33 semanas de gestação equivalem à segunda semana do 8º mês de gravidez. Nessa fase, a gestante está no terceiro trimestre, um período marcado por mudanças importantes no corpo da mãe e no desenvolvimento final do bebê.
A partir da 33ª semana, o bebê já tem ossos formados, embora ainda macios, e continua ganhando peso e gordura corporal. Também está ficando mais preparado para o nascimento e, por isso, pode já estar virado de cabeça para baixo e reagindo com mais intensidade aos sons ao seu redor. Veja com maior detalhe como é o desenvolvimento do bebê às 33 semanas.
É comum a grávida sentir mais cansaço, falta de ar, azia e inchaço, especialmente nas pernas, mãos e rosto. Esses sintomas fazem parte da reta final da gestação, mas é importante a gestante ficar atenta se o inchaço surge de forma repentina ou se é acompanhado de ganho de peso muito rápido, pois pode ser sinal de pré-eclâmpsia.
Durante o terceiro trimestre, o acompanhamento com o obstetra deve ser frequente. Apenas o médico pode avaliar a saúde da mãe e do bebê, identificar possíveis complicações e orientar sobre os preparativos para o parto.