Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Inteligência Interpessoal: o que é, características e como desenvolver

Atualizado em Setembro 2019

A Inteligência interpessoal é a capacidade de compreender as emoções e agir corretamente diante das atitudes das outras pessoas, seja relacionado ao sentido de humor alheio, ideias, pensamentos ou qualquer atitude de outras pessoas. Uma pessoa com a inteligência interpessoal desenvolvida tende a ser positiva, prestativa, humilde, consegue liderar tranquilamente e possui facilidade de interagir com outras pessoas.

A inteligência interpessoal tem muitos benefícios, mas um dos principais é a criação da empatia, que possibilita um bom desempenho no ambiente de trabalho, isso porque pessoas com esse tipo de habilidade têm uma capacidade maior de identificar as qualidades das pessoas e extrair o melhor delas, organizando trabalhos em equipe e aumentando a produtividade no local de trabalho.

Inteligência Interpessoal: o que é, características e como desenvolver

Características da Inteligência Interpessoal

A pessoa que possui a inteligência interpessoal bem desenvolvida costuma não ter dificuldade de se relacionar com as outras pessoas e apresentam, mais frequentemente, perfil de liderança. Outras características relacionas à inteligência interpessoal são:

  • Bom humor e simpatia;
  • Possuem escuta ativa, ou seja, estão sempre dispostas a ouvir as outras pessoas;
  • Maior habilidade para solucionar conflitos, diminuindo a tensão;
  • Melhor compreensão da linguagem verbal e não-verbal;
  • Conseguem entender as motivações e intenções das pessoas;
  • Possuem empatia;
  • Conseguem construir laços de confiança com maior facilidade;
  • São bem articulados, conseguindo expressar seu ponto de vista de forma clara.

A inteligência interpessoal é uma característica que pode ser desenvolvida ao longo do tempo, sendo importante em algumas profissões, como por exemplo no caso dos médicos, advogados, psicólogos, professores e vendedores. No entanto, é interessante que essa habilidade seja desenvolvida por todos, independente da profissão, pois dessa forma a comunicação torna-se mais fácil.

Como desenvolver

A inteligencia interpessoal pode ser desenvolvida através de atividades que possibilitam o contato com outras pessoas, como dança, teatro, grupo de estudos, terapia de grupo e musicoterapia. Essas atividades aumentam a confiança da pessoa em si mesmo, fazendo com que aprenda a respeitar e a lidar com as diferenças, tornando mais fácil a interação com as outras pessoas.

Fazer trabalhos em equipe, participar de eventos em que se possa ter contato com pessoas diferentes, organizar uma festa, tomar a iniciativa em determinado projeto e ensinar, por exemplo, são ótimas estratégias que podem estimular o desenvolvimento da inteligência interpessoal.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem