38 semanas de gravidez são aproximadamente 9 meses de gestação, o que significa que a mulher está bem perto do fim da gravidez. Em geral, esta conta varia um pouco porque cada “mês” não tem exatamente 4 semanas certinhas, mas 38 semanas costuma cair na 3ª semana do 9º mês.
Nessa fase, a gravidez já está no final do terceiro trimestre, e o bebê costuma estar praticamente formado e se preparando para nascer. Por isso, é comum que muitas gestantes sintam mais cansaço e percebam mudanças no corpo, como maior pressão na parte de baixo da barriga. Entenda melhor quais transformações esperadas nessa semana de gestação.
Também é possível que a barriga fique dura em alguns momentos por causa das contrações de treinamento, além de surgir inchaço nos pés e uma vontade mais frequente de urinar, já que o peso do bebê pressiona a bexiga.
Por ser uma fase muito próxima do parto, o ideal é seguir as orientações do obstetra e manter o pré-natal em dia, evitando qualquer automedicação, mesmo para sintomas “comuns” do fim da gestação. Se surgirem sinais como sangramento, saída de líquido, diminuição dos movimentos do bebê ou contrações regulares e dolorosas, a recomendação é procurar orientação médica imediatamente ou ir à maternidade.