O que você precisa saber?

Desmaio na gravidez prejudica o bebê?

Se você está tendo sensação de desmaio ou já desmaiou durante a gravidez deve tentar relacionar o que aconteceu momentos antes para tentar identificar a causa para que ela possa ser afastada. Geralmente a mulher acorda em poucos instantes e não há grande motivo para preocupação, mas é importante avisar o médico do que aconteceu para que ele possa investigar a causa.

O desmaio na gravidez geralmente ocorre quando a pressão fica muito baixa ou há hipoglicemia porque a mulher ficou mais de 3 horas sem se alimentar. Mas a gestante também pode desmaiar ou ter a sensação de vai desmaiar ao se levantar muito rápido ou em caso de dor intensa, convulsões, anemia, uso de álcool ou medicamentos, excesso de atividade física ou em caso de problemas cardiovasculares ou neurológicos.

Desmaio na gravidez prejudica o bebê?

O que fazer em caso de desmaio na gravidez

Se você está tendo sensação de desmaio experimente ficar sentada com a cabeça inclina para frente ou deitar de lado, respirando de forma lenta e profunda porque isso melhora a sensação de fraqueza e desmaio.

Embora o desmaio em si seja algo passageiro, a queda pode trazer um grande desconforto e pode até mesmo prejudicar o bebê. Por isso, se você está sentido fraqueza e sensação de desmaio peça ajuda a quem estiver próximo para te amparar, para evitar a queda no chão.

Os desmaios são normais e mais comuns no início da gravidez porque é quando a placenta está sendo formada e o corpo da mulher ainda não conseguiu produzir todo o sangue que o seu corpo, a placenta e o bebê precisam. No entanto, esta não deve ser uma sensação que acontece diariamente e por isso, se for o caso, fale com seu médico.

Como evitar a pressão baixa na gravidez 

É recomendado adotar algumas estratégias simples, mas importantes, como:

  • Evitar ficar muito tempo sentada ou deitada;
  • Evitar mudanças bruscas de posição como levantar-se muito rápido;
  • Não ficar mais de 3 sem comer nada;
  • Evitar locais muito quentes ou abafados, com pouca circulação de ar;
  • Se sentir-se fraca, deitar com as pernas elevadas para facilitar a chegada do sangue ao cérebro, evitando o desmaio.

Quando a mulher se recuperar do desmaio ela poderá tomar um suco ou iogurte para aumentar a pressão sanguínea e se sentir melhor.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...