Qual médico trata sinusite?

agosto 2022

Os médicos mais indicados para tratar a sinusite são:

1. Otorrinolaringologista

O médico especialista em sinusite é o otorrinolaringologista, pois é o profissional responsável por identificar e tratar problemas relacionados com o nariz e seios nasais, onde se inclui a sinusite.

Este médico pode confirmar o diagnóstico de sinusite através dos sintomas, mas também pode realizar alguns exames, como a endoscopia nasal, que ajudam a identificar a inflamação dos seios nasais.

O tratamento da sinusite normalmente inclui o uso de remédios para aliviar os sintomas, mas também pode ser complementado com medidas caseiras, como a lavagem nasal com soro fisiológico. Veja mais sobre o tratamento da sinusite.

2. Alergologista

O alergologista é um especialista que também pode ser consultado no caso de sinusite, principalmente quando está associada a algum tipo de alergia, como alergia a poeira, pólen ou pelo de animais, por exemplo. Saiba como identificar a sinusite alérgica.

Este médico poderá receitar o uso de anti-histamínicos para aliviar a alergia ou encaminhar para um otorrinolaringologista, caso identifique que é necessário algum tratamento mais específico.

Quando ir ao médico

É aconselhado ir ao médico quando surgem sintomas como:

  • Dor no rosto, especialmente ao redor dos olhos e nariz;
  • Sensação de peso no rosto;
  • Nariz entupido;
  • Secreção nasal amarela ou esverdeada;
  • Mau hálito.

Estes sintomas podem indicar o desenvolvimento de uma sinusite. Embora não seja uma situação de emergência, a sinusite pode causar bastante desconforto e afetar as tarefas diárias, especialmente se durar por várias semanas ou meses.

Que médico consultar para outros problemas

Caso tenha algum outro problema ou sintoma que esteja incomodando, insira-o nesta ferramenta para saber qual o médico mais indicado para consultar:

Erro
Não escreva mais do que três palavras.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em agosto de 2022.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.