Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Ginástica funcional

A ginástica funcional é um método de atividade física realizada sem aparelhos da academia, que tem como objetivo melhorar a condição física imitando movimentos normais do dia a dia.

A ginástica funcional emagrece, sendo que o indivíduo que faz a ginástica funcional corretamente consegue um corpo bem delineado e firme em poucas semanas de treino. Além disso, a ginástica funcional serve também para fortalecer o abdômen, a região lombar, prevenir lesões, diminuir o cansaço e fortalecer os músculos.

Como é feita a ginástica funcional

A ginástica é feita com o uso de cabos elásticos, pesos de 1 a 3 kg e bolas, mas sempre exigindo que o praticante tenha uma ótima postura enquanto realiza os movimentos. Ela não é feita com os aparelhos normais de musculação como se encontra na maioria das academias de ginástica.

Alguns exemplos de exercícios de ginástica funcional são:

Exercício 1

Ginástica funcional com cabo elásticoGinástica funcional com cabo elástico

Colocar de frente para as fitas e inclinar para trás com os braços estendidos e mantendo as costas retas. A seguir, puxar o peso do corpo para a frente com os braços, apertando bem as omoplatas e não mexendo as pernas.

Exercício 2

Ginástica funcional com pesosGinástica funcional com pesos

Abrir as pernas à largura dos ombros e com um peso em cada mão, inclinar o corpo para um dos lados, sem mexer as pernas e mantendo as costas retas e depois para o outro lado.

Exercício 3

Ginástica funcional com bolaGinástica funcional com bola

Manter as pernas afastadas à largura dos ombros e com a bola nas mãos, dobrar as pernas e colocar o quadril para trás, subindo depois.

Os exercícios de ginástica funcional podem ser feitos em casa, ao ar livre ou até mesmo na praia, por exemplo.

Quem pode fazer a ginástica funcional

A ginástica funcional pode ser feita por atletas, no pós parto, sedentários ou qualquer pessoa que esteja interessada em aumentar a flexibilidade, emagrecer e fortalecer os músculos.

Não há contra indicações, pois os exercícios podem ser adaptados à necessidade do indivíduo, o que faz com que a ginástica funcional possa ser praticada inclusive por idosos com doenças ortopédicas como artrite, artrose, dor nas costas, hérnia de disco e outras.

Onde fazer a ginástica funcional

A ginástica funcional pode ser feita nas melhores academias de ginástica das grandes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, por exemplo.

Veja também:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...