Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Micose Fungoide: o que é, sintomas e como é feito o tratamento

A micose fungoide ou linfoma crônico das células T é um tipo de câncer caracterizado pela presença de lesões na pele que, caso não seja tratado, evoluem para os órgãos internos. A micose fungoide é um tipo raro de linfoma não-Hodgkin, que é um tipo de linfoma caracterizado pelo aumento dos gânglios linfáticos. Saiba mais sobre o linfoma não-Hodgkin.

Apesar do nome, a micose fungoide nada tem a ver com fungos, assim, não é contagiosa e nem é tratado com antifúngicos, mas sim com radioterapia ou corticoides de uso tópico de acordo com o estágio da doença. 

Os primeiros sintomas da micose fungoide são as lesões na pele que podem se espalhar pelo corpo todo, mas que são de difícil diagnóstico.

Micose Fungoide: o que é, sintomas e como é feito o tratamento
Micose Fungoide: o que é, sintomas e como é feito o tratamento
Fonte: Centers for Disease Control and Prevention

Como é feito o tratamento

O tratamento para micose fungoide é feito de acordo com a orientação do oncologista ou hematologista e depende do estágio da doença, podendo ser feito com quimio ou radioterapia e uso de corticoides tópicos.

O tratamento para esse tipo de linfoma deve ser iniciado o meu rápido possível, já que evolui de forma rápida e o tratamento nos estágios mais avançados é mais difícil.

Diagnóstico da micose fungoide

O diagnóstico da micose fungoide pode ser feito por médico dermatologista através de exames de pele, como por exemplo a biópsia. No entanto, na fase inicial da doença é difícil avaliar concretamente os resultados, devendo o médico acompanhar o pacientes e com o objetivo de verificar se há evolução das lesões e surgimentos de outros sintomas. Entenda como é feito o exame dermatológico.

O diagnóstico também pode ser feito por hematologista por meio de exames de sangue, que indicam aumento no número de leucócitos e anemia, devendo ser realizado também biópsia do tecido. Veja o que é e para que serve a biópsia.

Para acompanhar o desenvolvimento da doença e resposta ao tratamento, o médico pode solicitar também a biópsia de pele, além tomografia de tórax, abdômen e pelve.

Principais sintomas

Os principais sintomas da micose fungoide são:

  • Manchas na pele;
  • Coceira;
  • Descamação da pele;
  • Desenvolvimento de nós debaixo da pele;
  • Pele seca;
  • Aumento de linfócitos no exame de sangue.

Esses sintomas surgem principalmente em pessoas com mais de 50 anos de idade e do sexo masculino. Os sintomas da micose fungoide começam como um processo inflamatório mas que logo depois se transforma em um processo de neoplásico.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...