Dor de cabeça do lado esquerdo: 6 causas e o que fazer

agosto 2022

A dor de cabeça do lado esquerdo geralmente é causada por pancadas e ferimentos leves na cabeça, inflamação do ouvido ou enxaqueca, podendo surgir com outros sintomas como inchaço no local, náusea ou febre.

Embora nem sempre seja preocupante, se a dor de cabeça aparecer junto com sintomas como fraqueza em alguma parte do corpo, perda da visão ou crise convulsiva pode indicar problemas mais graves como tumores no cérebro ou pancadas sérias. Nesses casos, exames de imagem, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, podem ser indicados.

Em caso de dor de cabeça do lado esquerdo que ocorre com frequência é importante consultar um clínico geral para uma avaliação, porque a identificação precisa da causa é importante para que o tratamento mais adequado seja iniciado.

As principais causas de dor de cabeça do lado esquerdo incluem:

1. Ferimentos e pancadas

A dor de cabeça do lado esquerdo pode ser causada por ferimentos e pancadas leves neste lado da cabeça. Nestes casos, geralmente não surgem outros sintomas além de dor e pequeno inchaço no local, que desaparecem em poucos dias.

O que fazer: este tipo de dor de cabeça tende a melhorar em poucos dias. No entanto, caso a dor seja mais intensa ou persista por mais de uma semana, é recomendado consultar um clínico geral, que pode indicar o uso de analgésicos como paracetamol ou dipirona. 

Além disso, caso sintomas como vômitos, crises convulsivas ou perda de consciência ocorram imediatamente após a pancada, é importante procurar uma emergência para uma avaliação mais detalhada, porque podem indicar um ferimento mais sério.

2. Enxaqueca

A enxaqueca também pode causar dor de cabeça do lado esquerdo, que geralmente é latejante e acompanhada de sintomas como náusea, vômito, intolerância ao barulho ou à luz. 

Geralmente, a dor de enxaqueca tende a piorar ao realizar esforços físicos, como andar ou subir escadas, e outros sintomas como visão embaçada ou ver luzes podem ocorrer antes ou durante a dor de cabeça. Saiba como identificar os principais sintomas da enxaqueca.

O que fazer: em caso de suspeita de enxaqueca é importante consultar um clínico geral ou neurologista para uma avaliação e iniciar o tratamento adequado, que pode envolver medicamentos, como analgésicos e anticonvulsivantes, e mudanças de hábitos como dormir o suficiente, evitar ficar sem se alimentar e praticar exercícios físicos regularmente. Veja mais detalhes das opções de tratamento para a enxaqueca.

3. Otite média aguda

A otite média aguda é uma infecção do ouvido que pode provocar dor de cabeça no lado esquerdo, caso o ouvido afetado seja o desse lado. Outros sintomas que podem surgir com a dor de cabeça são febre e/ou secreção saindo do ouvido. Entenda melhor o que é a otite média aguda, suas causas e sintomas.

O que fazer: é recomendado consultar um clínico geral, pediatra, no caso de crianças, ou um otorrinolaringologista em caso de suspeita de otite média aguda, porque o tratamento geralmente envolve o uso de medicamentos como antibióticos, analgésicos e antitérmicos. 

4. Infecções dentárias

Quando infecções dentárias, como as causadas por cáries, ocorrem em dentes do lado esquerdo podem provocar dor deste lado, geralmente próximo aos dentes afetados. 

Neste caso, a dor pode piorar ao toque do dente, ao tomar bebidas quentes ou frias ou mesmo ser contínua. Além disso, outros sintomas como gengivas inchadas ou sangrando facilmente, podem ocorrer, e, nos casos mais graves, até febre. Confira o que é a cárie e como confirmar o diagnóstico.

O que fazer: em caso de suspeita de infecção dentária é importante consultar um clínico geral ou dentista para uma avaliação e iniciar o tratamento apropriado, que pode envolver a extração do dente ou uso de antibióticos dependendo da gravidade da infecção.

5. Arterite temporal

A arterite temporal é uma inflamação dos vasos, que quando afeta artérias no lado esquerdo da cabeça  pode causar sintomas como dor de cabeça do lado esquerdo, perda transitória da visão e dificuldade para mastigar. 

Além disso, a dor tende a piorar com o toque, dificultando tarefas como pentear os cabelos e levando a pessoa a evitar dormir sobre o lado afetado, e outros sintomas, como febre e indisposição, também ocorrem.

O que fazer: em caso de suspeita de arterite temporal é importante consultar um reumatologista, porque, quando confirmado o diagnóstico, o tratamento adequado pode melhorar a dor de cabeça e evitar a piora da doença, podendo envolver medicamentos como corticoides orais. Entenda como é feito o diagnóstico e o tratamento da arterite temporal.

6. Tumores

Embora sejam raros, os tumores no cérebro também podem causar dor do lado esquerdo da cabeça em alguns casos, no entanto, outros sintomas como crise convulsiva, fraqueza em partes do corpo, náusea, vômitos e episódios de perda transitória da visão geralmente também ocorrem. 

Além disso, a dor tende a ser pior pela manhã, ao deitar, tossir ou fazer esforços intensos, como ao carregar pesos. Veja outros sintomas dos tumores no cérebro. 

O que fazer: quando existe suspeita de um tumor cerebral é recomendado consultar um clínico geral ou neurologista para fazer exames de imagem como tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Se for confirmado o diagnóstico, a dor de cabeça tende a melhorar com o tratamento do tumor, que pode envolver medidas como cirurgia e quimioterapia. Veja as principais opções de tratamento dos tumores no cérebro.

Quando ir ao médico

É importante procurar um médico em caso de:

  • Dor de cabeça frequente, caso sem histórico de dor de cabeça;
  • Fraqueza em parte do corpo;
  • Crise convulsiva;
  • Desmaio;
  • Perda da visão, mesmo que transitória;
  • Visão dupla; 
  • Histórico de câncer;
  • Dor de cabeça que piora com o tempo;
  • Piora da dor de cabeça ao deitar ou tossir;
  • Despertar à noite devido à dor de cabeça.

Nestes casos, exames de imagem como a ressonância magnética ou tomografia computadorizada podem ser indicados para afastar causas graves de dor de cabeça, como os tumores no cérebro, e permitir o início do tratamento mais apropriado.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Jonathan Panoeiro - Neuropediatra, em agosto de 2022.

Bibliografia

  • GADDEY, Heidi L; WRIGHT, Matthew T; NELSON, Tracy N. Otitis Media: Rapid Evidence Review. Am Fam Physician. Vol.100, n.6. 350-356, 2019
  • PALMERI, Antonio; VALENTINIS, Luca; ZANCHIN, Giorgio. Update on headache and brain tumors. Cephalalgia. Vol.41, n.4. 431-437, 2021
Mostrar bibliografia completa
  • LING, Melvin L. et al. The diagnosis and management of temporal arteritis. Clin Exp Optom. Vol.103, n.5. 572-582, 2020
  • STATPEARLS. Head Trauma. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK430854/>. Acesso em 25 ago 2022
  • STATPEARLS. Postconcussive Syndrome. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK534786/>. Acesso em 25 ago 2022
  • BURCH, Rebecca. Migraine and Tension-Type Headache: Diagnosis and Treatment. Med Clin North Am. Vol.103, n.2. 215-233, 2019
  • STATPEARLS. Acute Headache. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK554510/>. Acesso em 25 ago 2022
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.