Fosfomicina é um antibiótico indicado para infecções das vias urinárias, como cistite aguda ou recorrente, uretrite e bactérias na urina durante a gravidez mesmo sem sintomas de infecção.
A fosfomicina também pode ser recomendada para prevenir e tratar infecções urinárias após cirurgias, pois age eliminando as bactérias das vias urinárias, como estafilococos, estreptococos, E.coli, Proteus sp., Klebsiella sp., Enterobacter sp. ou Citrobacter sp.
Leia também: Infecção urinária: sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/infeccao-do-trato-urinarioA fosfomicina é vendida em farmácias na forma de sachês, contendo 3 g de fosfomicina trometamol, como genérico ou com os nomes comerciais Monuril, Vizuria ou Traturil, sendo vendida somente com a apresentação de receita médica.
Para que serve a fosfomicina
A fosfomicina é indicada para o tratamento de:
- Cistite aguda ou recorrente;
- Síndrome uretrovesical bacteriana aguda;
- Uretrite não específica;
- Bactérias na urina durante gravidez, sem sintomas de infecção;
- Infecção urinária após cirurgias.
A fosfomicina também pode ser indicada pelo médico para prevenir a infecção urinária após cirurgias e para outros procedimentos feitos nas vias urinárias, como exames de cistoscopia ou uretrocistografia.
Leia também: 6 antibióticos para infecção urinária (e como tomar) tuasaude.com/antibiotico-para-infeccao-urinariaComo tomar fosfomicina trometamol
A fosfomicina trometamol deve ser tomada dissolvendo-se o conteúdo do envelope em um copo de água (50 a 75 mL) e misturado com o auxílio de uma colher.
A solução deve ser ingerida com o estômago vazio imediatamente após o preparo, de preferência, à noite antes de deitar e após urinar.
Fosfomicina posologia
A posologia da fosfomicina varia conforme a indicação médica e a condição a ser tratada, que inclui:
- Infecções agudas: 1 envelope de fosfomicina em dose única;
- Infecções por Pseudomonas, Proteus e Enterobacter: 2 envelopes com um intervalo de 24 horas entre cada envelope;
- Prevenção de infecções urinárias, após cirurgias e manobras instrumentais: 2 envelopes de fosfomicina, tomando-se o primeiro 3 horas antes do procedimento e o segundo, 24 horas depois.
Após o início do tratamento, é esperado que os sintomas desapareçam em 2 a 3 dias.
Caso a melhora não aconteça, é recomendado consultar o médico novamente para uma avaliação.
Fosfomicina 3g
A fosfomicina 3 g é a dose desse antibiótico contida em cada envelope.
Geralmente, o sachê ou envelope contém 5,631g de fosfomicina trometamol, que equivale a 3 g de fosfomicina que é a forma ativa desse remédio.
Possíveis efeitos colaterais
Os possíveis efeitos colaterais com o uso da fosfomicina são dor de cabeça, tonturas, infecções vaginais, náusea, dor no estômago, diarreia, desconforto gástrico e vulvovaginite.
Já os efeitos colaterais menos comuns com o uso deste remédio incluem vômitos, manchas avermelhadas e coceira na pele, fadiga e formigamento.
Embora seja mais raro, algumas pessoas também podem apresentar taquicardia e reações anafiláticas, incluindo choque anafilático, hipersensibilidade, asma, inflamação intestinal, angioedema e pressão arterial baixa.
Leia também: Choque anafilático: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/choque-anafilaticoQuem não deve usar
Este medicamento não deve ser usado por pessoas com alergia à fosfomicina ou a qualquer um dos componentes da fórmula.
Além disso, a fosfomicina trometamol também não deve ser usada por crianças com menos de 12 anos, pessoas com insuficiência renal grave, síndrome de má absorção de glicose-galactose, insuficiência de sacarose-isomaltose ou que estejam fazendo hemodiálise.
A fosfomicina durante a gravidez ou amamentação, só deve ser usada com indicação e orientação médica.
Assista também o vídeo seguinte e saiba o que comer para ajudar a tratar a infecção urinária e a prevenir recorrências: