Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é corpo lúteo e qual a sua relação com a gravidez

Abril 2020

O corpo lúteo, também conhecido como corpo amarelo, é uma estrutura que se forma logo após o período fértil e que tem como objetivo dar suporte ao embrião e favorecer a gravidez, isso porque estimula a produção de hormônios que favorecem o espessamento do endométrio, tornando-o adequado para que haja a implantação do embrião no útero.

A formação do corpo lúteo acontece na última fase do ciclo menstrual, conhecida como fase lútea, e dura em média 11 a 16 dias, podendo variar de acordo com a mulher e regularidade do ciclo. Após esse período, caso não haja fecundação e/ou implantação, a produção de hormônios pelo corpo lúteo diminui e ocorre a menstruação.

No entanto, caso a menstruação não aconteça após 16 dias, é provável que tenha havido gravidez, sendo recomendado acompanhar o aparecimento de sinais e sintomas, consultar o ginecologista e realizar um teste de gravidez. Conheça os primeiros sinais e sintomas de gravidez.

O que é corpo lúteo e qual a sua relação com a gravidez

Função do corpo lúteo

O corpo lúteo é uma estrutura que se forma no ovário da mulher logo após a liberação de ovócitos durante a ovulação e que tem como principal função favorecer a fecundação e a implantação do embrião fecundado no útero, resultando na gravidez.

Depois da ovulação, o corpo lúteo continua a desenvolver-se devido a estímulos hormonais, principalmente dos hormônios LH e FSH, e libera estrogênio e progesterona, principalmente, em grandes quantidades, que é o hormônio responsável pela manutenção das condições do endométrio para uma possível gravidez.

A fase lútea dura em média 11 a 16 dias e caso não ocorra uma gravidez, o corpo lúteo acaba por degenerar e diminuir de tamanho, dando origem ao corpo hemorrágico e posteriormente a um tecido cicatricial chamado de corpo branco. Com a degeneração do corpo lúteo, a produção de estrogênio e progesterona diminui, dando origem à menstruação e eliminação do revestimento do endométrio. Veja mais detalhes sobre o funcionamento do ciclo menstrual.

Relação entre corpo lúteo e gravidez

Caso ocorra uma gravidez, as células que darão origem ao embrião, começam a liberar um hormônio chamado gonadotropina coriônica humana, o hCG, que é o hormônio detectado na urina ou no sangue quando se realizam testes de gravidez.

O hormônio hCG exerce uma ação semelhante ao LH e vai estimular o corpo lúteo a desenvolver-se, impedindo que ele degenere e estimulando-o a liberar estrogênio e progesterona, que são hormônios muito importantes para a manutenção das condições do endométrio.

Por volta da 7ª semana de gravidez, é a placenta que começa a produzir progesterona e estrogênios, substituindo gradualmente a função do corpo lúteo e fazendo com que ele degenere por volta da 12ª semana de gestação.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem