Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sorin adulto (cloridrato de nafazolina): o que é, como usar e efeitos colaterais

Atualizado em Agosto 2019

O Sorine é um remédio que pode ser utilizado em casos de congestão nasal para limpar o nariz e facilitar a respiração. Existem dois tipos principais deste medicamento:

  • Sorine adulto: contém nafazolina, uma substância descongestionante de rápida ação;
  • Sorine spray: contém apenas cloreto de sódio e ajuda a fazer limpeza nasal.

No caso do Sorine spray, este remédio pode ser comprado na farmácia sem receita médica e pode ser utilizado por adultos e crianças. Já o Sorine adulto, como contém uma substância ativa, só pode ser comprado com apresentação de receita médica e só deve ser utilizado em adultos.

Devido ao seu efeito descongestionante nasal, este remédio pode ser indicado pelo médico em situações de resfriados, alergias, rinite ou sinusite, por exemplo.

Sorin adulto (cloridrato de nafazolina): o que é, como usar e efeitos colaterais

Para que serve

O Sorine serve para tratar a congestão nasal em situações como gripes, resfriados, quadros alérgicos nasais, rinites e sinusites.

Como usar

A dose recomendada para o Sorine adulto é de 2 a 4 gotas em cada narina, 4 a 6 vezes ao dia, sendo que não se deve ultrapassar a dose máxima de 48 gotas diárias, e os intervalos de administrações devem ser superiores a 3 horas.

Já no caso do Sorine spray, a posologia é mais flexível, devendo-se, por isso, seguir as orientações de um profissional de saúde.

Mecanismo de ação

O Sorine adulto tem nafazolina na composição, que age sobre os receptores adrenérgicos da mucosa, gerando constrição vascular nasal, limitando o fluxo sanguíneo, reduzindo assim o edema e a obstrução, o que resulta no alívio da congestão nasal.

Já o Sorine spray, contém apenas cloreto de sódio a 0,9% que ajuda a fluidificar as secreções e a eliminar o muco preso no nariz, ajudando a aliviar a congestão nasal.

Quem não deve usar

Este remédio é contra-indicado para pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, pessoas com glaucoma, e não deve ser usado em grávidas, sem orientação médica.

Além disso, o Sorine adulto não deve ser usado em crianças com idade inferior a 12 anos.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante a utilização de Sorine são queimação e ardência local e espirros passageiros, enjoo e dor de cabeça.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem