O que é e como fazer o treino funcional

Revisão clínica: Carlos Bruce
Personal Trainer
fevereiro 2020

O treinamento funcional é um método de atividade física realizada sem aparelhos da academia, que tem como objetivo melhorar a condição física imitando movimentos normais do dia a dia. Esse tipo de treino emagrece, e confere um corpo bem delineado e firme em poucas semanas de treino, isso porque trabalha ao mesmo tempo vários grupos musculares, favorecendo o aumento do metabolismo, gasto calórico, ganho de resistência muscular e melhora do condicionamento físico.

Além disso, o treinamento funcional serve também para fortalecer o abdômen, a região lombar, prevenir lesões, diminuir o cansaço e fortalecer os músculos. Os treinos funcionais são intensos, dinâmicos e realizados em circuitos, sendo normalmente estipulado um tempo para realização da série de exercícios sem que sejam feitos intervalos entre os movimentos, apenas entre uma série e outra.

Principais benefícios

Os exercícios funcionais são realizados, na maioria das vezes, utilizando o peso do próprio corpo e envolve a realização de movimentos que fazem parte do dia-a-dia, como agachar, correr, saltar, puxar e empurrar, por exemplo. Além disso, pelo fato de também ser de alta intensidade, os exercícios funcionais possuem diversos benefícios, sendo os principais:

  • Melhora do condicionamento físico e da capacidade cardiorrespiratória;
  • Aumenta a força muscular;
  • Promove o emagrecimento, já que há aumento do metabolismo, favorecendo a queima de gordura até mesmo depois do treino;
  • Favorece a definição muscular;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Melhora a postura e equilíbrio corporal;
  • Diminui as chances de lesões;
  • Melhora a flexibilidade.

Os exercícios funcionais podem ser realizados em qualquer espaço e são rápidos, podendo os circuitos variarem de 20 a 40 minutos de acordo com o tamanho e quantidade de séries a serem realizadas. É importante que a prática dos exercícios funcionais seja acompanhada por um profissional de educação física para que os exercícios sejam realizados da forma correta e intensa para ter benefícios.

Como fazer o treino funcional

Os exercícios do treinamento funcional normalmente são realizados em circuitos, o que estimula a melhora cardiorrespiratória, além de promover maior resistência física. Para que a pessoa sinta benefícios do treinamento funcional, é importante que seja feito sob orientação de um profissional de educação física, pois assim é possível que seja construído um circuito de acordo com os objetivos da pessoa. Confira alguns exemplos de exercícios funcionais.

O treino funcional pode ser feita por atletas, no pós parto, sedentários ou qualquer pessoa que esteja interessada em aumentar a flexibilidade, emagrecer e fortalecer os músculos. Não há contra indicações, pois os exercícios podem ser adaptados à necessidade do indivíduo, o que faz com que a treino funcional possa ser praticada inclusive por idosos com doenças ortopédicas como artrite, artrose, dor nas costas, hérnia de disco e outras.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em fevereiro de 2020. Revisão clínica por Carlos Bruce - Personal Trainer, em maio de 2016.
Revisão clínica:
Carlos Bruce
Personal Trainer
Formado pela Universidade Federal do Rio De Janeiro em 2012, com registro profissional no CREF 038849-G/RJ.