O corpo lúteo, também conhecido por corpo amarelo, é uma estrutura que se localiza no ovário da mulher e que se forma a partir do folículo, de onde é liberado o ovócito na ovulação.
Depois da ovulação, o corpo lúteo continua a desenvolver-se devido à estimulação pelos hormônios luteinizante e folículo estimulante, LH e FSH, liberando estrogênio e progesterona em grandes quantidades, que é um hormônio responsável pela manutenção das condições do endométrio para uma possível gravidez.
Esta é chamada de fase lútea e dura cerca de 14 dias, caso não ocorra uma gravidez, acabando por degenerar e diminuir de tamanho, dando origem ao corpo hemorrágico e posteriormente a um tecido cicatricial chamado de corpo branco. Com a degeneração do corpo lúteo, a produção de estrogênio e progesterona diminui, dando origem à menstruação e eliminação do revestimento do endométrio. Entenda como funciona o ciclo menstrual.

Qual a relação do corpo lúteo com a gravidez
Caso ocorra uma gravidez, as células que darão origem ao embrião, começam a liberar um hormônio chamado gonadotropina coriônica humana, o hCG, que é o hormônio detetado na urina quando se realizam testes de gravidez.
O hormônio hCG exerce uma ação semelhante ao LH e vai estimular o corpo lúteo a desenvolver-se, impedindo que ele degenere e estimulando-o a liberar estrogênio e progesterona, que são hormônios muito importantes para a manutenção das condições do endométrio.
Por volta da 7ª semana de gravidez, é a placenta que começa a produzir progesterona e estrogênios, substituindo gradualmente a função do corpo lúteo e fazendo com que ele degenere por volta da 12ª semana de gestação. Veja como é o desenvolvimento do bebê a cada semana de gravidez.