Os exercícios de kegel são um tipo específico de exercícios que ajuda a fortalecer os músculos da região pélvica, sendo muito importantes para combater a incontinência urinária, além de aumentar a circulação de sangue no local.
Para terem resultados, os exercícios de Kegel precisam ser realizados diariamente, pelo menos 3 vezes por dia, e é importante saber qual o músculo que precisa ser ativado para que o fortalecimento da região aconteça de forma eficaz.
6 passos para fazer corretamente
Para fazer os exercícios de Kegel deve-se seguir os seguintes passos:
- Esvaziar a bexiga;
- Identificar o músculo pubococcígeo, que pode ser feita ao interromper o jato de xixi, por exemplo;
- Voltar a contrair o músculo pubococcígeo depois de urinar para se certificar que sabe contrair o músculo corretamente;
- Realizar 10 contrações seguidas do músculo, evitando acionar outro músculo;
- Relaxar por alguns instantes;
- Retomar o exercício, fazendo pelo menos 10 séries de 10 contrações todos os dias.
Os exercícios de Kegel podem ser realizados em qualquer posição, seja sentado, deitado ou de pé, e podem inclusive ser realizados com o auxílio de bolas de ginástica. No entanto, é mais fácil iniciar estando deitado com as pernas dobradas. Veja no seguinte vídeo a explicação desses exercícios:
Para que servem os exercícios de Kegel
Os exercícios de Kegel servem para combater a perda involuntária de urina, tanto no homem quanto na mulher, porque tonificam e fortalecem o músculo chamado Pubococcígeo, localizado no assoalho pélvico. Além disso, os exercícios de Kegel ajudam a melhorar o prazer no contato íntimo, pois aumentam a circulação sanguínea na região.
Nas mulheres, estes exercícios combatem o vaginismo, que ocorre quando a mulher contrai os músculos da vagina involuntariamente, impedindo a penetração. Enquanto que no homem, os exercícios de Kegel também servem para combater a ejaculação precoce e para tratar a disfunção erétil.
Os exercícios de Kegel também são úteis na gravidez, pois além de controlar a urina e melhorar o contato íntimo, ainda ajuda no treino para o parto normal, diminuindo as dores e o tempo do trabalho de parto. Entenda também quais os benefícios dos exercícios de Kegel durante a gravidez.