medicamento pode estar relacionado a uma reação alérgica ou a um quadro chamado angioedema. Se o inchaço vier acompanhado de dificuldade para respirar, chiado, rouquidão, sensação de garganta fechando, tontura ou desmaio, a situação deve ser tratada como emergência. Nesses casos, é indicado acionar o SAMU pelo número 192.
Por que os lábios e o rosto podem inchar de repente?
O angioedema é um inchaço que atinge camadas mais profundas da pele e das mucosas. De acordo com o NHS, ele aparece com frequência no rosto, principalmente nos lábios, língua e pálpebras. Algumas reações surgem após contato com alimentos, medicamentos, picadas de insetos ou outras substâncias capazes de desencadear alergia.
Nem todo angioedema, porém, é uma alergia clássica. Alguns medicamentos podem provocar esse tipo de inchaço por outros mecanismos, inclusive determinados remédios usados para pressão alta. O Tua Saúde explica as principais causas e sintomas do angioedema, que também pode ter formas hereditárias ou surgir sem uma causa identificada.
Quais sinais indicam que a reação pode ser grave?
O maior perigo ocorre quando a reação começa a comprometer a língua, a garganta, a respiração ou a circulação. A anafilaxia é uma reação grave que pode evoluir rapidamente, às vezes poucos minutos após o contato com o alimento, medicamento ou outro desencadeante.
É necessário procurar atendimento de emergência diante de sinais como:
- inchaço da língua, boca ou garganta;
- dificuldade para respirar ou sensação de sufocamento;
- chiado ou respiração muito rápida;
- rouquidão ou mudança repentina da voz;
- dificuldade para engolir ou sensação de garganta fechando;
- tontura intensa, fraqueza ou sensação de desmaio;
- confusão ou perda de consciência.

É preciso ter manchas ou coceira para ser anafilaxia?
Não. Urticária, vermelhidão e coceira podem acompanhar uma reação alérgica, mas sua ausência não elimina a possibilidade de anafilaxia. Uma pessoa pode desenvolver comprometimento respiratório ou queda da pressão sem apresentar lesões evidentes na pele.
Os critérios usados pelo SAMU para reconhecer anafilaxia incluem inchaço de lábios ou língua associado a alterações respiratórias ou sinais de queda da pressão. Como o quadro pode progredir rapidamente, dificuldade para respirar, rouquidão, desmaio ou inchaço da língua e garganta não devem ser observados em casa à espera de melhora.
O que fazer enquanto o atendimento de emergência é acionado?
No Brasil, o SAMU atende gratuitamente pelo número 192, 24 horas por dia. Ao ligar, informe os sintomas e, se souber, qual alimento ou medicamento foi usado antes do início da reação. Se o problema começou após um remédio, ter à mão a embalagem, o nome e o horário da dose pode ajudar a equipe, desde que isso não atrase o pedido de socorro.
Quem já recebeu prescrição de adrenalina autoinjetável para episódios de anafilaxia deve utilizá-la conforme a orientação médica previamente recebida e ainda assim solicitar atendimento de emergência. Antialérgicos podem aliviar manifestações como coceira e urticária, mas não devem ser usados como substitutos do atendimento de uma possível anafilaxia.

Todo inchaço leve precisa de pronto-socorro?
Um inchaço pequeno e restrito, sem alteração da língua ou garganta e sem dificuldade para respirar, não significa necessariamente anafilaxia. Ainda assim, um episódio novo depois de um alimento ou medicamento merece avaliação médica, principalmente se estiver aumentando ou se já tiver acontecido antes. Medicamentos prescritos não devem ser definitivamente suspensos ou substituídos sem orientação, exceto quando a equipe de emergência orientar a conduta diante da reação aguda.
Se o inchaço progredir rapidamente, alcançar língua ou garganta, ou surgir falta de ar, chiado, rouquidão, dificuldade para engolir, tontura ou desmaio, não espere para ver se melhora. Acione o SAMU 192 ou procure atendimento de emergência imediatamente.
Este conteúdo é informativo e não substitui avaliação médica. Inchaço de língua ou garganta, dificuldade para respirar, desmaio ou suspeita de anafilaxia exigem atendimento de emergência.









