Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba porque o herpes genital na gravidez pode prejudicar o bebê

O herpes genital na gravidez é perigoso durante a gestação, pois existe o risco da grávida transmitir o vírus para o bebê durante a gestação ou no momento do parto, podendo provocar aborto, atraso no crescimento do bebê ou contribuir para o desenvolvimento de problemas como herpes congênito, por exemplo.

Porém, nem sempre a transmissão acontece e muitas mulheres com herpes genital têm bebês saudáveis, principalmente quando tiveram herpes anteriormente e desenvolveram anticorpos.

Lesões na pele Lesões na pele
Bolinhas vermelhasBolinhas vermelhas

Tratamento herpes genital na gravidez

O herpes genital não tem cura e o tratamento para herpes genital deve ser indicado pelo ginecologista ou obstetra e, pode ser feito em casa com o uso de remédios antivirais, em comprimidos, ou no hospital com medicamentos aplicados diretamente na veia, como Aciclovir, Fanciclovir ou Penciclovir, principalmente em mulheres com sistema imune fraco, como grávidas com Aids.

O remédio mais usado no tratamento é o Aciclovir 200 mg em comprimidos cerca de 5 vezes por dia, até à cura das lesões, que normalmente deve ser feita por cerca de 10 dias, pois só assim reduzem as chances de contaminação do bebê.

Riscos do herpes genital para o bebê

O risco de contaminação do bebê é maior quando a grávida é infectada pela primeira vez com o vírus do herpes genital durante a gestação, principalmente no 3ª trimestre, porque não tem tempo de produzir anticorpo, sendo menor o risco em casos de herpes genital recorrente.

Assim, alguns riscos do herpes na gravidez incluem:

  • Aborto;
  • Malformações no bebê, como problemas de pele, olhos ou boca;
  • Infecções do sistema nervoso, como encefalite ou hidrocefalia;
  • Hepatite.

Além disso, o vírus pode passar para o bebê durante o parto, principalmente quando é parto normal ou a bolsa já rebentou há mais de 4 horas.

O que fazer quando surgem sintomas de herpes genital?

Quando surgem bolhas vermelhas, coceira e ardor na zona genital ou febre é importante:

  • Ir no médico obstetra para observar as lesões e fazer o diagnóstico correto;
  • Evitar exposição solar excessiva e estresse, pois tornam o vírus mais ativo;
  • Manter uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas, além de dormir, pelo menos, 8 horas por noite;
  • Evitar contato íntimo sem camisinha.

Além disso, no caso do médico recomendar a toma de remédios, como aciclovir, é importante fazer o tratamento seguindo todas as indicações. Saiba se o tratamento para o herpes genital está fazendo efeito.

No caso de não fazer o tratamento, o vírus pode se espalhar e provocar lesões noutras regiões do corpo, como barriga ou olhos, podendo por em risco a vida.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...