O ultrassom detecta gravidez?

“Minha menstruação está atrasada faz uma ou duas semanas e tenho um ultrassom abdominal marcado. Queria saber se esse exame também pode detectar a gravidez, mesmo não sendo indicado para esse fim. O ultrassom detecta gravidez?”

Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM-RJ 52-110154-4

Jonathan Panoeiro
Não tem agenda disponível
Buscar Ginecologista perto de você

O ultrassom pode detectar a gravidez, mas normalmente não com 1 ou 2 semanas. O ultrassom abdominal geralmente só é capaz de detectar uma gravidez partir das 7 semanas, enquanto o ultrassom transvaginal, a partir das 4 semanas e meia.

Além de confirmar a gravidez, o ultrassom é um exame que permite estimar a idade gestacional, verificar localização do bebê, avaliar a sua saúde e acompanhar o seu crescimento, por exemplo, sendo conhecido como ultrassom obstétrico neste caso. Entenda melhor o que é o ultrassom obstétrico e para que serve.

Caso você suspeite que esteja grávida, o ideal é consultar um consultar um ginecologista ou clínico geral, que podem indicar exames mais adequados para confirmar se está grávida ou não.

50% dos leitores acham este conteúdo útil (2 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Ginecologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Barriga pulsando pode ser gravidez?

É pouco provável que sentir barriga pulsando possa indicar uma gravidez. Entenda melhor se a barriga pulsando pode ser gravidez.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

22 semanas são quantos meses de gravidez?

22 semanas de gravidez correspondem ao final do quinto mês e início do sexto mês de gestação. Entenda melhor quantos meses são 22 semanas, o que acontece nessa fase da gravidez e qual médico se deve consultar no caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

18 semanas são quantos meses de gravidez?

A 18 ª semana de gestação corresponde ao início do 5 º mês de gravidez, fazendo parte do 2º trimestre. Veja o que acontece durante a 18ª semana de gravidez e qual médico consultar em caso de dúvida.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

27 semanas são quantos meses de gravidez?

Entenda quantos meses são 27 semanas de gravidez, saiba o que acontece nessa idade gestacional e qual médico que deve consultar no caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

É normal sair leite com 1 mês de gravidez?

É possível sair uma pequena quantidade de leite no início da gravidez, inclusive logo no primeiro mês. No entanto, é mais comum que aconteça no final da gestação. Veja quando é normal a saída de leite durante a gestação, quando se preocupar e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Aréola coçando pode ser sinal de gravidez?

A aréola coçando não é, por si só, um sinal de gravidez. Porém, algumas mulheres podem apresentar maior sensibilidade em toda a região do mamilo durante a gestação. Entenda quando a coceira na aréola pode ser sinal de gravidez e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo 14 primeiros sintomas de gravidez (semana a semana)

14 primeiros sintomas de gravidez (semana a semana)

Os principais sintomas de gravidez são atraso da menstruação, enjoos matinais, alterações de humor, cansaço e vontade de urinar. Conheça os 14 primeiros sinais de gravidez, como evoluem semana a semana e quando fazer o teste de gravidez.

Imagem ilustrativa do artigo Quando fazer o primeiro ultrassom na gravidez (e quantos se faz)

Quando fazer o primeiro ultrassom na gravidez (e quantos se faz)

O ultrassom identifica a idade gestacional, assim como permite a avaliação do desenvolvimento do bebê e identifica doenças. Entenda melhor quando fazer, para que serve e quantos ultrassons se deve fazer durante a gravidez.

Imagem ilustrativa do artigo 8 sintomas de gravidez antes do atraso (e como saber se é gravidez)

8 sintomas de gravidez antes do atraso (e como saber se é gravidez)

Antes do atraso menstrual, é possível que surjam alguns sintomas que podem indicar gravidez, como dor nas mamas, cansaço excessivo e cólicas, por exemplo. Saiba reconhecer os sintomas de gravidez antes do atraso e quando fazer o exame de gravidez.

Imagem ilustrativa do artigo Sangramento na gravidez: causas e o que fazer (por trimestre)

Sangramento na gravidez: causas e o que fazer (por trimestre)

É normal um pequeno sangramento vaginal durante a gravidez, especialmente após o contato íntimo no último trimestre de gravidez. Mas existem outras causas graves, como gravidez ectópica, aborto ou descolamento da placenta que devem ser investigadas pelo obstetra. Conheça as principais causas de sangramento na gravidez.

Imagem ilustrativa do artigo Dor vaginal na gravidez: 8 causas comuns (e o que fazer)

Dor vaginal na gravidez: 8 causas comuns (e o que fazer)

A dor vaginal na gravidez acontece principalmente devido ao desenvolvimento normal do bebê, mas também pode ser um sinal de problemas mais sérios como infecção urinária, infecções sexualmente transmissíveis ou vaginismo. Confira as causas mais comuns de dor vaginal na gravidez e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo 5 possíveis causas do teste de gravidez falso negativo

5 possíveis causas do teste de gravidez falso negativo

O resultado do teste de gravidez de farmácia geralmente é bastante fiável, no entanto existem alterações no ciclo menstrual da mulher, que podem causar várias dúvidas, especialmente quando o teste de gravidez dá negativo mas a menstruação continua sem aparecer. Conheça as causas do teste de gravidez falso negativo.

Imagem ilustrativa do artigo Exames na gravidez: quais precisa fazer (e complementares)

Exames na gravidez: quais precisa fazer (e complementares)

Os exames na gravidez incluem exames de sangue, ultrassonografias, exames ginecológicos e de urina, e são importantes para avaliar a saúde da mulher e o desenvolvimento do bebê. Confira todos os exames que devem ser realizados pela grávida.

Imagem ilustrativa do artigo 1º trimestre de gravidez: desenvolvimento, cuidados e exames

1º trimestre de gravidez: desenvolvimento, cuidados e exames

O 1º trimestre de gravidez corresponde às semanas 1 a 13 da gestação e é marcado pelo rápido desenvolvimento do bebê. Durante essa fase também surgem várias mudanças no corpo da mulher. Veja como é o desenvolvimento do bebê nesta fase, principais cuidados e os exames pré-natal recomendados.