A dimeticona é um medicamento usado para aliviar gases, proteger a pele e eliminar parasitas como piolhos. Este remédio age reduzindo a tensão das bolhas de ar nos intestinos e formando uma película protetora sobre a pele.
É encontrada em medicamentos que aliviam azia, inchaço e desconforto digestivo, isoladamente ou em combinação com outros compostos, como metoclopramida e pepsina. A dimeticona também é usada em cremes e loções para prevenir irritações causadas pela umidade.
A dimeticona pode ser encontrada na forma de comprimidos, gotas, shampoo ou emulsão capilar e creme corporal, na forma genérica ou com os nomes comerciais Digeplus, Flatex, Kompensan, Cavilon e Cerave, por exemplo.. Embora a dimeticona seja segura e bem tolerada, seu uso deve ser feito de preferência sob a indicação de um médico.
Leia também: Digeplus: para que serve e como tomar tuasaude.com/digeplus
Para que serve a dimeticona
A dimeticona pode ser indicada para:
-
Aliviar gases intestinais, arrotos e distensão abdominal;
-
Reduzir a azia, quando combinado com antiácidos;
-
Proteger a pele da umidade e irritação;
-
Tratar a tungíase, ou bicho-de-pé;
-
Combater infestações por piolhos;
-
Melhorar a digestão e diminuir a sensação de estufamento após as refeições.
Além disso, quando combinada com brometo de pinavério, a dimeticona também melhora a dor abdominal e o inchaço em pessoas com síndrome do intestino irritável.
Dimeticona para piolho
A dimeticona pode ser indicada, na forma de shampoo ou emulsão capilar, para o tratamento de piolhos. Isso porque este medicamento causa a morte por sufocamento dos parasitas e seus ovos.
Leia também: 4 dicas para acabar (de vez!) com piolhos tuasaude.com/4-dicas-para-acabar-com-piolhoTipos e como usar
As formas de uso da dimeticona variam conforme o tipo deste medicamento, incluindo:
1. Dimeticona shampoo
A dimeticona na forma de shampoo ou emulsão capilar é indicada para combater piolhos, sendo encontrado na forma genérica ou nas formas comerciais, com os nomes Escabin e Deltametril, por exemplo.
A aplicação da emulsão normalmente é feita no cabelo e couro cabeludo secos para cobrir completamente a infestação. Em seguida, deve-se pentear os cabelos com um pente fino para remover os piolhos e lêndeas, e, por fim, lavar os cabelos com um shampoo simples.
Leia também: Para que serve Escabin e Como Usar tuasaude.com/escabin2. Dimeticona gotas
A dose recomendada da dimeticona gotas para adultos geralmente varia entre 30 gotas, 3 vezes por dia.
Já a dose da dimeticona gotas pediátricas pode variar entre 4 a 16 gotas, 3 vezes ao dia, dependendo da idade e do peso da criança, e deve ser prescrita pelo pediatra.
As gotas devem ser tomadas junto com as refeições, colocando-as diretamente na boca ou diluindo em um pouco de água ou outro alimento.
3. Dimeticona comprimido e cápsulas
Em crianças com 12 anos de idade ou mais e adultos, os comprimidos ou cápsulas podem conter entre 40 e 150 mg.
Os comprimidos devem ser engolidos inteiros com água, sem mastigar, antes ou após as principais refeições, de 2 a 3 vezes ao dia.
4. Dimeticona creme
A dimeticona na forma de creme, pode ser encontrada com os nomes comerciais de Cavilon, Cetaphil e Cerave.
Este creme pode ser indicado para hidratar a pele, formando uma camada protetora, além de ajudar no tratamento do bicho-de-pé. Pode ser aplicado na pele limpa e seca, conforme a indicação do médico.
Diferença entre dimeticona e simeticona
Dimeticona e simeticona não são a mesma coisa, embora sejam muito semelhantes. Ambas atuam de forma similar, reduzindo a formação de gases nos intestinos.
No entanto, a simeticona é uma combinação de dimeticona e dióxido de silício, o que a torna mais estável e eficaz na quebra de bolhas de ar no trato digestivo.
Por isso, a simeticona é mais frequentemente usada em medicamentos antiflatulentos, enquanto a dimeticona também é usada em cremes, loções e produtos tópicos para proteger a pele ou eliminar piolhos.
Leia também: Simeticona: para que serve, como tomar e efeitos colaterais tuasaude.com/simeticonaPossíveis efeitos colaterais
Os possíveis efeitos colaterais da dimeticona são náusea leve, prisão de ventre temporária, irritação leve da pele, eczema de contato e boca seca, em alguns casos.
Outros efeitos colaterais mais raros que podem surgir com o uso da dimeticona incluem vermelhidão, coceira e sensação de ardência da pele, tontura, diarreia, sonolência e reações alérgicas.
Quem não pode usar
A dimeticona não deve ser usada por pessoas com alergia a este princípio ativo ou qualquer outro componente da fórmula.
Também não é recomendada para pessoas com perfuração e obstrução intestinal, dor abdominal intensa ou vômitos persistentes, até que uma causa grave seja descartada.
Quando a dimeticona é usada em associação com outras substâncias, como cloridrato de metoclopramida e pepsina, não deve ser usada por pessoas com hemorragia gastrointestinal, doença de Parkinson ou com história de epilepsia.
Na forma tópica, a dimeticona não deve ser aplicada em feridas abertas ou na pele infectada.
O uso prolongado sem orientação médica não é recomendado, especialmente em crianças pequenas ou pessoas com doenças intestinais crônicas.