O que você precisa saber?

Exame de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (M.A.P.A.)

O exame de M.A.P.A. (Monitorização ambulatorial da pressão arterial ) é utilizado como ferramenta para diagnóstico da Hipertensão Arterial Sistêmica ou doença da Pressão Alta. Pode também ser utilizado para avaliar se um determinado tratamento medicamentoso para hipertensão está sendo eficaz, ou se há necessidade de ajuste da dose ou associação de algum outro medicamento hipotensor.  Ele é capaz de avaliar a pressão arterial de um paciente ao longo de 24 horas.

Preço do exame de M.A.P.A

O preço do exame de M.A.P.A é de cerca de 150 reais. 

Como é feito o exame de M.A.P.A

Para fazer o exame de M.A.P.A, necessita-se de um equipamento especial, que contém uma braçadeira, de tamanhos variados. Instala-se um braçadeira no braço do paciente ligada a um aparelho eletrônico, que pode ser transportado no cinto ou no bolso.Durante a realização do exame, o paciente deve seguir um dia normal, com o cuidado de não molhar o aparelho e, sempre que possível, ficar quieto quando o aparelho apitar, com o braço apoiado e esticado,  uma vez que irá ser registrada a pressão daquele momento. 

Após 24 horas, o paciente deve voltar ao consultório para retirar a braçadeira e o médico irá fazer a avaliação dos dados, indicando o tratamento mais adequado para o paciente.

Cuidados durante o exame de M.A.P.A

O paciente deve fazer as suas atividades diárias normais durante o exame de M.A.P.A, no entanto, alguns cuidados importantes são:

  • Evitar que o tubo da braçadeira fique torcido ou dobrado;
  • Evitar fazer exercício físico;
  • Não tomar banho.

Além disso, também é importante que, caso o paciente tome algum remédio, anote no diário ou caderno, o nome do medicamento e o horário em que o ingeriu para depois mostrar ao médico.

Link útil:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...