O estradiol é o principal hormônio sexual feminino, produzido principalmente pelos ovários. Embora também esteja presente nos homens, em menores quantidades, é produzido pelos testículos.
Esse hormônio serve para regular o ciclo menstrual e promover o crescimento dos órgãos sexuais femininos, principalmente na puberdade, além de melhorar a aparência da pele e ajudar a equilibrar o metabolismo.
Quando o nível de estradiol está alto ou baixo no sangue, pode surgir sintomas como ciclo menstrual irregular, ganho de peso e diminuição da libido, sendo importante consultar o endocrinologista ou ginecologista, para uma avaliação e iniciar o tratamento mais adequado.
Para que serve
O estradiol é um hormônio responsável por:
- Regular o ciclo menstrual;
- Promover o crescimento das mamas e dos órgãos sexuais femininos;
Favorecer o crescimento e a maturação dos ossos; - Estimular o acúmulo de gordura em regiões como mamas, glúteos e coxas;
- Equilibrar o metabolismo;
- Melhorar a aparência da pele;
- Regular a retenção de água e minerais no corpo.
O estradiol é considerado um dos hormônios sexuais mais importantes na mulher, sendo responsável pelas alterações do corpo que acontecem durante a idade fértil, especialmente na puberdade.
Leia também: Puberdade: o que é, quando começa e mudanças no corpo tuasaude.com/mudancas-corporais-na-adolescenciaO estradiol também está relacionado à memória e à capacidade de concentração, ajudando no aprendizado e no raciocínio, além de promover o bem-estar e estabilidade emocional.
Além disso, contribui para a força e regeneração muscular e auxilia na prevenção da osteoporose ao reduzir a perda de massa óssea, especialmente com o envelhecimento. Entenda melhor as causas da menopausa.
Efeito do estradiol no homem
No homem, o estradiol ajuda a regular a libido, o comportamento sexual e a produção de espermatozoides.
Além disso, no cérebro, o estradiol também tem papel na regulação do humor, pensamento e emoções.
Relação entre o estradiol e estrogênio
O estradiol é um dos tipos de estrogênio produzido pelo corpo da mulher. Embora todos os estrogênios tenham a mesma função, o estradiol é o mais potente, sendo considerado o principal. Conheça os principais tipos de estrogênio.
Como saber se está alto ou baixo
Para saber se o estradiol está alto ou baixo, o endocrinologista ou ginecologista, irá avaliar os sintomas apresentados pela pessoa, além de solicitar o exame de estradiol, ou E2, que mede os níveis desse hormônio no sangue.
Leia também: Exame de estradiol: para que serve e porque está alto ou baixo tuasaude.com/exame-de-estradiolO exame de estradiol geralmente é feito para investigar alterações no ciclo menstrual, avaliar a fertilidade e monitorar a resposta a tratamentos hormonais, incluindo a terapia de reposição de estrogênio.
Embora seja mais comum em mulheres, o exame de estradiol também pode ajudar a identificar em homens causas de ginecomastia e alterações na libido.
Para avaliar se o estradiol está alto ou baixo, marque consulta com o endocrinologista mais próximo da sua região:
Estradiol alto
O estradiol alto nas mulheres, pode ocorrer pelo início da puberdade, uso incorreto de contraceptivos hormonais ou tumor no ovário, que leva a ciclo menstrual mais curto, ganho de peso, sensibilidade nas mamas e alterações de humor.
Nos homens, níveis elevados de estradiol podem levar à ginecomastia e redução da libido. Entenda melhor o que é ginecomastia.
O que fazer
Para normalizar os níveis de estradiol alto, pode ser necessário:
- Reduzir ou ajustar medicamentos hormonais, sob orientação médica;
- Tratar condições associadas, como resistência à insulina ou obesidade;
- Manter um peso saudável, já que o tecido gorduroso pode aumentar a produção de estradiol.
Além disso, deve-se evitar alimentos que aumentam o estrogênio, como soja e derivados, sementes de gergelim e girassol, por exemplo.
Estradiol baixo
O estradiol baixo é mais comum nas mulheres e pode indicar menopausa, síndrome dos ovários policísticos ou insuficiência ovariana, levando a sintomas como suor noturno, ausência de menstruação, diminuição da libido e autoestima baixa.
Leia também: Estradiol baixo: sintomas, o que significa e tratamento tuasaude.com/estradiol-baixoO que fazer
Em caso de estradiol baixo, pode ser indicado:
- Realizar terapia de reposição hormonal, através de estradiol em gel, cápsulas ou adesivos transdérmicos;
- Ajustar a alimentação, incluindo alimentos ricos em fitoestrogênios, como soja, linhaça e grão-de-bico;
- Praticar exercícios físicos, que ajudam a estimular a produção hormonal.
Para o estradiol baixo, também é indicado controlar o estresse, já que ele pode comprometer a função hormonal e interferir no equilíbrio do organismo.