Como surgiu o novo coronavírus (COVID-19)

Atualizado em dezembro 2021

O misterioso novo coronavírus, que causa a infeção COVID-19, surgiu em 2019 na cidade de Wuhan na China e os primeiros casos da infecção parecem ter acontecido de animais para pessoas. Isso porque os vírus da família "coronavírus" afetam principalmente animais, existindo quase 40 tipos diferentes desse vírus identificados em animais e apenas 7 tipos em humanos.

Além disso, os primeiros casos de COVID-19 foram confirmados num grupo de pessoas que estiveram no mesmo mercado popular da cidade de Wuhan, onde eram vendidos vários tipos de animais selvagens vivos, como cobras, morcegos e castores, que poderiam ter estado doentes e passado o vírus para as pessoas.

Após esses primeiros casos, foram identificadas outras pessoas que nunca tinham estado no mercado, mas que também estavam apresentando um quadro de sintomas semelhantes, apoiando a hipótese de que o vírus tinha se adaptado e estava se transmitido entre humanos, possivelmente através da inalação de gotículas de saliva ou de secreções respiratórias que ficavam suspensas no ar após a pessoa contaminada tossir ou espirrar.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de novo coronavírus

Os coronavírus são um grupo de vírus conhecidos por causar doenças que podem ir de uma simples gripe a uma pneumonia atípica, sendo conhecidos até o momento 7 tipos de coronavírus, incluindo o SARS-CoV-2, que causa o COVID-19.

Os sintomas da infecção COVID-19 são semelhantes aos de uma gripe e, por isso, podem ser difíceis de identificar em casa. Dessa forma, se acha que pode estar infectado, responda às perguntas para saber qual o risco:

  1. 1. Sente dor de cabeça ou mal-estar geral?
  2. 2. Sente dor muscular generalizada?
  3. 3. Sente cansaço excessivo?
  4. 4. Tem congestão nasal ou coriza?
  5. 5. Está com tosse intensa, especialmente seca?
  6. 6. Sente dor intensa ou pressão persistente no peito?
  7. 7. Tem febre acima de 38ºC?
  8. 8. Sente dificuldade para respirar ou falta de ar?
  9. 9. Está com os lábios ou rosto ligeiramente azulados?
  10. 10. Está com dor de garganta?
  11. 11. Tem perda do olfato ou paladar?
  12. 12. Esteve em algum local com elevado número de casos de COVID-19, nos últimos 14 dias?
  13. 13. Acha que teve contato com alguém que possa estar com COVID-19, nos últimos 14 dias?

Em alguns casos, especialmente de pessoas com sistema imune fragilizado, a infecção pode evoluir para uma pneumonia, o que pode provocar sintomas mais intensos e colocar a vida em risco. Entenda mais sobre os sintomas do coronavírus e faça nosso teste online.

O vírus pode matar?

Assim como qualquer doença, o COVID-19 pode causar a morte, especialmente quando evolui para um situação de pneumonia grave. No entanto, o óbito por COVID-19 é mais frequente entre pessoas mais velhas e que apresentam doenças crônicas, isso porque possuem o sistema imunológico mais comprometido.

Além disso, pessoas que foram submetidas a transplantes ou a cirurgias, que possuem câncer ou que estão em tratamento com imunossupressores também possuem maior risco de ter complicações.

Veja mais sobre o COVID-19 assistindo ao vídeo a seguir:

youtube image - CORONAVÍRUS: o que é, sintomas e como se proteger

Quando a COVID-19 foi considerada epidemia e pandemia?

Os primeiros casos de COVID-19 foram identificados no final de 2019 e inicialmente foi considerado epidemiologicamente como um surto, já que foi verificado aumento acima do esperado de casos de uma doença em um área específica num determinado período.

No entanto, devido ao surgimento de casos fora da área inicial que concentrava a maioria dos casos, em janeiro de 2020 foi declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional e, posteriormente, epidemia, que pode ser caracterizada pelo aumento rápido no número de casos da doença independentemente da época do ano.

Em março de 2020 foi declarado pela OMS a situação de pandemia de COVID-19, isso porque além de ter sido verificado aumento exponencial dos casos da doença, foi possível observar a ocorrência de COVID-19 em todos os continentes.

Como acontece a transmissão

A transmissão da COVID-19 acontece principalmente através da tosse e dos espirros de uma pessoa infectada, podendo acontecer ainda do contato físico com objetos e superfícies contaminadas. Saiba mais sobre a forma de transmissão da COVID-19.

Como prevenir a COVID-19

Assim como acontece com a prevenção da transmissão de outros vírus, para se proteger da COVID-19 é importante adotar algumas medidas, como:

  • Evitar contato próximo com pessoas que pareçam estar doentes;
  • Lavar frequentemente e corretamente as mãos, principalmente após contacto direto com pessoas doentes;
  • Evitar contacto com animais;
  • Evitar a partilha de objetos, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Tapar o nariz e boca quando se espirrar ou tossir, evitando fazê-lo com as mãos.

Além disso é ainda possível prevenir infecções graves e internamento através da vacinação, que pode não proteger totalmente contra o desenvolvimento da infecção, mas que reduz acentuadamente o número de infecções graves. Entenda como funcionam as vacinas contra a COVID-19 e quando tomar.

Veja como lavar corretamente as mãos, no vídeo seguinte:

youtube image - Como lavar as mãos do jeito certo | com Drauzio Varella