Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como eliminar cravos e espinhas do nariz

Os cravos e espinhas aparecem devido ao acúmulo de sebo ou gordura na pele. A gordura em excesso concentra-se nos poros, deixando-os entupidos, formando-se então os pontos negros ou cravos e as espinhas. Este acúmulo de gordura acaba atraindo bactérias que a decompõem, irritando ainda mais a pele deixando-a inflamada.

Este problema é típico da adolescência, pois é durante esta época que ocorre uma maior produção de hormônios, que estimulam a produção de gordura pelas glândulas sebáceas. No entanto, podem aparecer cravos e espinhas depois dos 30 anos, na fase adulta, devido a fatores genéticos.

Os cravos e as espinhas são comuns no nariz e na testa e na adolescência é comum notar uma piora dos sintomas próximo do período menstrual devido à atuação dos hormônios. No entanto, os cravos e espinhas na gravidez também são comuns devido ao aumento da progesterona, um hormônio que aumenta a oleosidade da pele tapando os poros.

Como eliminar cravos e espinhas do nariz

Melhor forma de remover cravos e espinhas do nariz 

A melhor forma de remover totalmente os cravos do nariz é seguindo os seguintes passos, por 1 vez por semana: 

1º. Limpar a pele adequadamente 

Para começar é preciso lavar o rosto com água morna e sabonete líquido, que é mais hidratante. Pode-se esfregar na pele, um disco de algodão, para remover completamente toda sujeira e oleosidade da pele.

2º. Fazer uma esfoliação

A seguir deve-se aplicar um produto esfoliante sobre a pele. Além das opções encontradas nos mercados e shoppings, pode-se preparar um excelente esfoliante caseiro, totalmente natural com a seguinte receita:

Ingredientes

  • 1 colher de fubá de milho
  • 1 colher de mel

Modo de preparo

 Basta fazer uma mistura homogênea e depois aplicar no nariz e nas bochechas com movimentos circulares. Essa passo é importante para abrir os poros e remover as células mortas.

Como eliminar cravos e espinhas do nariz

3º. Aplicar uma máscara removedora 

Depois disso, deve-se aplicar uma máscara removedora de cravos que pode ser encontrada em lojas de produtos de beleza, mas uma opção caseira e fácil de preparar consiste na seguinte receita:

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de gelatina em pó sem sabor
  • 4 colheres de leite

Modo de preparo

Junte os ingredientes e leve ao microondas por 10 a 15 segundos, até que fique uma mistura uniforme. Depois aplique diretamente sobre o nariz e deixe secar naturalmente. Quanto mais grossa ficar essa camada, mais fácil será remover a máscara. Depois de completamente seca, o que pode demorar aproximadamente 20 minutos, deve-se remover a máscara do nariz puxando pelas bordas. É esperado que os cravos saiam colados a esta máscara deixando a pele limpa e sedosa.

Como eliminar cravos e espinhas do nariz

4º. Extração dos cravos 

Agora, o que se pode fazer é remover os cravos que se encontram mais profundos na pele espremendo com os dedos ou com um pequeno instrumento próprio para remover cravos da pele. Para que a pele não fique inflamada deve-se ter o cuidado de espremer os cravos do nariz usando 2 cotonetes, que devem pressionar exatamente ao lado de cada cravinho. Outras opções são aparelho eletrônico removedor de cravos, pinça ou extrator removedor de cravos ou espinhas que podem ser comprados pela internet, farmácias, drogarias ou lojas de produtos de beleza. 

5º. Hidratar a pele

Depois de retirar totalmente a máscara de gelatina do rosto, deve pulverizar um pouco de água termal em todo rosto, secar com algumas palmadinhas suaves com um disco de algodão e deve-se aplicar um gel secativo para espinhas ou gel hidratante para pele oleosas com tendência à acne.

Depois dessa limpeza de pele não é recomendado se expôr ao sol porque a pele pode ficar manchada, sendo difícil de remover. Além disso, outro cuidado importante é que se for difícil remover o cravo dessa forma, isso pode indicar que ele está muito profundo, sendo recomendada uma limpeza de pele profissional para que não fiquem marcas e cicatrizes definitivas no rosto. 

Tratamento diário para cravos e espinhas do nariz

O tratamento para cravos e espinhas tem como objetivo controlar a oleosidade da pele. Para isso, deve-se limpar e tonificar a pele diariamente, além de hidratar e proteger do sol com uma loção ou sem óleo na composição.

O tratamento caseiro para cravos e espinhas ainda inclui cuidados com a alimentação, como evitar o consumo de alimentos ricos em gordura e açúcar e preferir a ingestão de frutas, legumes e beber cerca de 2 litros de água por dia.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...