Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Grânulos de Fordyce

Os grânulos de Fordyce são pequeninos pontos amarelados ou esbranquiçados, que podem surgir nos lábios ou nos genitais.

Esses grânulos, que são glândulas sebáceas, podem surgir em qualquer idade, mas são mais frequentes na puberdade devido às alterações hormonais. São mais comuns em homens do que em mulheres, e não estão relacionados ao HIV, herpes, doenças sexualmente transmissíveis, verrugas genitais ou câncer.

Os grânulos de Fordyce não tem cura, embora existam tratamentos que podem eliminar, por questão estética, estas lesões. Os grânulos surgem de forma natural e não apresentam consequências para a saúde do indivíduo.

Fotos dos Grânulos de Fordyce

Grânulos de Fordyce
Grânulos de Fordyce
Grânulos de Fordyce

Tratamento dos grânulos de Fordyce

O tratamento dos grânulos de Fordyce dá-se apenas por razões estéticas e nem sempre consegue eliminar totalmente as lesões. O laser de CO2 ou a eletrodissecação são algumas das técnicas utilizadas para tratar os grânulos de Fordyce nos lábios, tornando-os menos visíveis ou levando ao seu desaparecimento. Este tipo de tratamento pode ser utilizado para remover os grânulos de Fordyce genital, mas deve ser evitado por poder provocar lesões nesta área do corpo.

Alguns medicamentos tópicos como o gel de tretinoína​ ou medicamentos orais como a isotretinoína, podem ser utilizados no tratamento de alguns indivíduos com grânulos de Fordyce, porém os grânulos podem voltar a surgir ao fim de algum tempo.

Remédios naturais como o óleo de jojoba, vitamina E e extrato de argan têm sido utilizados, com sucesso, no tratamento dos grânulos de Fordyce em associação com os tratamentos medicamentosos.

O médico dermatologista é o especialista que poderá avaliar e indicar formas de como tratar os grânulos de Fordyce labial ou genital.

Causas dos grânulos de Fordyce

As causas dos grânulos de Fordyce podem ser as alterações hormonais que ocorrem sobretudo na puberdade. A pele oleosa também pode levar ao aparecimento destes grânulos nos indivíduos.

Grânulos de Fordyce são contagiosos?

Os grânulos de Fordyce não são contagiosos nem são provocados por um agente infeccioso como bactérias ou vírus, surgindo de forma natural na região da boca ou dos genitais.

Sintomas dos Grânulos de Fordyce

Os sintomas dos grânulos de Fordyce são o aparecimento de pequeninos pontos amarelos ou esbranquiçados, de forma isolada ou agrupados, na região da boca ou dos genitais. Os grânulos de Fordyce na boca aparecem geralmente no lábio superior, parte interna da bochecha ou gengivas. Na região genital, principalmente nos homens, é comum o aparecimento de grânulos de Fordyce no corpo do pênis, glande, prepúcio ou testículos.

Os grânulos de Fordyce não provocam dor nem irritação, alterando somente a estética da região onde surgem.

Na presença de algum destes sinais ou sintomas, o médico dermatologista deve ser consultado para avaliar a situação e fazer o diagnóstico da doença.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...