Entenda o que é Fertilização

Revisão médica: Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
setembro 2021

A fertilização ou fecundação é o nome que se dá quando o espermatozoide consegue penetrar no óvulo maduro dando origem a uma nova vida. A fertilização pode ser conseguida naturalmente através do contato íntimo entre o homem e a mulher durante o período fértil ou em laboratório, sendo então chamada de fertilização in vitro.

A fertilização in vitro é uma forma de reprodução assistida indicada quando o casal não consegue engravidar após 1 ano de tentativas, sem o uso de nenhum método contraceptivo. Nela, são colhidos tanto os óvulos maduros da mulher quanto os espermatozoides e após uni-los em laboratório, o embrião é colocado dentro do útero da mulher que deverá levar a gravidez até o fim.

Quando o casal não consegue engravidar naturalmente após algum tempo de tentativas, deve-se avaliar o porquê de se tornarem inférteis, isto é, impossibilitados de fertilizar antes de iniciar o processo em laboratório, pois algumas causas podem ser tratadas.

Principais causas da infertilidade

Algumas das causas mais comuns de infertilidade são fumar e estar acima do peso ideal, além de alterações hormonais e situações como:

  • Complicações da Clamídia;
  • Endometriose;
  • Ligadura das trompas uterinas;
  • Comprometimento dos espermatozoides, sendo estes poucos, lentos ou anormais e
  • Vasectomia.

Seja qual for a causa, antes de iniciar a fertilização in vitro deve-se obrigatoriamente tentar eliminá-la de forma natural, com o uso de medicamentos ou através de cirurgia, se for necessário. Um exemplo de problema frequente nas mulheres e que impede a gravidez é a obstrução nas trompas.

Se mesmo após várias tentativas, o casal não conseguir engravidar pode-se recorrer à fertilização in vitro, mas eles devem ser informados que esta técnica de fertilização assistida possui riscos e o bebê poderá nascer com problemas genéticos.

Como aumentar as chances de gravidez

Para aumentar as chances de gravidez pode-se adotar um estilo de vida mais saudável com menos estresse, boa alimentação, prática de exercícios físicos e tratar outras doenças relacionadas. Além disso, recomenda-se:

  • Aos homens: não usar roupas íntimas muito apertadas, pois abafam a região, aumentando a temperatura dos testículos, sendo nocivo para os espermatozoides;
  • Para o casal: Ter relações dia sim, dia não nos dias que antecedem a menstruação.

Se não for possível engravidar tomando todos estes cuidados, a fertilização in vitro poderá ser uma das opções a serem seguidas e esta pode ser realizada em clínicas e em hospitais particulares ou através do SUS, de forma totalmente gratuita.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em setembro de 2021. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.