Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Efeitos do preenchimento dos seios com Macrolane e riscos para saúde

Macrolane é um gel à base de ácido hialurônico quimicamente modificado usado pelo dermatologista ou cirurgião plástico para preenchimento, sendo uma alternativa aos implantes de silicone, que pode ser injetado em certas regiões do corpo, promovendo um aumento do seu volume, melhorando o contorno corporal.

O preenchimento com macrolane pode ser usado para aumentar uma determinada área do corpo, como por exemplo os lábios, seios, bumbum e pernas, e serve ainda para melhorar a aparência das cicatrizes, sem a necessidade de cortes ou de anestesia geral. O efeito do preenchimento dura em média de 12 a 18 meses, podendo ser reinjetado, a partir desta data.

Macrolane TM é fabricado na Suécia e foi aprovado para ser usado na Europa em 2006 para preenchimento estético dos seios, ele é pouco usado no Brasil e foi proibido na França em 2012. 

Efeitos do preenchimento dos seios com Macrolane e riscos para saúde

Para quem é indicado

O preenchimento com macrolane é indicado para aqueles que estejam próximo do peso ideal, que estejam saudáveis e que desejam aumentar o volume de uma determinada região do corpo, como lábios ou preenchimento de rugas. Na face pode-se aplicar de 1-5 ml de macrolane, enquanto que nas mamas é possível aplicar de 100-150 m em cada mama. 

Como é feita o procedimento

Inicia-se o preenchimento com macrolane com uma anestesia no local do tratamento, a seguir o médico irá introduzir o gel nas áreas desejadas e os resultados podem ser vistos logo ao final do procedimento.

Efeitos colaterais 

Os possíveis efeitos colaterais do macrolane são a irritação local, inchaço, pequena inflamação e dor. Estes podem ser facilmente solucionados com a toma de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos receitados pelo médico no dia da aplicação.

Espera-se que haja uma reabsorção do produto em 12-18 meses, e por isso é normal que após alguns meses da aplicação possa notar uma diminuição do seu efeito. Estima-se que 50% do produto seja reabsorvido nos primeiros 6 meses. 

Há relato de dor nas mamas após um ano do procedimento e surgimento de nódulos nas mamas. 

Riscos 

Macrolane é bem tolerado pelo organismo e não tem riscos para a saúde, mas pode dificultar a amamentação, se o produto for aplicado nos seios e ainda não tiver sido totalmente reabsorvido pelo organismo quando o bebê nascer, e podem surgir nódulos mamários no local onde é realizada a aplicação. 

Macrolane não atrapalha a realização de exames como a mamografia, mas recomenda-se realizar mamografia + ultrassom para uma melhor avaliação das mamas.


Bibliografia

  • CRIADO, Divanei Aparecida Bottaro; BRAOJO, Fernanda Del Campo; TORRES, Ulysses dos Santos; MUNIZ, Marcos Pontes. Preenchimento estético das mamas com ácido hialurônico: aspectos de imagem e implicações sobre a avaliação radiológica. Radiol Bras. Vol.45. 3.ed; 181–183, 2012
  • HÉDEN, Per, et al. Safety and Efficacy of Stabilized Hyaluronic Acid Gel for Breast Enhancement. Plast Reconstr Surg Glob Open. Vol.12. 3.ed; 1-5, 2015
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem