3003-3230
Número para marcação de consultas, disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

DIU Mirena engorda?

Atualizado em julho 2023

O DIU Mirena pode engordar e provocar um pequeno ganho de peso ou inchaço do corpo devido a retenção de líquidos, no entanto, esse efeito varia de mulher para mulher, existindo até casos em que acontece uma diminuição do peso corporal.

Isto ocorre porque o DIU Mirena, apesar de liberar pequenas quantidades do hormônio levonorgestrel, que tem ação local sobre o útero, em algumas mulheres pode ocorrer uma maior sensibilidade ao seu uso.

Por isso, durante o uso do DIU Mirena, deve-se ter o acompanhamento regular com o ginecologista, de forma a identificar efeitos colaterais do tratamento, reavaliar o uso do DIU e orientar formas de prevenir o ganho de peso.

Imagem ilustrativa número 1

Porque o DIU Mirena engorda?

O DIU Mirena pode engordar e causar um pequeno aumento do peso corporal porque algumas mulheres podem ser mais sensíveis ao hormônio levonorgestrel, mesmo em baixas doses.

Porém, o ganho de peso não é um efeito colateral comum do DIU Mirena, e em alguns casos, pode até ocorrer uma diminuição do peso corporal, o que varia de mulher para mulher.

Como evitar engordar

Algumas formas de evitar engordar durante o uso do DIU Mirena são:

1. Fazer uma dieta balanceada

Fazer uma dieta balanceada, incluindo frutas, legumes e vegetais frescos, ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e a saúde da microbiota intestinal e melhorar o metabolismo. 

Desta forma, fazer uma dieta balanceada ajuda a manter o peso ou emagrecer, sendo que o ideal é ter a orientação de uma nutricionista. Saiba como fazer uma dieta balanceada.  

2. Aumentar o consumo de água

Aumentar o consumo de água durante o dia ajuda a manter o corpo hidratado, e evita o inchaço, pois quando o corpo não está hidratado o suficiente, pode causar retenção de líquidos.

Por isso, é importante tomar pelo menos de 8 a 10 copos de água por dia, chás ou suco com frutas naturais sem açúcar. 

3. Praticar atividades físicas

Praticar atividades físicas diariamente, intercalando exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, natação ou ciclismo, com treinamento de força e resistência, como a musculação, ajudam a acelerar o metabolismo, ganhar massa muscular e aumentar a perda de gordura. 

Desta forma, praticar atividades físicas quando se usa o DIU Mirena pode ajudar a controlar o peso, evitar engordar ou levar ao emagrecimento saudável.

4. Consultar o ginecologista regularmente

Consultar o ginecologista regularmente é fundamental para avaliar o tratamento com o DIU Mirena, para prevenir ou identificar o ganho de peso, ou o surgimento de outros efeitos colaterais.

Por isso, é recomendado fazer pelo menos uma consulta a cada 6 ou 12 meses, ou se surgirem efeitos colaterais, e até mesmo para verificar se o DIU Mirena está posicionado corretamente.

Marque uma consulta com um ginecologista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ginecologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Quando usar o DIU Mirena?

O Mirena é um dispositivo intrauterino indicado para prevenir a gravidez ou para tratar o sangramento menstrual excessivo ou a endometriose, por exemplo.

Isto porque o DIU Mirena provoca alterações na camada de revestimento interno do útero e também pode diminuir os focos de endometriose. Veja todas as indicações do DIU Mirena.  

Quais os outros efeitos colaterais do DIU Mirena?

O DIU Mirena, além de poder provocar um pequeno ganho de peso, pode causar outros efeitos colaterais como dor ou aumento da sensibilidade nas mamas, acne, dor de cabeça, abdominal ou na pelve.

Além disso, também é comum ocorrer aumento ou diminuição do fluxo menstrual, sangramento fora do período menstrual ou ausência de menstruação. Confira todos os efeitos colaterais do DIU Mirena.