Leite de Alpiste: o que é, para que serve e como fazer

O leite de alpiste é uma bebida vegetal preparada com o alpiste (Phalaris canariensis) e água. Essa bebida pode ajudar a diminuir a pressão arterial, diminuir o colesterol e favorecer a perda de peso.

O leite de alpiste não contém glúten e lactose, sendo uma boa opção para pessoas com intolerância à proteína do leite, ao glúten ou que seguem uma alimentação vegetariana. Além disso, possui diversos benefícios para a saúde devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Leia também: 5 tipos de vegetarianismo (e suas diferenças) tuasaude.com/vegetarianismo

As sementes de alpiste podem ser encontradas em lojas de produtos naturais ou supermercados, sendo importante que as sementes sejam adequadas para o consumo humano, uma vez que o alpiste consumido por aves contém silício, uma substância que está associada ao câncer de esôfago nas pessoas.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O leite de alpiste pode servir para:

1. Diminuir a pressão arterial

O leite de alpiste ajuda a diminuir a pressão arterial porque bloqueia a enzima conversora de angiotensina, uma substância que provoca a contração dos vasos sanguíneos.

Além disso, essa bebida contém triptofano, um aminoácido que ajuda a relaxar os músculos dos vasos sanguíneos e reduz a atividade do sistema nervoso que acelera o coração.

2. Favorecer o aumento da massa muscular

Devido à grande quantidade de proteínas, o leite de alpiste pode contribuir para o aumento da massa muscular, já que este nutriente é fundamental para a reparação e desenvolvimento dos músculos.

3. Diminuir o colesterol

O alpiste é uma semente rica em antioxidantes e ácido linoleico, que são substâncias que interferem no metabolismo das gorduras.

Além disso, o leite de alpiste contém lipase, uma enzima que ajuda a decompor as gorduras e favorece o uso das gorduras armazenadas como energia, o que contribui para a redução do colesterol LDL, também chamado de colesterol ruim, no sangue.

4. Prevenir a ansiedade e a depressão

Por causa da grande quantidade de triptofano, um aminoácido essencial para a formação de serotonina, um composto conhecido como "hormônio do prazer", o leite de alpiste pode ajudar na prevenção e alívio dos sintomas da ansiedade e depressão.

Leia também: Triptofano: o que é, para que serve e alimentos ricos tuasaude.com/triptofano

5. Pode ser consumida por vegetarianos e veganos

O leite de alpiste é obtido a partir de uma semente e, por isso, pode ser consumido por pessoas que seguem dietas vegetarianas ou veganas.

Além disso, o leite de alpiste contém proteínas e algumas vitaminas do complexo B, fundamentais para uma alimentação balanceada.

6. Ajudar na regulação do açúcar

O leite de alpiste contém compostos que poderiam inibir uma enzima que está relacionada com o aumento do apetite e atividade da insulina, favorecendo o controle do açúcar no sangue.

Alguns estudos também sugerem que o alpiste poderia inibir as enzimas amilase e alfa-glucosidase, o que contribuiria para a redução dos níveis de açúcar no sangue após as refeições.

Dessa forma, o leite de alpiste poderia ser uma boa opção para pessoas com diabetes. No entanto são ainda necessários mais estudos que ajudem a confirmar esse efeito.

7. Favorecer a perda de peso

O alpiste é uma semente com poucas calorias, rica em proteínas e fibras dietéticas. Contém também compostos que favorecem a digestão das gorduras e ajudam o corpo a utilizá-las como fonte de energia.

Além disso, é rico em fibras que promovem a sensação de saciedade, melhoram o trânsito intestinal e podem diminuir a absorção de gorduras.

8. Melhorar a capacidade cognitiva

O alpiste é rico em ácido glutâmico, um aminoácido que está presente em grandes quantidades no cérebro. Alguns estudos científicos indicam que alterações no metabolismo deste aminoácido e na sua regulação a nível cerebral poderiam estar relacionadas com o desenvolvimento do Alzheimer.

9. Melhorar o funcionamento do pâncreas

O alpiste contém enzimas que podem ajudar a quebrar as gorduras e compostos que favorecem o controle do açúcar no sangue. Além disso, a presença de fibras podem melhorar a digestão.

10. Não contém glúten e nem lactose

O leite de alpiste não contém glúten e nem lactose, de forma que pode ser consumida por pessoas celíacas, com alergia à proteína do leite de vaca e pessoas com intolerância à lactose.

Informação nutricional do leite de alpiste

A seguir estão indicadas as informações nutricionais para 100 gramas de alpiste e 100 mL de leite de alpiste:

Componentes Semente de alpiste (100 gramas) Leite de alpiste (100 ml)*
Energia 399 calorias 34,5 calorias
Carboidratos 68,7 g 6,5 g
Proteínas 21,3 g 1,17 g
Gorduras totais 6,7 g 0,45 g
Fibras 6,2 g 0,39 g
Triptofano 2,8 g --

* Os valores nutricionais do leite de leite de alpiste apresentados na tabela correspondem a uma bebida industrializada e não são provenientes de uma tabela oficial de composição nutricional.

Para obter todos os benefícios, o leite de alpiste deve fazer parte de uma alimentação equilibrada e saudável.

Como fazer o leite de alpiste

Pode-se encontrar o leite de alpiste para consumo humano em pó ou pronto para beber, em lojas de produtos naturais, porém sua receita é muito fácil de fazer em casa.

O seu sabor é leve e muito semelhante às bebidas de cereais, como o leite de aveia e arroz, por exemplo.

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 5 colheres de sopa de alpiste.

Modo de preparo:

Depois de lavar bem as sementes numa peneira com água corrente, deixar de molho num recipiente de vidro com a água de um dia para o outro.

Para finalizar, triturar no liquidificador e coar com um coador bem fino ou um tecido tipo voal, de cortina.

Quem não deve consumir

O leite de alpiste não deve ser consumido por pessoas com fenilcetonúria, pois contém fenilalanina, um aminoácido que pode se acumular de forma tóxica no organismo em pessoas que possuem essa doença.

Leia também: Fenilcetonúria: o que é, sintomas, tratamento e complicações tuasaude.com/fenilcetonuria

O alpiste para aves também é contraindicado para o consumo humano, já que contém silício, uma substância presente na casca e que está associada ao risco de câncer de esôfago. Por isso, é recomendado usar somente sementes que têm no rótulo que são próprias para consumo humano.

Além disso, mulheres grávidas e pessoas que tomam remédios para diabetes ou pressão arterial, devem consultar o médico antes de consumir o leite de alpiste.

Vídeos relacionados

10 TROCAS SAUDÁVEIS PARA VIVER MELHOR

05:59 | 82.505 visualizações

Como ser um bom Vegetariano

12:01 | 145.125 visualizações

O que comer se tem intolerância à lactose

03:33 | 247.299 visualizações