O hemograma completo não precisa de jejum, pois a alimentação não costuma interferir na contagem das células do sangue, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Normalmente, o médico só pede jejum quando existem outros exames que serão feitos junto com o hemograma (o que é bastante comum), como medição da glicemia ou de colesterol, que podem exigir até 8 ou 12 horas sem comer.
Mesmo sem a necessidade de jejum, é recomendado evitar bebidas alcoólicas nas 48 horas anteriores ao exame e não praticar atividades físicas muito intensas nas 24 horas antes, já que esses fatores podem alterar ligeiramente os resultados. Veja outros cuidados que deve ter ao realizar um hemograma.
Por isso, se apenas vai fazer um exame de hemograma, não precisa fazer jejum, devendo só ter cuidado com o consumo de álcool e o excesso de exercício físico. Já se o exame inclui outras avaliações, o ideal será falar com o seu médico para entender a necessidade de jejum e qual o período recomendado. Confira os principais tempos de jejum para diferentes exames de sangue.