Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Leucograma na gravidez

O leucograma é um exame de sangue realizado para verificar a quantidade de células de defesa do organismo circulantes no sangue, os glóbulos brancos. É importante que a gestante realize o leucograma para que possa saber como está o seu sistema imune.

Durante a gravidez pode ser visto no leucograma número aumentado de leucócitos, linfócitos e plaquetas, o que pode ser normal na gestação ou pode indicar uma infecção urinária, por exemplo.

Os valores do leucograma tendem a voltar ao normal cerca de 35 a 78 dias após o parto. Qualquer alteração significativa deve ser correlacionada com a história clínica da mulher para verificar a existência de alguma doença em curso.

Leucograma na gravidez

O que significam os leucócitos altos?

Os leucócitos altos, ou leucocitose, normalmente acontece como consequência da gravidez, podendo ser estresse pré-parto ou resposta do organismo ao feto, ou seja, o corpo passa a produzir mais células de defesa para evitar que haja rejeição. 

Apesar da leucocitose ser comum durante a gravidez, pode ser recomendado pelo médico a realização de um exame de urina, para descartar a possibilidade de infecção urinária. Saiba quais são os sintomas e como é feito o tratamento da infecção urinária durante a gravidez.

Valores de referência do leucograma na gravidez

Os valores absolutos de referência dos leucócitos totais em mulheres a partir dos 14 anos são entre 4500 e 11000/mm3, mas durante a gravidez esses valores são alterados:

  • 1º trimestre: Leucócitos: valor de referência x 1.25; Neutrófilos bastonetes: valor de referência x 1.85; Neutrófilos segmentados: valor de referência x 1.15; Linfócitos totais: valor de referência x 0.85
  • 2º trimestre: Leucócitos: valor de referência x 1.40; Neutrófilos bastonetes: valor de referência x 2.70; Neutrófilos segmentados: valor de referência x 1.80; Linfócitos totais: valor de referência x 0.80
  • 3º trimestre: Leucócitos: valor de referência x 1.70; Neutrófilos bastonetes: valor de referência x  3.00; Neutrófilos segmentados: valor de referência x 1.85; Linfócitos totais: valor de referência x 0.75
  • Até 3 dias após trabalho de parto: Leucócitos: valor de referência x 2.85; Neutrófilos bastonetes: valor de referência x 4.00; Neutrófilos segmentados: valor de referência x 2.85; Linfócitos totais: valor de referência x 0.70

Os valores de referência variam de acordo com a idade da mulher, por isso ele deverá ser verificado antes de ser multiplicado pelos valores acima citados. Veja quais são os valores de referência do leucograma.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...