O estiramento muscular é a lesão que acontece quando um músculo se estica em excesso, rompendo as fibras musculares, o que é mais comum após um esforço físico excessivo, por exemplo.
Assim que acontece o estiramento, a pessoa pode sentir uma dor intensa no local da lesão, além de também poder notar diminuição da força muscular e da flexibilidade.
Para aliviar a dor e promover a recuperação mais rápida do estiramento muscular, o médico pode recomendar repousar o músculo lesionado, aplicar gelo, usar remédios anti-inflamatórios ou realizar sessões de fisioterapia.
Sintomas de estiramento muscular
Os principais sintomas de estiramento muscular são:
- Dor intensa no local do estiramento;
- Sensação de um "estalo" ou "rasgo" no músculo;
- Inchaço;
- Mancha roxa na região;
- Perda de força muscular;
- Espasmos ou câimbras;
- Diminuição da flexibilidade e amplitude do movimento.
O estiramento muscular acontece com mais frequência na musculatura da coxa e nas panturrilhas, mas também pode acontecer nas costas e nos braços.
É importante que assim que surgirem sintomas sugestivos de estiramento se consulte um ortopedista ou fisioterapeuta, para que seja avaliada a gravidade da lesão e indicado o tratamento mais adequado.
Diferença entre distensão e estiramento muscular
No estiramento muscular a lesão ocorre nas fibras musculares vermelhas, que estão localizadas no meio do músculo.
Já na distensão muscular a lesão ocorre no tendão ou envolve a junção músculo-tendínea, que é o local onde há a união entre o tendão e o músculo, próximo da articulação.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico do estiramento muscular é feito pelo ortopedista ou clínico geral, através do exame físico e da avaliação do histórico de saúde da pessoa.
Marque uma consulta com o especialista mais perto de você, se desejar confirmar o risco de estiramento muscular:
Para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar exames de imagem como ultrassonografia e ressonância magnética. Conheça outros exames de imagem.
Tipos de estiramento
Conforme o local, alguns tipos de estiramento muscular são:
1. Estiramento muscular na coxa
O estiramento muscular na coxa pode acontecer na parte de trás da perna e também nos quadríceps.
Algumas atividades que relacionadas com este tipo de estiramento são as que incluem muita corrida, saltos e paradas e arranques súbitos, como basquete, futebol americano e futebol, por exemplo.
Leia também: 5 opções de tratamento para estiramento na coxa tuasaude.com/estiramento-muscular-na-coxa2. Estiramento muscular na panturrilha
O estiramento muscular na panturrilha é provocada pela extensão excessiva dos músculos da batata da perna.
Alguns fatores que podem favorecer o estiramento na panturrilha incluem histórico de lesão anterior, excesso de treinos e ou uso de calçado inadequado, por exemplo.
Leia também: Estiramento na panturrilha: sintomas, causas, graus e e como tratar tuasaude.com/estiramento-na-panturrilha3. Estiramento muscular na virilha
O estiramento muscular na virilha pode ser causado principalmente por movimentos rápidos de um lado para o outro, como os que acontecem em esportes como hóquei, futebol e basebol.
4. Estiramento muscular nas costas
O estiramentos muscular as costas, especialmente na região lombar, são muito comuns.
Este tipo de estiramento pode ser provocado pelo levantamento de peso com postura inadequada, excesso de peso ou movimentos repetitivos, por exemplo.
Principais causas
A principal causa do estiramento muscular é o esforço excessivo para realizar uma contração muscular, o que pode acontecer durante atividades como corrida, jogo de futebol, vôlei ou basquete, por exemplo.
Além disso, o estiramento muscular também ser causado por movimentos bruscos, esforços prolongados, fadiga muscular ou uso inadequado de equipamentos de treino.
Graus de estiramento muscular
Conforme a gravidade da lesão, o estiramento muscular é classificado em:
- Estiramento muscular grau 1: há estiramento das fibras musculares, mas não há ruptura. Neste caso, a dor é mais leve e melhora em cerca de 1 a 4 semanas;
- Estiramento muscular grau 2: há um pequeno rompimento no músculo ou tendão, causando dor mais forte. A recuperação acontece em cerca de 2 a 5 semanas;
Já o estiramento muscular grau 3 é caracterizado pela ruptura total do músculo ou tendão, causando dor intensa, inchaço e calor na região lesionada. Neste tipo de lesão a recuperação varia entre 5 a 10 semanas.
Como é feito o tratamento
O tratamento do estiramento muscular deve ser indicado pelo médico de acordo com os sintomas apresentados, resultado dos exames e gravidade da lesão.
Assim, o tratamento pode incluir a imobilização, o uso de remédios analgésicos e/ou anti-inflamatórios, a realização de sessões de fisioterapia e, em alguns casos, a cirurgia.
Além disso, é recomendado também ficar em repouso e aplicar compressas com gelo por 15 a 20 minutos, de 3 a 4 vezes por dia.
Veja no vídeo a seguir mais informações sobre o tratamento do estiramento muscular: