Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Gel redutor de medidas funciona?

Junho 2020

O gel redutor é um produto cosmético muito utilizado para reduzir as medidas, no entanto esse produto só é capaz de ajudar na redução de medidas quando associado a uma boa alimentação e prática de exercícios físicos de forma regular, uma vez que dessa forma o gel é capaz de melhorar a elasticidade e firmeza da pele de forma mais eficaz.

Assim, o gel redutor sozinho não funciona como estratégia de emagrecimento e perda de medidas, uma vez que não promove queima de gordura, no entanto é eficaz no combate à flacidez pois, dependendo dos seus ingredientes, é capaz de estimular a circulação sanguínea e melhorar a drenagem linfática.

Gel redutor de medidas funciona?

Como usar o gel redutor de medidas

Para utilizar o gel redutor de medidas como forma de complementar a realização de tratamentos estético, prática de atividade física e alimentação saudável, é indicado que o gel seja aplicado pelo menos 2 vezes por dia, fazendo massagens no local em que se deseja perder medida, sendo normalmente usado na barriga, interior das coxas e glúteos.

A ação do gel redutor está relacionada principalmente com os seus componentes, isso porque de acordo com o ingrediente principal é possível estimular mais ou menos a circulação sanguínea, promover a formação de colágeno e combater o inchaço, por exemplo. Alguns dos principais ingredientes dos géis redutores de medida que podem trazer benefícios e resultados são:

  • Cânfora ou mentol, que resfriam a pele, fazendo o corpo levar uma maior quantidade de sangue para região, aumentando a circulação sanguínea local;
  • Cafeína, que potencializa a quebra de gordura dentro das células de gordura, diminuindo o seu volume;
  • Centelha asiática, que tem ação elastificante e combate o inchaço; 
  • Cavalinha, que é rica em silício orgânico ajuda na formação de colágeno na pele; 
  • Castanha da índia, que tem ação anti-inflamatória e combate o inchaço. 

Para que o gel e seus ingredientes tenham o efeito desejado, é importante que o seu uso seja orientado por um fisioterapeuta dermatofuncional ou dermatologista e que seu uso seja associado a hábitos de vida mais saudáveis.

Como alcançar melhores resultados

Para potencializar os resultados é importante é importante que os exercícios sejam realizados sob orientação de um profissional de educação física, que irá indicar um plano de treino de acordo com o objetivo, e que seja também feita uma alimentação de acordo com o objetivo desejado, sendo importante o acompanhamento nutricional. Além disso, uma das formas de potencializar os efeitos dos ingredientes presentes no gel redutor é através de procedimentos estéticos.

1. Tratamentos estéticos

Quando o gel é associado a tratamentos estéticos que utilizam aparelhos para realizar massagens, é possível obter mais benefícios, isso porque há melhora do tônus muscular e oxigenação dos tecidos, o que pode ajudar na perda de medidas.

Além disso, quando o gel é usado junto com a drenagem linfática é possível também aumentar os benefícios, isso porque esse tipo de tratamento ajuda a eliminar as toxinas e o excesso de líquidos do corpo, sendo importante que seja realizada por um profissional qualificado.

2. Prática de exercícios

Para potencializar os efeitos do gel, é importante praticar atividade física em intensidade moderada ou alta para favorecer o processo de queima de gordura, diminuir a flacidez e, assim, haver maior perda de medidas. Assim, é recomendado fazer exercícios de força e aeróbicos, como corrida, bicicleta a pular corda, por exemplo. Conheça os melhores exercícios para queimar gordura.

3. Alimentação adequada

Para perder medidas usando o gel redutor, é importante também ter atenção à alimentação, sendo importante evitar o consumo de alimentos industrializados e ricos em açúcar, como os biscoitos, sorvetes, refrigerantes e aqueles ricos em gordura, como as frituras.

Além disso, é importante beber bastante água e aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras, além de alimentos ricos em proteínas e em fibras. Confira algumas dicas no vídeo a seguir outras dicas de alimentação para emagrecer:

Bibliografia >

  • FIGUEREIDO; Samantha. O uso da cosmetologia associada à massagem modeladora no tratamento da celulite. Pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional-Faculdade Ávila. 2011
  • RIBEIRO; Claudio. Cosmetologia aplicada a dermoestética. 2. Pharmabooks, 2010.
  • RÊGO, I. D. A et al. Desenvolvimento de gel redutor de medidas à base de extrato glicólico de Coffea Arabica L. Revista Interdisciplinar de Ciências Médicas. 2018
  • BYUN, Sang-Young; KWON, Soon-Hyo; HEO, Su-Hak et al. Efficacy of Slimming Cream Containing 3.5% Water-Soluble Caffeine and Xanthenes for the Treatment of Cellulite: Clinical Study and Literature Review. Ann Dermatol. Vol 27. 3 ed; 2015
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem