Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Embaúba: para que serve e como usar

Julho 2020

A embaúba, também conhecida como árvore-da-preguiça ou imbaíba, é uma planta medicinal que possui alcaloides, flavonoides, taninos e glicosídeos cardiotônicos e, por isso, é normalmente utilizada com o objetivo de combater a pressão alta.

As folhas e frutos dessa árvore, cujo nome científico é Cecropia peltata L., pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação, sendo importante que o seu consumo seja indicado de acordo com a recomendação do médico ou do fitoterapeuta.

Embaúba: para que serve e como usar

Para que serve a embaúba

A embaúba possui propriedade cardiotônica, vasodilatadora, diurética, anti-hemorrágica, adstringente, antiasmática, anti-inflamatória, analgésica, anti-séptica, cicatrizante, expectorante e hipotensora, o que é devido à presença de alcaloides, flavonoides, antraquinona, glicosídeos cardiotônicos e taninos em sua composição. Assim, essa planta poderia ser utilizada para ajudar no tratamento de:

  • Hipertensão;
  • Taquicardia;
  • Tosse;
  • Asma;
  • Infecções como tuberculose e coqueluche;
  • Feridas na pele;
  • Alterações renais, cardíacas ou do sistema nervoso;
  • Disenteria.

Apesar de ter várias indicações, ainda são necessários mais estudos que comprovem os benefícios da embaúba, bem como os seus efeitos colaterais. Por isso, o consumo da embaúba não é recomendado para mulheres grávidas ou que estejam no período de amamentação, já que ainda não se sabe se essa planta poderia ter efeitos durante a gravidez ou ter alguma consequência para o bebê.

Além disso, é importante que o consumo dessa planta seja orientado pelo médico, isso porque no caso de grandes quantidades serem consumidas, é possível que a pressão baixe muito, resultando em hipotensão.

Como usar

Todas as partes da embaúba podem ser utilizadas para preparar sucos, pomadas ou chás. Os sucos são normalmente indicados no tratamento da tosse e de problemas respiratórios, enquanto que a pomada, que é feita com os galhos, é indicada para favorecer a cicatrização de feridas.

A forma mais comum de usar a embaúba é através do chá feito com a folha, que deve ser colocada em água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguir, coar, esperar amornar e beber uma xícara cerxa de 3 vezes por dia.

Bibliografia >

  • PARISI, Ana Paula M.; SILVA, Daniela; CAMARGO, Ely Eduardo S. Estudo farmacognóstico de Cecropia pachystachya - Embaúba. Rev. Saberes UNIJIPA. Vol 10. 3 ed; 2018
  • Ramos, T. J. N.; Lameira, O. A.; Silva, M. S. M.; Müller, R. C. S.; Faial, K. C. F.; Lima, M. O. Avaliação da Composição Mineral de Folhas e Chás de Embaúba (Cecropia palmata Willd. e Cecropia obtusa Trécul.) por Espectrometria de Emissão Ótica em Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-OES) . Rev. Virtual Quim. Vol 9. 6 ed; 2414-2426, 2017
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem