Alguns shampoos anticaspa ou pomadas antifúngicas ou corticoides, podem ser indicados pelo dermatologista para o tratamento da dermatite seborreica, ajudando a aliviar sintomas como coceira, vermelhidão ou descamação da pele.
A dermatite seborreica, ou seborreia, é uma alteração da pele muito comum nas primeiras semanas de vida do bebê. Essa condição também pode surgir na idade adulta, especialmente em pessoas com problemas de pele, sendo mais comum no couro cabeludo.
Leia também: Dermatite seborreica couro cabeludo: sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/dermatite-seborreica-couro-cabeludoO tratamento da dermatite seborreica deve ser orientado pelo dermatologista, de forma individualizada de acordo com a gravidade e a frequência dos sintomas. Durante o tratamento alguns cuidados também são importantes como evitar lavar os cabelos com água muito quente e evitar alimentos gordurosos.
Como é feito o tratamento
Os tratamentos para dermatite seborreica indicados pelo dermatologista são:
1. Shampoos para dermatite seborreica
Os shampoos para tratar a dermatite seborreica, que podem ser indicados pelo dermatologista, são os anticaspa, que têm ação antifúngica ou adstringente.
Esses shampoos ajudam a eliminar o fungo causador da dermatite seborreica, a reduzir a oleosidade excessiva e a limpar as fibras capilares. Assim, esses shampoos aliviam os sintomas de coceira, vermelhidão ou caspa no couro cabeludo, por exemplo.
Os principais shampoos anticaspa para dermatite seborreica são:
- Sulfeto de selênio (Shampoo Anti Caspa Sulfeto de Selênio MultiNature);
- Piritionato de zinco (Head & Shoulders ZPT);
- Alcatrão de hulha (Zetar ou Polytar);
- Cetoconazol (Lozan, Medicasp ou genérico);
- Ácido salicílico (Shampoo Anticaspa Darrow Klinse, Shampoo Anticaspa La Roche-Posay Kerium, Darrow Doctar Plus);
- Ciclopirox olamina (Shampoo Anticaspa Celamina Zinco Glenmark).
Esses shampoos podem ser usados inicialmente, diariamente ou em dias alternados, aplicados sobre o couro cabeludo ou barba, deixando agir por 5 a 10 minutos, ou enxaguando imediatamente, o que depende do tipo de shampoo indicado pelo médico.
No caso de melhora, pode-se diminuir para duas vezes por semana ou com menos frequência para manutenção e prevenção.
Para evitar o ressecamento da pele, pode-se utilizar um shampoo hidratante após o uso dos shampoos anticaspa.
Leia também: Antifúngicos: o que são, para que servem e tipos (oral, cremes e mais) tuasaude.com/antifungico2. Pomadas para dermatite seborreica
As pomadas para dermatite seborreica podem ser indicadas pelo dermatologista nos casos mais graves, quando os shampoos não são eficazes para evitar as crises.
As principais pomadas para dermatite seborreica são:
- Cetoconazol (Nizoral, Lozan ou genérico);
- Miconazol (genérico);
- Clotrimazol (Canesten, Dermobene ou genérico);
- Terbinafina (Lakesia Pro, Funtyl, Lamisilate ou genérico);
- Betametasona (Betnovate capilar);
- Hidrocortisona (Cortigen ou genérico);
- Desonida (Desonol ou Adinos).
Essas pomadas ajudam a reduzir a inflamação da pele ou a eliminar o fungo causador da dermatite seborreica e devem ser aplicadas sobre a região da pele afetada, nas doses e pelo tempo de tratamento orientado pelo médico.
Leia também: 9 remédios caseiros para acabar com a caspa (e como fazer) tuasaude.com/remedio-caseiro-para-caspaO que fazer no caso do bebê
A dermatite seborreica no bebê é chamada de crosta láctea e, geralmente, não é uma situação grave. Esse tipo de dermatite aparece antes dos três meses de idade, ocorrendo no couro cabeludo e nas sobrancelhas, assim como nas dobras das pernas, por exemplo, e desaparece sozinha após alguns meses.
Neste caso, é recomendado lavar o cabelo do bebê com água e shampoo de pH neutro adequado para bebês e, após o banho, pentear com uma escova de cerdas macias para retirar as casquinhas.
Outra opção é umidificar as crostas com óleo mineral, recomendado pelo pediatra, antes do banho, para facilitar a retirada das casquinhas com a escovinha ou pente. Após o procedimento, pode-se passar uma pomada à base de vaselina ou óxido de zinco.
Em raros casos, pode surgir no local da dermatite uma infecção secundária com formação de pústulas e crostas amareladas com secreção. Neste casos, deve-se consultar o pediatra porque pode ser necessário usar algum antibiótico antibiótico.
Leia também: Crosta láctea: o que é, sintomas, tratamento (e como tirar) tuasaude.com/crosta-lacteaCuidados durante o tratamento
Alguns cuidados que ajudam a complementar o tratamento indicado pelo médico são:
- Manter a pele sempre bem limpa e seca, assim como os cabelos;
- Retirar bem o gel de banho, o shampoo e o condicionador após o banho;
- Evitar banhos com água muito quente, pois estimula a oleosidade da raiz dos cabelos e aumenta o ressecamento da pele;
- Beber no mínimo 1,5L de água por dia;
- Diminuir a ingestão de álcool e alimentos gordurosos, como frituras, embutidos, bolos ou chocolate;
- Evitar situações de estresse.
Além disso, pode ser ainda benéfico apostar numa dieta com alimentos anti-inflamatórios que ajudam a fortalecer o sistema imune e eliminar a dermatite, como salmão, amêndoas, sementes de girassol ou limão, por exemplo. Veja a lista completa de alimentos anti-inflamatórios.
Assista no vídeo a seguir outras dicas para acabar com a dermatite seborreica no couro cabeludo: