Graviola: 10 benefícios e como usar (com receitas)

Atualizado em abril 2024
Evidência científica

A graviola é uma fruta fonte de fibras que diminuem a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, promovendo o controle dos níveis de glicose no sangue e prevenindo, assim, a resistência à insulina e a diabetes.

A graviola possui casca verde e espinhos, e a polpa branca, de sabor doce e levemente ácido, podendo ser consumida ao natural ou usada no preparo de sucos, mousses, vitaminas e sobremesas. Além disso, as folhas da graviola também podem ser usadas no preparo de chás.

Leia também: Suco de graviola: benefícios e como fazer (com receitas) tuasaude.com/suco-de-graviola

Conhecida também como jaca-do-pará ou jaca-de-pobre, a graviola tem ótimas quantidades de vitamina C e flavonoides, compostos com ação antioxidante e anti-inflamatória que combatem o excesso de radicais livres e reduzem as inflamações, ajudando a aliviar problemas gástricos e prevenir o surgimento de doenças, como pressão alta e catarata.

Imagem ilustrativa número 4

Principais benefícios

A graviola pode servir para diversas funções no corpo, sendo as principais:

1. Alivia doenças inflamatórias

A graviola possui propriedades anti-inflamatórias promovendo a redução de citocinas pró-inflamatórias, que são produzidas no organismo em caso de inflamação, sendo muito útil para melhorar os sintomas de algumas doenças inflamatórias, como artrite, artrose e reumatismo. Conheça outros alimentos com propriedades anti-inflamatórias.

2. Evita a diabetes

A graviola contém ótimas quantidades de antioxidantes que protegem as células do pâncreas responsáveis pela produção da insulina, evitando, assim, a resistência à insulina e a diabetes.

Além disso, a graviola também possui boas quantidades de fibras, que diminuem a velocidade de absorção de açúcar, ajudando a equilibrar os níveis de glicose no sangue, promovendo o controle da diabetes em pessoas que já têm a doença.

3. Mantém a saúde os olhos

Por conter luteína, que é um composto antioxidante importante para manter a saúde ocular, a graviola ajuda a reduzir o risco de desenvolver doenças, como catarata e degeneração macular, que está associada à idade e causa danos à visão, incluindo a perda da visão. Entenda como a luteína pode ajudar a manter a saúde dos olhos.

4. Protege o estômago

A graviola possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que reduzem os danos causados pelos radicais livres no estômago e favorecem a diminuição da acidez gástrica, sendo um alimento muito benéfico para proteger o estômago, melhorar a digestão e ajudar a controlar algumas doenças, como úlceras e gastrites.

5. Melhora a ansiedade e estresse

A folha graviola contém anonaina e asimilobina, compostos com propriedades relaxantes que agem no sistema nervoso central, interagindo com a serotonina, um neurotransmissor responsável pela regulação do humor, melhorando, assim, a ansiedade e o estresse.

6. Ajuda a controlar a pressão arterial

A graviola contém potássio, um mineral essencial para ajudar a eliminar o excesso de sódio do organismo pela urina, promovendo o controle da pressão arterial.

Além disso, essa fruta também possui antioxidantes que promovem a saúde das artérias e relaxam os vasos sanguíneos, facilitando a circulação de sangue e ajudando, assim, no controle da pressão alta.

7. Fortalece o sistema imunológico

Por ser rica em compostos anti-inflamatórios e antioxidantes, como vitamina C, e quercetina, a graviola ajuda a combater o excesso de os radicais livres e fortalecer as células do sistema imunológico, evitando o surgimento de situações como alergias, gripes e resfriados, por exemplo.

8. Combate a prisão de ventre

A graviola ajuda a combater a prisão de ventre, porque é rica em água e fibras, que promovem os movimentos naturais do intestino e a formação do bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes. Veja outras frutas que ajudam a combater a prisão de ventre.

9. Mantém a hidratação do corpo

A polpa da graviola contém em torno de 82 g de água, sendo um importante alimento para melhorar a hidratação do corpo, podendo ser consumida durante os climas mais quentes ou durante as práticas de atividade física, ajudando a prevenir a desidratação.

10. Pode ajudar na prevenção do câncer

Estudos recentes [1] [2], mostraram que a graviola é rica em acetogeninas, um grupo de compostos metabólicos que possuem efeito citotóxico, podendo, assim, combater as células cancerígenas. Além disso, observou-se em alguns estudos que o consumo da graviola a longo prazo pode prevenir e tratar alguns tipos de câncer, como de mama, de cólon, de pulmão e de próstata.

No entanto, todos os estudos foram feitos somente em laboratórios, com células isoladas e animais, sendo necessário ainda pesquisas em seres humanos para comprovar o possível efeito dessa fruta sobre as células cancerígenas.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 g de graviola:

Componentes

100 g  de graviola

Energia

62 calorias

Proteínas

0,8 g

Gorduras

0,2 g

Carboidratos

15,8 g

Fibras

1,9 g

Cálcio

40 mg

Magnésio

23 mg

Fósforo 

19 mg

Potássio

250 mg

Vitamina C

19,1 mg

Ácido fólico

14 mcg

Para se obter todos os benefícios da graviola, é importante também manter uma alimentação variada e saudável e praticar exercícios físicos regularmente. Conheça algumas dicas para manter uma alimentação saudável.

Como consumir

A graviola pode ser consumida ao natural ou usada em preparações, como sucos, mousses e sorvetes. Além disso, as folhas da graviola também podem ser usadas para o preparo de chás.

  • Chá de graviola: colocar 10 g de folhas secas de graviola em 1 litro de água fervente. Tampar a bebida e deixar descansar por 5 a 10 minutos. Coar e beber até 3 xícaras por dia após as refeições;
  • Suco de graviola: colocar em um liquidificador 1 xícara de graviola picada e sem sementes, 500 ml de água e 1 col de sobremesa de açúcar mascavo, ou adoçante. Bater, até ficar uma mistura homogênea, e servir em seguida.

Outra forma de consumir a graviola é através de suplementos em cápsulas, onde a dosagem geralmente indicada é de 2 cápsulas por dia, 30 minutos antes das refeições.

No entanto, a graviola pode causar alguns efeitos colaterais e, por isso, esses suplementos só devem ser consumidos sob a orientação de um médico, nutricionista ou fitoterapeuta.

Para saber melhor como consumir a graviola, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Possíveis efeitos colaterais

A graviola e suas folhas, quando consumidas em excesso e a longo prazo, podem provocar danos nos nervos e alterações nos movimentos.

Além disso, a graviola pode, em alguns casos, causar neuropatia grave que pode ter sintomas semelhantes à doença de Parkinson, como tremores e rigidez muscular.

Quem não deve consumir

Existem poucas informações sobre a segurança do consumo da graviola durante a gravidez e a amamentação, de forma que deve ser consumida apenas sob orientação médica.

A fruta e as folhas consumidas na forma de chá de graviola também não devem ser consumidas por pessoas com doença de Parkinson e com pressão arterial baixa, já que podem piorar os sintomas.

Além disso, pessoas pessoas com problemas no fígado ou rins, ou que fazem uso de medicamentos para depressão, para pressão alta e diabetes, devem informar ao médico antes de consumir a graviola ou o chá, já que pode haver interação com os medicamentos.

Vídeos relacionados