Lacrifilm é um colírio lubrificante indicado para olho seco, irritação devido à exposição ao sol, vento, calor ou ar seco, ou ressecamento nos olhos causado por lentes de contato.
Isso porque esse colírio contém carmelose sódica, uma substância que que tem uma composição semelhante à lágrima natural dos olhos, deixando os olhos mais umidificados, aliviando os sintomas.
O colírio Lacrifilm pode ser comprado em farmácias ou drogarias e, embora não precise apresentar receita, seu uso deve ser feito com orientação do oftalmologista.
Para que serve
O Lacrifilm colírio é indicado para:
- Olho seco ou síndrome do olho seco;
- Irritação ou sensação de ardor nos olhos;
- Desconforto nos olhos pela exposição ao vento, sol, calor ou ar seco;
- Ressecamento, irritação, desconforto ou coceira causados pelo uso de lentes de contato.
Além disso, o Lacrifilm pode ser usado para para proteger contra irritações nos olhos.
O uso do colírio lubrificante Lacrifilm deve ser feito com orientação do oftalmologista após avaliação da causa dos sintomas apresentados.
Qual é a função do Lacrifilm?
O Lacrifilm é uma lágrima artificial tem como função cobrir e proteger a superfície dos olhos, pois contém carmelose sódica, um polímero que semelhante as lágrimas produzidas naturalmente pelo corpo.
Esse colírio se combina com a lágrima dos olhos, umidificando e lubrificando a superfície dos olhos, e promovendo o alívio da secura nos olhos, irritação ou ardor.
Leia também: Tipos de colírio: antialérgicos, lubrificantes, antibióticos (e mais) tuasaude.com/colirioÉ recomendado usar o Lacrifilm para conjuntivite?
O Lacrifilm colírio pode ser recomendado pelo oftalmologista para ajudar a aliviar os sintomas da conjuntivite viral ou alérgica, como coceira, ardor, desconforto ou sensação de areia nos olhos.
No entanto, o colírio Lacrifilm não trata a causa da conjuntivite, mas apenas ajuda a aliviar os sintomas, devendo-se fazer o tratamento da conjuntivite conforme orientação do oftalmologista.
Como usar
Para usar o colírio Lacrifilm, é recomendado:
- Lavar bem as mãos com água e sabonete neutro;
- Inclinar a cabeça para trás e olhar para cima;
- Puxar suavemente a pálpebra inferior para baixo, como uma das mãos, formando uma espécie de bolsa, que é o saco conjuntival;
- Segurar o frasco do colírio de cabeça para baixo, com a outra mão, apontando-o para a bolsinha formada ao puxar a pálpebra inferior;
- Colocar a quantidade de gotas indicada pelo oftalmologista;
- Fechar os olhos pressionando levemente o canto do olho por 1 minuto;
- Lavar as mãos novamente com água e sabonete neutro.
Ao usar o Lacrifilm é importante não tocar na ponta do frasco do colírio, assim como deve-se evitar encostar a ponta do frasco no olho, para evitar a contaminação do colírio, diminuindo o risco de infecções nos olhos.
Posologia do Lacrifilm
A posologia do Lacrifilm colírio 5 mg/mL para adultos é de 1 a 2 gotas no olho afetado, sempre que necessário ou conforme orientação do oftalmologista.
Após a abertura do frasco do Lacrifilm, a validade do colírio é de 120 dias (aproximadamente 4 meses), armazenado em temperatura ambiente (15º a 30ºC), devendo ser descartada qualquer quantidade não utilizada após esse período.
Quantas vezes posso usar Lacrifilm por dia?
O Lacrifilm pode ser usado sempre que for necessário ao longo do dia, respeitando a dose de 1 a 2 gotas a cada utilização.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do colírio Lacrifilm visão turva, irritação, ardor ou desconforto nos olhos.
Além disso, também podem surgir dor ou coceira nos olhos, vermelhidão na pálpebra, aumento da produção de lágrima, sensação de corpo estranho nos olhos ou reações alérgicas.
Caso surjam efeitos colaterais, é recomendado interromper o uso do colírio Lacrifilm e consultar o oftalmologista novamente.
Quem não deve usar
O Lacrifilm colírio é contraindicado nas seguintes situações:
- Alergia à carmelose sódica, ou qualquer outro componente do colírio;
- Uso em outras partes do corpo, que não sejam os olhos.
- Mudança na cor do colírio, que normalmente é incolor e transparente;
- Aparência turva, esbranquiçado ou leitosa no colírio.
Durante a gravidez ou amamentação, ou no caso de crianças, o colírio Lacrifilm só deve ser usado se indicado pelo médico.
Além disso, não se deve usar o Lacrifilm se estiver vencido ou após 120 dias da abertura do frasco.