A dieta para baixar os triglicerídeos deve priorizar o consumo de leguminosas, verduras, frutas, peixes e oleaginosas, por exemplo. Isso porque esses alimentos são ricos em fibras, ômega 3 e antioxidantes que ajudam a baixar a gordura no sangue e evitam o aumento da produção de triglicerídeos pelo corpo.
Além disso, nesta dieta é importante evitar o consumo de alimentos ultraprocessados e ricos em gordura e açúcares, como salsicha, molhos prontos, arroz branco e sorvetes, por exemplo.
Os triglicerídeos são um tipo de gordura importante para a saúde e que tem a função de fornecer energia e transportar as gorduras no corpo. No entanto, os triglicerídeos altos podem aumentar o risco de doenças aterosclerose, síndrome metabólica, AVC, infarto e pancreatite.
Leia também: 8 dicas para baixar os triglicerídeos altos tuasaude.com/triglicerideos-altos
O que comer
Os alimentos que devem ser priorizados para baixar os triglicerídeos são:
- Peixes ricos em ômega 3, como atum, sardinha, truta, cavala, arenque e salmão;
- Proteínas com pouca gordura, como frango sem pele, peru, ovo e tofu;
- Gorduras saudáveis, como óleo de linhaça, de girassol e azeite de oliva;
- Frutos secos, como amendoim, castanha de caju, amêndoas e nozes;
- Sementes, como de abóbora, linhaça, chia e girassol;
- Cereais integrais, como arroz integral, farelo de trigo, macarrão integral, pão integral, quinoa e aveia;
- Leguminosas, grão de bico, lentilha, feijão e ervilha;
- Frutas e verduras, com casca e bagaço, como laranja, pêssego, maçã, alface, acelga, espinafre, rúcula, brócolis, couve e cenoura;
- Bebidas, como água, água de coco e chás.
Esses alimentos são ricos em ômega-3, fibras e compostos antioxidantes que ajudam a controlar o colesterol e a diminuir os triglicerídeos.
O nutricionista também pode recomendar o uso de remédios caseiros para baixar os triglicerídeos, como chá de cúrcuma e chá de alho.
Para diminuir os triglicerídeos, é fundamental também praticar pelo menos 150 minutos por semana atividade física aeróbica de moderada intensidade ou 75 minutos de atividade vigorosa. Os exercícios ajudam a diminuir o peso corporal, melhorar a saúde geral e diminuir os níveis de triglicerídeos, além de aumentar o colesterol "bom", HDL.
Veja outras dicas para baixar os triglicerídeos no vídeo a seguir:
Como baixar triglicerídeos em 4 semanas
11:16 | 792.624 visualizaçõesCardápio da dieta para baixar os triglicerídeos
A tabela a seguir traz um exemplo de cardápio de 3 dias para baixar os triglicerídeos:
Esse cardápio é apenas um exemplo e pode variar conforme as necessidades nutricionais de cada pessoa.
Por isso, é importante lembrar que a dieta para controlar triglicerídeos deve ser orientada e planejada pelo nutricionista, de forma individualizada.
Marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você, se deseja uma dieta personalizada para baixar os triglicerídeos:
O que evitar
Os alimentos que devem ser evitados para baixar os triglicerídeos são:
- Açúcares adicionados, presente em alimentos como sorvete, bolo, sobremesas, doces, sucos de fruta, refrigerantes e molhos prontos;
- Carboidratos refinados e vegetais ricos em amidos, como farinha, arroz branco, batatas, pão branco e macarrão branco;
- Alimentos ricos em gordura, como manteiga, leite integral, iogurte integral, bacon, carne bovina, queijos amarelos, salsicha, linguiça, presunto e mortadela;
- Alimentos ultraprocessados, como batata frita, hambúrguer, pizzas, refeições do tipo fast food e molhos prontos.
Além disso, as bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho e champanhe, também não são recomendadas. Isso porque além de álcool, são ricas em carboidratos e favorecem o acúmulo de gorduras no organismo.